Compostos do meio da gama na metade da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • A primeira metade da temporada de 2021 termina na Hungria, antes das tradicionais férias de verão da Fórmula 1, com os três compostos no meio da gama selecionados: C2 como o P Zero White Hard, C3 como o P Zero Yellow Médio e C4 como o P Zero Red Soft. Depois do formato de corrida sprint de classificação iniciado em Silverstone, o formato usual e as regras de pneus voltam na Hungria.
  • A nomeação é a mesma do ano passado. O circuito não coloca demandas pesadas nos pneus, com os compostos do meio da gama bem adequados para a pista apertada e sinuosa, especialmente se o tempo estiver quente.

Características da pista

  • Em contraste com as curvas rápidas e extensas de Silverstone, o Hungaroring parece quase um circuito de kart, a pista é estreita e tem uma série de curvas em sequencia, isso significa que os pneus funcionam constantemente, sem descanso.
  • Ultrapassar é complicado e este é um fator importante ao planejar a estratégia de corrida, a posição na pista é fundamental.
  • As altas temperaturas do verão, juntamente com o fato de que o circuito está situado dentro de um anfiteatro natural, significa que há pouco fluxo de ar, tornando o GP da Hungria árduo tanto para os carros quanto para os pilotos.
  • O Hungaroring viu uma série de estratégias diferentes no passado, em 2020 os pneus de chuva e intermediários foram usados ​​no início da corrida, mas antes disso em 2019 (com a mesma nomeação de pneus C2, C3 e C4) foram usadas estratégias de uma e duas paradas, com Lewis Hamilton fazendo duas para vencer a corrida em um final emocionante. As equipes têm muita experiência e dados sobre essa pista, pois ela faz parte do calendário desde 1986.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Com relação aos pneus, não esperamos grandes surpresas de Hungaroring, que tem sido uma constante no calendário e sinaliza o fim da primeira metade da temporada. A característica definidora da pista são todas as curvas apertadas em rápida sucessão, sem longas retas para refrescar os pneus e o clima quente. Isso torna Hungaroring realmente mais exigente com os pneus do que parece, é provável que algum grau de gerenciamento seja necessário no composto Soft em particular. Como resultado, a melhor estratégia nem sempre é óbvia, com diferentes abordagens frequentemente resultando em um tempo geral de corrida semelhante, dependendo das circunstâncias individuais. É por isso que muitas vezes vimos corridas taticamente intrigantes em Hungaroring, mantendo o resultado em dúvida até o final e proporcionando um desafio interessante para os engenheiros.