A segunda rodada de resultados do ano 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje com duas decepcionantes zero estrelas para o novo Hyundai HB20 e o Ford Ka, seguido por um compromisso esperançoso da Ford para melhorar o modelo

Texto e fotos: Latin NCAP

O Hyundai HB20, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim, e adicionado à ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.

O Ford KA, produzido no Brasil, com dois airbags de série, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O popular hatchback e sedan, segundo modelo mais vendido no Brasil, obteve 34% para ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste. O teste de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim e adicionado à ausência de ESC, como equipamento padrão, explica o resultado do modelo.

Ambos os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres. O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão. O Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido como padrão. Além disso, ambos os modelos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP . Como consequência deste teste e da evolução dos requisitos dos consumidores, a Ford está trabalhando para fazer melhorias em seus produtos. A Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões. O Latin NCAP avaliou uma versão mais bem equipada do Ka e os resultados confirmam a melhoria na proteção. A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe . O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, proteção para pedestres, airbags laterais de corpo e de cabeça nem carros zero e uma estrela.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse que "os consumidores deveríamos rejeitar veículos de montadoras que oferecem segurança padrão de classe mundial em alguns mercados, enquanto na América Latina proporcionam níveis de proteção tão baixos quanto o padrão. Modelos populares como HB20 e Ford Ka são vendidos com zero estrela, enquanto seu concorrente direto, o Novo Onix, oferece seis airbags, ESC, proteção para pedestres e SBR nos bancos dianteiros e traseiros de série e 5 estrelas de segurança para ocupantes adultos e crianças. O Latin NCAP incentiva a Ford e a Hyundai a melhorar substancialmente a segurança padrão do Ka e do HB20 para o mesmo nível do Novo Onix o mais rápido possível".
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse que "esses resultados do Latin NCAP mostram mais uma vez como os fabricantes globais continuam a oferecer na América Latina e no Caribe baixos níveis de segurança padrão, enquanto o mesmo modelo ou similar oferece segurança padrão muito mais alta em mercados de economias maduras. Os consumidores devemos colocar mais pressão sobre os governos para eles serem obrigados a mostrar os níveis de segurança dos carros depois de avaliados pelo Latin NCAP e pressionar os fabricantes a eliminarem do mercado veículos zero e uma estrela. Alguns fabricantes, como a Ford, reagem positivamente aos resultados do Latin NCAP. Esperamos que essas promessas se reflitam em veículos mais seguros para os consumidores e incentivamos todos os outros fabricantes a seguir esse caminho".