Compostos do meio da gama para a abertura da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus
  • Os três compostos do meio da gama foram os escolhidos para a abertura da temporada deste ano no Bahrein, um dos asfaltos mais abrasivos da temporada: C2 como P Zero White Hard, C3 como P Zero Yellow Médio e C4 como o P Zero Red Soft. Esta é a mesma nomeação do GP do Bahrein do ano passado, quatro meses atrás, mas há uma nova construção dos pneus. Os carros de 2021 reduziram a pressão aerodinâmica em relação ao ano passado, de acordo com as novas regras técnicas.
  • No recente teste de pré-temporada de três dias no Bahrein, as equipes tinham toda a gama P Zero à sua disposição, mas muitas optaram por se concentrarem nos três compostos nomeados neste fim de semana. Com a pista tendo sido utilizada tão recentemente, ela deverá ter mudado pouco desde a última vez que as equipes estiveram lá, dando a elas uma base estável para trabalhar.
  • Os novos pneus para 2021 foram projetados para melhorar a resistência e durabilidade, permitindo que rodem em pressões mais baixas, os compostos são os mesmos do ano passado. Durante o teste em novembro passado no Bahrein, a pressão dos pneus traseiros foi reduzida em 0,5 psi e a pressão dos pneus dianteiros em 1,5 psi. Então, após a análise de telemetria e a redução de pressão aerodinâmica traseira em particular, a pressão dos pneus traseiros foi ainda mais reduzida em 1,5 psi em um teste recente no Bahrein. Isso está agora confirmado para a corrida.
  • O número de jogos permitidos por fim de semana é o mesmo do ano passado (13), apesar de haver uma hora a menos de atividade de pista, com as sessões de treinos livres de sexta-feira agora reduzidas para uma hora cada.
  • Como foi o caso do ano passado, há uma alocação padrão para cada carro em 2021: dois jogos de duros, três de médios e oito de macios. As nomeações para todas as corridas deste ano foram reveladas com antecedência.

Características da pista
  • O GP do Bahrein começa à noite, às 18h00 do horário local, após o pôr do sol, e é realizado sob holofotes, com temperaturas de pista que podem cair rapidamente após o início da corrida. Isso, por sua vez, afeta o comportamento do pneu e, portanto, a estratégia.
  • O asfalto tem alto teor de granito e é conhecido por ser abrasivo, aumentando o desgaste e a degradação dos pneus. A corrida do ano passado, que teve uma bandeira vermelha e vários períodos de safety car, foi vencida pelo piloto da Mercedes Lewis Hamilton, com uma estratégia de duas paradas: médio-médio-hard. Max Verstappen da Red Bull terminou em segundo, ele foi um dos dois pilotos a fazer quatro paradas.
  • Sakhir tem tudo a ver com tração e frenagem, e não com grandes cargas laterais, é classificado como um circuito de severidade média em termos de demandas colocadas sobre os carros.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Apenas quatro meses depois de duas corridas no Bahrein, e duas semanas após três dias de testes de pré-temporada, estamos de volta para a primeira corrida de 2021. Durante o teste, vimos muitas equipes concentradas nos compostos indicados para o grande prêmio, mas as condições que experimentamos nos testes podem não ser totalmente representativas da corrida. As equipes também realizaram uma grande variedade de programas diferentes durante apenas uma sessão condensada, enquanto no passado, com duas sessões de teste, a segunda sessão costumava ser mais focada nos pneus. Por isso, é difícil tirar muitas conclusões, com as novas especificações de carros e pneus, bem como a pré-temporada mais curta na memória recente, a competição está aberta, especialmente tendo em conta que as características da pista do Bahrein muitas vezes resultaram em batalhas estratégicas interessantes, com uma série de táticas diferentes usadas”.