A nova Pickup é cheia de tecnologia e acabamento de carro de luxo, vai fazer a cabeça de quem trabalha e de quem passeia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis
Desde que o mundo Ă© mundo, as pessoas sempre procuram imitar os passos e confirmar o sucesso dos pais ou de parentes prĂ³ximos, aqueles mesmos que um dia resolveram fazer a diferença e investiram em um sonho que se tornou realidade. Isso tambĂ©m acontece na indĂºstria automotiva, Ă s vezes sĂ£o criados automĂ³veis que acabam tendo versões menores com a mesma qualidade do original, Ă© a herança bendita.
Durante uma semana eu pude avaliar um familiar muito prĂ³ximo da Pickup Toro, a Strada Freedon herdou da parenta o charme e a beleza, que, vamos combinar, estavam escondidos nas suas antecessoras. JĂ¡ faz tempo que esse modelo deixou de ser exclusividade de quem trabalha no campo, claro que eles continuam prestando esse serviço, sĂ³ que agora o lado urbano Ă© mais forte, com isso a preocupaĂ§Ă£o com estilo e eletrĂ´nica embarcada aumentou muito.
É um carro muito bonito, a frente elevada com farĂ³is de LED e luzes DRL, grade imponente, capĂ´ vincado, linha de cintura ascendente, caixas de rodas quadradas, laterais esculpidas e a traseira com novas lanternas deixam a Strada Freedon mais charmosa e com um ar de carro nervoso.
O conjunto mecĂ¢nico jĂ¡ Ă© famoso e confiĂ¡vel, ela vem equipada com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 kgfm de torque com etanol, usando gasolina sĂ£o 101 cv e torque de 13,7 kgfm e cambio manual de 5 marchas. Lembra da eletrĂ´nica embarcada? Pois Ă©, ela estĂ¡ no controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de traĂ§Ă£o E-Locker, ABS Off-Road, direĂ§Ă£o elĂ©trica e sensor de pressĂ£o dos pneus montados em rodas de liga leve.
A Strada Freedon que eu avaliei estava abastecida com etanol, isso melhora o desempenho e afeta um pouco a autonomia, mas nada para se preocupar. Uma Pickup de cabine dupla rodando na cidade Ă© um sedĂ£ com o porta-malas descoberto, essa Ă© a grande vantagem do modelo, na cabine o conforto e a segurança de um automĂ³vel bem pensado e fabricado, deixando a parte de bagagem sem limite de altura e largura, dĂ¡ pra colocar praticamente tudo que se tem na garagem e levar para onde quiser.
O espaço interno Ă© responsĂ¡vel por uma Ă³tima atmosfera durante as viagens por ruas e avenidas, hoje SĂ£o Paulo nĂ£o tem transito muito enlouquecedor, a pandemia trouxe um melhor escoamento e isso ajuda a impactar na economia de combustĂvel, com a Strada Freedon eu consegui rodar pela cidade fazendo a mĂ©dia de, segundo dados do computador de bordo, 8,9 km/l, com o ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo.
Nessa nova versĂ£o da Pickup, jĂ¡ que estamos falando de ar-condicionado, ele foi redimensionado, a cabine Ă© climatizada de maneira uniforme para todos os ocupantes. JĂ¡ o isolamento acĂºstico estĂ¡ em um patamar muito elevado, o generoso espaço interno tem baixo nĂvel de ruĂdo graças Ă plataforma MPP e a utilizaĂ§Ă£o de material fono-absorvente, no entretenimento o destaque Ă© a central multimĂdia Uconnect 7” com tela sensĂvel ao toque, nela Ă© possĂvel parear atĂ© dois smartphones, tem funções como navegaĂ§Ă£o via Waze e Google Maps, Streaming | MP3, reconhecimento de voz, leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, controle de todas as funções do veĂculo, conexões via Bluetooth e porta USB para os passageiros.
Fiz um rĂ¡pido teste em rodovia, nesse momento nĂ£o Ă© aconselhĂ¡vel sair para muito longe de casa, deu para avaliar o desempenho e comportamento da Strada Freedon em situaĂ§Ă£o de velocidade mais alta. Na estrada, ela transmite conforto e segurança para o motorista e os passageiros mesmo em situações mais extremas, utilizei um trecho do Rodoanel, que tem limite de 100 km/h, para fazer um bate-volta sem grandes complicações. NĂ£o demorei em atingir a velocidade mĂ¡xima usando sempre a 5ª marcha, quase nĂ£o Ă© preciso troca em retomadas nem em momentos de ultrapassagem, a conversa do conjunto mecĂ¢nico Ă© suave e precisa. Claro que isso impacta no consumo, segundo dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 10,2 km/l, com trĂªs passageiros e ar-condicionado ligado o tempo todo.
A Strada Freedon com cabine dupla tem preço sugerido de R$ 84.844, seis cores para escolher, pacotes de opcionais, acessĂ³rios e serviços, trĂªs anos de garantia, financiamento e consĂ³rcio, RevisĂ£o Sob Medida, AssistĂªncia 24 Horas e estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Fiat para se agendar um Test Drive e entender que, quem sai aos seus, nĂ£o degenera.
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios