- Sistemas semiativos já equipam modelos de luxo no mundo;
- Sistema ativo inteligente é o futuro próximo, trazendo uma nova experiência de condução e segurança;
- Tecnologia de válvulas passivas traz melhoras significativas na suspensão, sem a utilização de sistemas eletrônicos.
Texto e fotos: Tenneco
A Monroe, empresa líder mundial na fabricação e no desenvolvimento de amortecedores, apresenta ao mercado brasileiro tecnologias de última geração em sistemas de suspensão inteligente. A tecnologia desenvolvida pela companhia associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície da estrada 100 vezes por segundo. O resultado é uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e alto controle do veículo.
Os amortecedores convencionais, que equipam a maioria dos veículos comercializados no mundo, trabalham com uma única curva de amortecimento. Ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando. Os sistemas inteligentes, se aliados a sensores, podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo. É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor. “As nossas tecnologias inteligentes já são aplicadas em veículos de algumas marcas no mundo, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Renault, Seat, Skoda, Volkswagen e Volvo. Dessa forma, contribuímos com o estabelecimento de um padrão superior de dirigibilidade e segurança no mercado, nos colocando na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de suspensão”, explica Narciso Ichano, Gerente de Engenharia da DRiV.
- CVSAe: é um amortecedor semiativo de controle contínuo, que ajusta os amortecedores em tempo real para obtenção de uma suspensão mais confortável e estável.
- CVSA2: consiste em amortecedor semiativo de baixo peso, otimizado para veículos que requerem um “tuning” exigente e aperfeiçoado.
- CVSA2/kinetic: trata-se de uma solução que combina o conforto do CVSA2 com a tecnologia exclusiva de estabilidade Kinetic, voltada para supercarros e veículos off-road.
Para amortecedores eletrônicos seletivos, o destaque é o Dual Mode, que permite que com o toque de um botão no painel, a suspensão se alterne entre os modos “conforto” e “sport”.
Confira os modelos
- MTV &MTV CL - MultiTune Valve: é uma válvula para amortecedores de mono e bitubo, com aplicação para diversos modelos de automóvel, alto desempenho de ruído e resposta direta para o bom manuseio do veículo.
- RV+ Rebound Valve: consiste em uma válvula de baixo custo para amortecedores bitubo, com forças de amortecimento de baixa compressão para maior conforto.
- BOCS+ BlowOff CoilSpring: é uma válvula degressiva para melhor direção e resposta de massa suspensa. Permite realizar ajuste de vazão para uma abertura suave, melhorando o desempenho do NVH.
- MTBO - MonoTubeBlow Off: essa válvula possui ajuste independente de extensão e compressão em todas as velocidades. Além disso, o ajuste aberto das arruelas bleeds oferecem maior conforto.
- RC1/2 - Add-onvalvefor – RideComfort: o desempenho de amortecimento é sensível à frequência. Também promove mais conforto e controle da carroceria, e o ruído de rolagem é reduzido.
Mais informações sobre os produtos Monroe Amortecedores e Monroe Axios podem ser encontradas nos sites www.monroe.com.br e www.monroeaxios.com.br.
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