Compostos P Zero mais macios selecionados pela primeira vez em Baku

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Os pneus mais macios foram selecionados para o GP do Azerbaijão pela primeira vez: C3 como P Zero White Hard, C4 como P Zero Yellow Médio e C5 como P Zero Red Soft. Esta é uma escala mais macia do que em 2019, última vez que a corrida foi realizada, é a mesma nomeação de Mônaco.
  • Esta escolha foi feita para introduzir um elemento estratégico extra, em 2019 o composto Hard não foi utilizado durante a corrida, com um passo mais macio, a escolha complexa encoraja mais variantes nas estratégias.
  • A superfície da pista no circuito de rua de Baku é uma das menos agressivas em termos de rugosidade do asfalto e não consome muita energia dos pneus, tornando os compostos mais macios uma escolha ideal.

Características da pista

  • Baku foi descrito por pilotos no passado como tendo a complexidade de Mônaco com a velocidade de Monza. Embora este não seja exatamente o caso, isso dá uma boa visão sobre a natureza do circuito de rua mais rápido e longo do calendário na perspectiva de um piloto.
  • Além disso, Baku tem todas as características esperadas de um circuito de rua, superfície 'verde' e escorregadia que tende a evoluir rapidamente, especialmente porque não é usada há dois anos. As barreiras são implacáveis​​ e também extremamente estreitas na Curva 9, tudo isso aumenta a probabilidade de Safety Car afetando a estratégia de corrida.
  • A estratégia vencedora da última vez foi uma parada de Soft para Médio, ela foi usada pelos quatro primeiros colocados. Charles Leclerc terminou em quinto lugar fazendo o oposto, indo de Médio para Soft e mais uma segunda parada para definir a volta mais rápida com o Soft. Havia uma janela de pit stop bastante ampla, com alguns pilotos fazendo trechos longos com o C3 Médio, que agora é o Hard para a corrida deste ano.
  • Baku é apelidada de "cidade dos ventos" devido a essa característica frequente e variável. Isso afeta o equilíbrio aerodinâmico em uma pista que já é complicada em termos de configuração.
  • Devido à longa reta, as equipes tendem a apresentar baixos níveis aerodinâmicos, isso enfatiza a aderência mecânica dos pneus ao longo das 20 curvas.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: De um circuito único para outro, Baku oferece um teste muito diferente de Mônaco, mas a precisão necessária para evitar problemas é semelhante. Pela primeira vez, trazemos os pneus mais macios para o Azerbaijão, o motivo desta indicação é que o pneu Hard não foi utilizado na corrida de 2019, enquanto o Médio foi usado extensivamente. Ao realinhar as indicações, esperamos ver todos os três compostos desempenhando um papel importante e levando a algumas estratégias diferentes..