Hamilton vence o GP português com a estratégia de Médio-Hard e apenas uma parada

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • O piloto Lewis Hamilton venceu o GP de Portugal com a estratégia de parada única, ele largou do segundo lugar no grid e trocou o P Zero Yellow Médio pelo P Zero White Hard na volta 37.
  • Max Verstappen e Valtteri Bottas, segundo e terceiro respectivamente, também pretendiam seguir a mesma estratégia, mas pararam faltando poucas voltas para o final para colocar o pneu P Zero Red Soft e lutar pelo ponto extra da volta mais rápida, Bottas conseguiu, mesmo com o tempo menor de Verstappen que teve a sua volta excluída por violação dos limites da pista.
  • Apenas mais um piloto parou duas vezes, Nikita Mazepin, ele também usou os três compostos.

  • Sergio Perez largou e terminou em quarto, fez uma estratégia incomum ao trocar pelo P Zero Red Soft a apenas 15 voltas do fim.
  • O melhor classificado que largou com pneus Soft foi Lando Norris, ele terminou em quinto com a estratégia Soft-Médio.
  • As temperaturas estavam mais altas do que nos dias anteriores, chegando a 22º ambiente e 40º na pista.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O temperatura mais alta levou a um maior desgaste dos compostos mais macios em comparação com os dias anteriores, o que significava que os pilotos tinham que administrar melhor os pneus, isso melhorou o uso do composto Hard, por causa da evolução da pista, ele forneceu um pouco mais de aderência que antes. Todos os três pneus se destacaram por razões diferentes. O Hard foi a chave nesta tarde nestas condições, razão pela qual foi usado pela maioria dos pilotos para a parte final, incluindo Lewis Hamilton, que fez uma corrida perfeita. O Soft, embora menos usado na corrida, ficou por quase 40 voltas no carro de Lance Stroll, enquanto Sergio Perez completou um stint gigantesco com os Médios durante a maior parte da corrida como parte de um estratégia incomum, porém eficaz".

Campeonato