Pirelli mostra o melhor do 'Made in Italy' como patrocinadora principal em Ímola

Texto e fotos: Pirelli


Porque escolhemos os pneus
  • Mais uma vez serão os três compostos intermediários da gama: C2 como P Zero White Hard, C3 como P Zero Yellow Médio e C4 como P Zero Red Soft foram escolhidos para a segunda etapa do campeonato, que será disputada em Ímola, na Itália. Essas mesmas escolhas na abertura da temporada no Bahrein apresentou um grande número de diferentes estratégias.
  • Esta foi também a mesma escolha da última corrida disputada em Ímola há quase seis meses, embora a estrutura do pneu tenha mudado neste ano para oferecer mais durabilidade e permitir a utilização de pressões mais baixas e maior resistência ao superaquecimento. Ímola 2020 foi realizada com apenas uma sessão de treinos livres de 90 minutos, este ano serão três sessões com uma hora cada.
  • Os pneus C2, C3 e C4 foram escolhidos por sua ampla gama de capacidades que combinam com as características variáveis do circuito de Ímola e as condições climáticas possíveis na primavera, a temporada europeia está começando mais cedo que em anos recentes.

Características da pista
  • Ímola oferece um grande desafio técnico, com uma seleção mista de curvas e velocidades diferentes que testam todos os aspectos do desempenho de um carro. Com apenas uma corrida de F1 realizada desde 2006, com condições temperadas do final do outono passado, as equipes não têm uma grande quantidade de dados relevantes para se basearem.
  • A pista é bastante estreita em alguns pontos, o que aumenta o desafio de ultrapassagem e coloca ênfase na estratégia, no ano passado foi influenciada por um safety car no final da corrida (e um safety car virtual antes) com Lewis Hamilton vencendo usando todos os três compostos, tendo começado a prova de Médio. Sem o safety car, uma estratégia de parada única provavelmente teria sido escolhida pela maioria dos pilotos porque a perda de tempo no pit lane é grande em Ímola, com aproximadamente 25s.
  • Embora tenha sido reasfaltada antes do GP do ano passado, Ímola, um circuito anti-horário, ainda é bastante ondulada e há algumas grandes zebras.
  • Não há corridas de apoio planejadas para o fim de semana além da Fórmula Regional by Alpine, que representa o primeiro degrau na escada para corridas de monopostos internacionais, logo abaixo da Fórmula 3. Isso afetará a evolução da pista para a F1, sem muita borracha sendo acumulada no asfalto. A Fórmula Regional tem fornecimento exclusivo pela Pirelli, com dois conjuntos de pneus slicks e de chuva disponíveis em uma única especificação e duas corridas por fim de semana. Ímola é a rodada de estreia dessa nova série.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Depois de um começo emocionante no Bahrein, temos exatamente a mesma indicação de pneu para Ímola, um circuito com características muito diferentes, que estamos ansiosos para visitar como patrocinador principal, ajudando a demonstrar o prestígio do "Made in Italy" para o mundo. Embora a última corrida em Ímola tenha ocorrido há quase seis meses, as condições podem ser diferentes agora em abril em comparação com novembro e, claro, a construção do pneu mudou. Como foi o caso da última corrida aqui, esperamos que as equipes sigam uma estratégia de parada única, também por causa do tempo perdido nos boxes e a relativa dificuldade nas ultrapassagens. O safety car fez uma grande diferença no ano passado, então há muitos pontos de interrogação neste fim de semana de retorno à Europa”.