• Bridgestone compra empresa de software de gerenciamento de frota pelo valor de 391 milhões de dólares;
  • A aquisição da Azuga irá agilizar o progresso da Bridgestone em direção ao fornecimento de soluções sustentáveis​​centradas em pneus e mobilidade, que melhoram a eficiência da frota, segurança, vida útil do veículo e atendimento ao cliente;
  • Com sede em Fremont, Califórnia, a Azuga fortalecerá a presença da Bridgestone no Vale do Silício.

Texto e fotos: Bridgestone

Bridgestone Americas (Bridgestone) e Sumeru Equity Partners, Danlaw, Inc. e outros acionistas anunciaram a aquisição da Azuga Holdings, Inc. (Azuga) e a plataforma de gestão de frotas Azuga por US$ 391 milhões. A compra irá acelerar os esforços da Bridgestone para desenvolver e implementar soluções de mobilidade sustentável como um pilar central da estratégia de mobilidade avançada da empresa. A transação foi aprovada pelo conselho de administração de cada empresa e deve ser concluída no final do terceiro trimestre. Durante as aprovações regulatórias, a Bridgestone assumirá a propriedade das marcas e base de negócios da Azuga. A plataforma de gestão de frota da empresa, que inclui ferramentas avançadas de segurança e gerenciamento, complementará o portfólio da Bridgestone de soluções de mobilidade de frota baseadas na nuvem.

A aquisição da Azuga acelerará as soluções abrangentes da Bridgestone para frotas de pequeno e grande porte corporativo, fornecendo avanços nas operações de veículos em tempo real e análises de dados que irão melhorar a segurança, aumentar a eficiência e aprimorar as experiências de serviço ao cliente. A Bridgestone irá alavancar a robusta plataforma de captura de dados de frota da Azuga para avançar no desenvolvimento dos principais produtos de pneus e soluções de Inteligência Artificial da Bridgestone. “A Azuga está revolucionando a forma como as frotas fazem negócios nos Estados Unidos com software líder de classe e um processo de inovação rápido, que irá promover ainda mais o posicionamento da Bridgestone em ser uma empresa de soluções sustentáveis”, afirma Paolo Ferrari, CEO da Bridgestone Americas. “Estamos trabalhando para fornecer as soluções mais sustentáveis​​e inteligentes para uma mobilidade mais segura e eficiente, e a Azuga nos ajudará a acelerar seu desenvolvimento e implantação para nossos clientes”, finaliza.
Fundada em 2012, a Azuga é uma empresa de tecnologia que desenvolveu uma sofisticada plataforma de gerenciamento de frotas com rastreamento GPS, vídeo telemática, gestão do comportamento do motorista e soluções de redução de acidentes para seguradoras. A plataforma tecnológica cria valor para frotas e seguradoras por meio de maior segurança na estrada, bem como a redução do consumo de combustível e desgaste dos veículos. Com mais de 6 mil clientes empresariais de frotas na América do Norte, a Azuga oferece amplo suporte a organizações em todos os setores, incluindo frotas comerciais, seguradoras e agências governamentais. Após a conclusão da transação, colaboradores e instalações da Azuga nos EUA e na Índia se juntarão à Bridgestone. “O foco da Bridgestone na construção de um futuro mais sustentável por meio de tecnologias de mobilidade está bem alinhado com a missão da Azuga”, disse Ananth Rani, CEO da Azuga Holdings, Inc. “Juntas, nossas equipes continuarão o impulso que já criamos e acelerarão nosso caminho para o fornecimento das soluções de mobilidade mais avançadas aos nossos clientes e a sociedade”. “Desde o nosso investimento inicial em 2018, a Azuga cresceu rapidamente para se tornar uma líder no mercado de soluções de mobilidade e gestão de frotas”, disse Mark Haller, diretor da Sumeru Equity Partners. “Tem sido um privilégio a parceria com a equipe da Azuga nos últimos três anos e estamos ansiosos para ver a Bridgestone e a Azuga prosperarem juntas”. A aquisição da Azuga continua a evolução da Bridgestone rumo ao objetivo de se tornar uma empresa de soluções sustentáveis. Além disso, se baseia no investimento recentemente anunciado pela Bridgestone na empresa autônoma de caminhões de longa distância Kodiak Robotics.