O Falcon de alta velocidade e ultralongo alcance virá com recursos de segurança inovadores derivados da mais recente tecnologia de caça
Texto e fotos: Dassault Aviation
A Dassault Aviation anunciou hoje um novo jato Falcon que oferecerá um nível de conforto, versatilidade e tecnologia inigualáveis por qualquer jato executivo. Com um alcance de 7.500 milhas náuticas, o Falcon 10X voará sem escalas de São Paulo a qualquer lugar da Europa, São Paulo a Dubai e até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia, de Nova York a Xangai, de Los Angeles a Sydney, de Hong Kong a Nova York ou de Paris a Santiago. A velocidade máxima será Mach 0,925. "Hoje estamos apresentando uma nova referência na aviação executiva", disse o presidente e CEO da Dassault, Eric Trappier. "O Falcon 10X oferecerá uma experiência incomparável ao passageiro em voos de curta e longa duração, juntamente com recursos de segurança inovadores da tecnologia de caça de linha de frente da Dassault. Otimizamos todos os aspectos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de capacidade para aeronaves de ultralongo alcance".
O Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025.
O 10X terá uma seção transversal da cabine maior do que alguns jatos regionais. Sua cabine terá 2,03 m de altura e 2,77m de largura. Isso o tornará quase 8 polegadas (20 cm) mais largo e 2 polegadas (5 cm) mais alto do que o jato executivo mais largo e mais alto construído para esse fim em operação atualmente. A pressurização também será a melhor do mercado, com passageiros experimentando altitude de pressão de 3.000 pés na cabine enquanto voam a 41.000 pés. Um sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. A aeronave será pelo menos tão silenciosa quanto o Falcon 8X, atualmente o jato executivo mais silencioso em serviço.
Um único acelerador inteligente servirá como o controle de potência principal, conectando os dois motores ao Sistema de Controle de Voo Digital que irá gerenciar automaticamente a potência de cada motor, conforme necessário em diferentes cenários de voo. Graças ao inovador sistema de visão combinada FalconEye® da Dassault - o primeiro a oferecer recursos de visão aprimorados e sintéticos - combinado com HUDs duplos capazes de servir como monitores de voo primários, o 10X será capaz de operar em condições de teto / visibilidade zero. "Estabelecemos o padrão de nosso novo Falcon incrivelmente alto", disse Trappier. "Mas posso dizer com segurança que colocamos esta aeronave no topo do mercado".
0 Comentários