Verstappen marca a pole com os Cinturato Green intermediate depois de uma emocionante classificação no molhado

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP da Bélgica de 44 voltas é sempre uma corrida complicada de se prever a estratégia, tem a volta mais longa e variável da temporada, com tempo imprevisível e uma alta probabilidade de Safety Cars. Na verdade, foi um Safety Car que influenciou a estratégia no ano passado, com quase todos os pilotos fazendo a troca apenas uma vez na volta 11, praticamente no início da corrida, o que significa que foi necessária uma gestão cuidadosa dos pneus até o final. Na ocasião, a estratégia vencedora foi de P Zero Yellow Médio para o P Zero White Hard.
  • Este ano parece muito diferente, para começar, as condições da corrida devem ser muito mais frias que do ano passado e há grandes chances de chuva também, os Cinturato Green intermediate devem dominar a ação do dia.
  • O tempo mais frio deveria, em teoria, tornar uma parada a escolha ideal, mas pode também incentivar os pilotos com P Zero Red Soft a fazer duas paradas e entrar no jogo, mas em geral as equipes gostam minimizar o número de pit stops.
  • Se estiver seco, começar com o pneu Médio oferece a máxima flexibilidade, já que com uma sessão de classificação no molhado, como foi o caso hoje, e corrida no seco, todos os pilotos podem largar com o composto que quiserem.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Em primeiro lugar, estamos todos aliviados por Lando Norris estar bem depois de um grave acidente em um dos pontos mais rápidos do circuito. Esta foi uma classificação extremamente complicada, onde era muito difícil prever o tempo de um momento para o outro, forçando as equipes a pensarem sozinhas. Condições semelhantes são esperadas para amanhã, de modo que esse desafio deve continuar. O pneu intermediário, que foi usado na maior parte dos treinos de hoje, mostrou-se capaz de lidar com uma ampla variedade de condições úmidas e de secas. A estratégia de amanhã (nem sabemos ainda com que tipo de pneus os pilotos vão começar a corrida) será a rápida adaptação às novas circunstâncias, como aconteceu hoje".