- SUV líder de sua categoria chega com novo design e melhorias em conectividade, conforto, desempenho e segurança;
- Versão SRX conta com pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense;
- Motor 2.8L diesel ganha mais potência e passa a render 204 cv.
Texto e fotos: Toyota
A Toyota apresenta a Nova SW4 2021 com importantes aprimoramentos nas mais diversas características. O SUV líder em seu segmento produzido na fábrica que a marca japonesa possui em Zárate, na província de Buenos Aires, e exportado para mercados de toda América Latina e do Caribe, conta agora com um novo design mais sofisticado e moderno e melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança.
Esta Nova SW4 apresenta mudanças e melhorias importantes. Quanto ao design exterior, são novos faróis, grade e para-choques. Quanto ao design interior, o modelo possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro. Por sua vez, todas as versões da Nova SW4 agregam agora mais conectividade ao equipamento de áudio com touchscreen de 8” com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®.
Em relação ao conforto, a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Além disso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam. Já as versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED. No que diz respeito à segurança, a grande novidade, assim como na Hilux, foi a adição do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com os seguintes itens: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). A Nova SW4 2021 também ganhou 15% mais potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv.
Todas essas características são adicionadas aos já conhecidos benefícios do modelo, que se destaca pela Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade características de um veículo Toyota. A Nova SW4 2021 chega à rede de concessionárias de todo o Brasil no dia 26 de novembro.
Esta atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação. Ao descolar sua imagem derivada de uma picape (Hilux), o utilitário esportivo uniu inovação a um toque delicado de refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade. Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.
Na lateral da versão SRX, destaca-se as novas rodas de liga leve, que fornecem uma imagem de dinamismo. Os pneus mantêm suas dimensões 265/60R18, 18”. Essa é a mesma dimensão agora da versão flex SRV, enquanto a SR de cinco lugares segue sendo oferecida com pneus 265/65R17, 17”. No ângulo traseiro, os faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina são incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado. O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, concedem ao carro um senso de esportividade apurado, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.
Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda. O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o azul agora é predominante, ajudam a renovar a atmosfera interior do SUV.
Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL® premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters.
Além disso, a versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões. A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.
Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade. Os engenheiros da Toyota ainda aprimoraram a eficiência térmica e o nível de resfriamento do propulsor 2.8L com redução no atrito entre os materiais, contribuindo para um menor consumo de combustível. A Nova SW4 agora possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência - sem limitar o rendimento de potência do motor - transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.
As versões flex trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. São duas versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SR de cinco lugares e SRV de sete lugares, ambas 4x2.
As tecnologias incluídas nesse pacote são:
- Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* - O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
- Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)* - Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* - O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao "cruise control" que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.
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