A Wings, empresa nacional desenvolvedora de tecnologias automotivas, anuncia parceria com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) para conectar os veículos das suas associadas ao VAI (Vehicle Artificial Intelligence)

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Dispositivo de conectividade e inteligência artificial para automóveis, o VAI será oferecido aos parceiros da ABLA com isenção da taxa da adesão. Dessa forma, as locadoras passam a contar com todas as funcionalidades e diferenciais do dispositivo pagando apenas o custo mensal referente a plataforma de gestão dos veículos conectados.

De acordo com o co-fundador da Wings, João Marcelo Barros, a parceria faz parte da estratégia da empresa em fortalecer sua atuação no mercado de locação de veículos, que hoje possui 11 mil locadoras ativas, com uma frota superior a 1 milhão de automóveis e veículos comerciais leves, conforme dados da ABLA e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). “O mercado automotivo está se redesenhando. Temos visto que cada vez mais as pessoas estão abrindo mão de ter um automóvel e buscando alternativas como a locação e o veículo por assinatura, por exemplo. Por isso, nos últimos meses temos avançado muito no desenvolvimento de funcionalidades específicas para este mercado dentro da nossa plataforma de carro conectada, o VAI”, comenta Barros.
O executivo da Wings explica que o foco da parceria é atender o pequeno e médio locador, que hoje é totalmente desassistido de soluções de segurança para a gestão de frota e a mitigação de riscos para quem aluga o veículo com um preço que caiba no orçamento dessas empresas. “Temos capacidade para atender clientes de todos os portes. Porém, o foco é no pequeno e médio locador. Os outros sistemas de gestão de frotas que existem no mercado não foram pensados para público, pois são extremamente complexos, pouco intuitivos e custam caro para este perfil de cliente”, diz João Marcelo Barros. Com o VAI, os associados da ABLA poderão monitorar remotamente tudo que acontece com o veículo locado em tempo real. Esse acesso, além de proteger a frota, ajuda o empreendedor a se programar em relação a manutenção dos carros. O VAI também permite que as locadoras entreguem mais valor e experiência aos seus clientes, que passam a contar com um “controle remoto do carro”, via aplicativo, na palma da mão. Ou seja, o locador passa a ter acesso a dados de funcionamento do veículo tornando a experiência de locação muito mais completa.

Planos customizados para todos os perfis de clientes
Recentemente a Wings anunciou a criação de diferentes planos do VAI para atender perfis distintos de clientes. Além da modalidade Mobile, direcionada ao condutor que possui apenas um veículo de passeio, a empresa passou a oferecer os planos Fleet, pensado para pequenos e médios negócios com até 20 veículos, e Corporate, para grandes empresas que possuem grandes frotas. Desenvolvido pela Wings em parceria como o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), o VAI oferece aos clientes informações completas sobre o veículo por meio de um aplicativo. Com a facilidade de um clique, todas as informações sobre a saúde do veículo, consumo de combustível, falhas mecânicas e lembrete de revisão, são disponibilizadas ao usuário, que passa a ter um aliado para garantir a integridade do veículo.