Com compostos do meio da gama, Pirelli se prepara para os embalos de sábado à noite
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- O Circuito Internacional do Bahrein será palco de dois desafios distintos em finais de semana consecutivos usando a mesma gama de pneus: C2 como P Zero White Hard, C3 como o P Zero Tellow Médio e C4 como o P Zero Red Soft.
- A nomeação deste ano é mais macia que a do ano passado, quando maioria dos pilotos fez dois pit stops durante o GP do Bahrein. Isso ocorreu porque eles focaram apenas os dois compostos mais macios indicados em 2019, sentindo que o C1 era muito duro, a indicação dos mais macios para este ano deve trazer todos os três compostos para o jogo.
- O primeiro fim de semana será o do GP do Bahrein, realizado no tradicional Circuito Internacional do Bahrein durante o final da tarde e à noite. No fim de semana seguinte acontece o GP de Sakhir, que também será realizado à noite só que em um circuito externo de estilo oval curto com 11 curvas, o tempo de volta esperado de menos de um minuto, 87 voltas serão a contagem mais alta do ano.
- Os pneus vão enfrentar dois desafios muito diferentes, um dos asfaltos mais abrasivos da temporada e velocidades médias mais altas do ano (caso do GP de Sakhir). Os pneus do meio da gama foram selecionados para lidar com esta variedade de demandas.
- Na primeira corrida, o GP do Bahrein, as equipes terão dois sets de pneus C3 2021 para testar na sexta-feira, além da alocação usual para o fim de semana (dois conjuntos de Hard, três Médios, e oito Soft). Uma oportunidade semelhante vai acontecer no FP2 do GP de Abu Dhabi, com um jogo de pneus C4 para cada piloto.
Características da pista
- Esta é a primeira vez que o GP Bahrein é disputado tão tarde na temporada, mas as temperaturas no início e no final do ano são bastante semelhantes, então os dados das corridas anteriores devem ser relevantes. Um risco presente durante todo o ano é a areia que vem do deserto e invade o circuito, isso suja a superfície e reduz a aderência.
- Sakhir é um circuito de severidade média com foco na tração e frenagem ao invés de cargas laterais, o circuito externo de 3,543 quilômetros - que deverá estar entre os mais rápidos da Fórmula 1 com velocidade média prevista de cerca de 230 km/h - deve ser um pouco menos exigente com os pneus do que o circuito padrão. Os pilotos irão trabalhar duro, pois a volta curta significará muito tráfego, o que pode tornar o classificatório e as ultrapassagens complicadas.
- Haverá uma abordagem bastante diferente para os treinos livres em cada corrida. Para o GP do Bahrein, duas das três sessões livres são realizadas no calor do dia, então não são especialmente relevantes para a classificação e a corrida. O mesmo acontece no GP de Sakhir, como esta não é apenas uma nova pista, mas um estilo de circuito totalmente novo, as equipes precisarão coletar o máximo de dados de pneus e carros que puderem, maximizando cada sessão.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Podemos experimentar algo bem diferente durante os dois finais de semana no Bahrein. Talvez o desafio mais interessante seja o GP de Sakhir, não é como nenhum outro circuito que já corremos e que usa aproximadamente metade da pista padrão do GP do Bahrein. Embora já existam alguns dados de simulação, precisamos esperar pelos reais dos treinos livres para entender o efeito exato no desgaste, degradação e estratégia. Trouxemos pneus um pouco mais macios que os do ano passado e isso vai abrir mais oportunidades em termos de estratégia. Durante o primeiro fim de semana, os pilotos rodarão com os novos pneus do composto C3 para 2021 na sexta-feira, experimentando um gostinho da borracha que vão usar no próximo ano".
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