Três vencedores do Oscar®, mistura de Noir com Road Movie e todos os elementos de suspense, eles vão te prender até o final

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Warner Bros. Pictures 

Em tempos de pandemia, esse é o único aglomerado que se pode tolerar: estrelas premiadas do cinema. É mais ou menos como montar um time de futebol com os melhores jogadores em atividade, o problema é sempre administrar o tamanho do ego de cada um.

Na verdade este não foi o grande problema, percebe-se que houve respeito e empatia durante as filmagens, o que parece escorregar pelos dedos do diretor é a memória afetiva que todos trazem, em alguns momentos, te fazem lembrar de outro personagem vivido por eles na carreira.

Finalmente estreia esta semana no Brasil, depois de vários adiamentos por conta da Covid-19, Os Pequenos Vestígios (Gran Via, Warner Bros. Pictures), uma estória original ambientada em 1990 quando o delegado adjunto Joe “Deke” Deacon (Denzel Washington) se envolve na busca por um assassino em série junto com Jim Baxter (Rami Malek) na cidade de Los Angeles. Enquanto eles rastreiam o assassino, a desconfiança bate na porta de Albert Sparma (Jared Leto), o que Baxter não sabe é que a investigação traz ecos do passado de Deke e que podem ameaçar o caso.

John Lee Hancock (Um Sonho Possível, Walt nos Bastidores de Mary Poppins) escreveu, produziu e dirigiu o filme, se preocupou em criar um clima de mistério misturando várias situações típicas das séries e produções da última década do século XX. A ambientação feita no ano em que os americanos entravam em mais uma guerra (desta vez no Golfo Pérsico) retrata o quanto os nervos estavam à flor da pele e influenciavam ações e pensamentos.

A realização técnica é de excelente qualidade, o diretor de fotografia John Schwartzman (Walt nos Bastidores de Mary Poppins, Fome de Poder) usou câmeras digitais na captação e avançou em uma técnica reversa: usar a imagem digital, escanear como filme, depois escanear novamente como imagem digital e aplicar granulação para dar a textura de filme dos anos 90. A edição cadenciada com takes mais longos de Robert Frazen (Fome de Poder) dá certa agonia em alguns momentos, o mistério fica martelando incansavelmente durante os 128 minutos da exibição.

O roteiro se fixou nos três personagens centrais, o ótimo elenco de apoio, que tem Chris Bauer, Michael Hyatt, Natalie Morales, Terry Kinney, Isabel Arraiza, Joris Jarsky entre outros, fica apenas com a rebarba da trama, são todos luxuosos coadjuvantes de um enredo rico em referencias e que dá um peso muito leve aos outros atores, a carga pesada fica com o trio premiado.

Os Pequenos Vestígios é daquelas produções que não se pode piscar ou mesmo tomar água no meio da exibição, você corre o risco de perder algo importante na trama. O longa teve orçamento de US$ 30 milhões e está patinando nas bilheterias por causa da pandemia, já entrou em cartaz nos EUA e em alguns outros países, agora chega finalmente a vez dos brasileiros tentarem resolver o mistério que intriga boa parte dos habitantes do planeta, vacinados ou não.

Assista ao trailer