LĂ­der no segmento de reposiĂ§Ă£o do PaĂ­s, a Marelli Cofap Aftermarket ampliou a linha de molas helicoidais com o lançamento de mais trĂªs cĂ³digos

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Eles atendem os veĂ­culos Peugeot 308 1.6/2.0 (2012/...) dianteira (MC.EPEG1005); Peugeot 308 1.6 (2012/...) traseira (MC.EPEG1006) e Renault Sandero Stepway (2015/...) dianteira (MC.EREN1006). A mola helicoidal Ă© um dos principais elementos do sistema de suspensĂ£o do veĂ­culo e trabalha em conjunto com o amortecedor. É responsĂ¡vel por absorver as oscilações da pista e grande parte dos impactos recebidos pela suspensĂ£o. A mola Ă© fechada quando o automĂ³vel passa por uma lombada e aberta quando passa em um buraco, por exemplo. Quando estĂ¡ fechada, a mola absorve energia e, ao ser liberada, Ă© controlada pelo amortecedor, suavizando os movimentos de retorno da mola para a posiĂ§Ă£o original. Dessa forma, se nĂ£o estiverem em boas condições, o conforto, estabilidade e segurança ficam comprometidos.

Para garantir um bom funcionamento, as molas helicoidais devem ser verificadas sempre que o veĂ­culo passar por revisĂ£o. Em casos de sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou quando o automĂ³vel apresentar frente ou traseira baixa em relaĂ§Ă£o ao solo, Ă© preciso substituir a peça. A marca Cofap oferece cerca de 350 cĂ³digos, entre molas helicoidais e feixes de molas, que cobrem cerca de 65% da frota circulante.

ReferĂªncia em suspensĂ£o e amortecedores
AlĂ©m das molas helicoidais, a Cofap Ă© referĂªncia em autopeças hĂ¡ 70 anos e lĂ­der no segmento de suspensĂ£o no mercado reparador brasileiro, com destaque para os amortecedores, desenvolvidos e produzidos para a indĂºstria automobilĂ­stica brasileira hĂ¡ vĂ¡rias dĂ©cadas. Na reposiĂ§Ă£o, os amortecedores Cofap atendem 98% da frota nacional. Principal componente do sistema de suspensĂ£o, os amortecedores tĂªm a funĂ§Ă£o de garantir que os pneus do veĂ­culo estejam sempre em contato com o solo, assegurando condições ideais de dirigibilidade. Por esse motivo, a revisĂ£o periĂ³dica da peça Ă© de extrema importĂ¢ncia, uma vez que nem sempre os problemas causados pelo desgaste sĂ£o percebidos pelo motorista.