• Referência em design, picape traz desenho ainda mais moderno;
  • Interior totalmente novo e com maior número de porta-objetos para mais comodidade;
  • Com tecnologia global, novo motor Turbo 270 com 185 cv é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil;
  • Veículo traz plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM, e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, com toda conveniência em uma nova experiência para o usuário, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1”;
  • Tecnologia da picape é expressada em recursos como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, faróis FULL Led e Cluster Full Digital de 7”.

Texto e fotos: Stellantis

Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total – a Fiat Toro passa por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016.

Modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes de porte maior, a Fiat Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento.

Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional. Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no país saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

Em sua primeira renovação, a Fiat encontrou um desafio bastante particular ao atualizar um modelo tão singular. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia. Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

O futuro já chegou para a Nova Fiat Toro. Tanto que a picape, no quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade. A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Está claro que a Nova Toro ficou muito mais atraente para se comprar. E para mantê-la não será diferente pois o pós-vendas é outro aspecto que evoluiu significativamente. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8. A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico. A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio.

Versões e preços
Diferente, única e versátil. Um veículo plural, que combina o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape e a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada. A Nova Toro traz versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer. Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590

  • Cluster Full Digital de 7’’
  • TC+ (Electronic Locker)
  • Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
  • Airbags laterais e de cortina
  • USB frontal (tipos A e C)
  • USB traseiro
  • Central multimídia de 7”
  • Dois tweeters
  • Espelhos externos com tilt down
  • Comandos de áudio no volante
  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros elétricos
  • Travamento elétrico
  • Alarme
  • Desembaçador traseiro
  • Banco do motorista ajustável
  • Isofix
  • Piloto automático
  • DRL (luz diurna) de LED
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Porta escada
  • Repetidor lateral
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
  • Revestimento de caçamba
  • Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Lâmpadas traseiras de LED

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6

  • Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 152.990

  • Motor turbo diesel de 170 cv
  • ESC OFF (4x4 low)
  • Transmissão de 9 marchas
  • Tração 4x4 com seletor
  • Controle eletrônico de descida
  • Protetor de cárter

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance

  • Central multimídia de 8,4”
  • Paddle shifters
  • Câmera de ré
  • Volante em couro
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Para-sol com iluminação
  • Apoio de braço frontal
  • Tapete
  • Faróis full LED
  • Roda de liga leve de 17”
  • Barras longitudinais no teto
  • Farol de neblina
  • Capota marítima
  • Maçanetas e espelhos na cor do veículo

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 164.390

  • Motor turbo diesel de 170 cv
  • ESC OFF (4x4 low)
  • Transmissão de 9 marchas
  • Tração 4x4 com seletor
  • Controle eletrônico de descida
  • Protetor de cárter

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom

  • Sensor de estacionamento frontal
  • TBM +NAV (conectividade)
  • Wireless changer
  • Airbag de joelhos
  • Roda de liga leve de 18”
  • Bancos em couro
  • Kit High Tech
  • Espelhos externos com tilt down e luz de poça
  • Apoia-braço traseiro
  • Porta-objeto no banco do passageiro
  • Keyless Enter-N’Go
  • Assentos com ajuste elétrico
  • Maçaneta e moldura da porta cromada

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 177.690

  • Motor turbo diesel de 170 cv
  • ESC OFF (4x4 low)
  • Transmissão de 9 marchas
  • Tração 4x4 com seletor
  • Controle eletrônico de descida
  • Protetor de cárter

RANCH TURBO DIESEL AT9 4x4– R$ 185.490

  • Central multimídia com tela de 10,1”
  • Grade frontal diferenciada
  • ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
  • Espelhos externos cromados
  • Moldura lateral da caixa de roda específica
  • Barra de proteção para o vidro traseiro
  • Barra de proteção cromada
  • Santantonio cromado
  • Estribo cromado
  • Para-barro
  • Assentos de couro acabamento específico (marrom)
  • Badge externo nas portas da frente
  • Badge interno
  • Acabamentos interiores escurecidos
  • Acabamentos exteriores escurecidos
  • Cor e acabamento do painel (marrom)
  • Cluster específico (Welcome Movement)
  • Tapetes de carpete com bordados

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 187.490

  • Central multimídia de 10,1”
  • Grade frontal diferenciada
  • ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
  • Dynamic bed cover (capota rígida)
  • Cargo bagMoldura lateral da caixa de roda específica
  • Nova bitola 10 mm maior
  • Santantonio integrado
  • Estribo preto
  • Para-barro
  • Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca
  • Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
  • Badge externo (portas dianteiras)
  • Badge interno
  • Acabamentos interiores escurecido
  • Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
  • Maçaneta da porta na cor externa
  • Cor e acabamento do painel (vermelho)
  • Bordado nas costas nos bancos dianteiros
  • Cluster específico (Welcome movement)
  • Tapetes de carpete com bordados