Na corrida marcada por um impressionante acidente, Hamilton vence pela 95ª vez fazendo duas paradas, usando Médio, Médio e Hard

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • A corrida ficou parada por mais de uma hora para reparos no guard-rail depois do forte acidente com o piloto da Haas, Romain Grosjean, apesar da violência da batida, do carro se partir ao meio e do incêndio, ele saiu com apenas algumas queimaduras nas mãos e ferimentos nas costelas, mesmo assim está no hospital em observação.
  • As regras permitiram que as equipes fizessem reparos e trocassem os pneus para o reinicio da prova, quatro pilotos optaram por não fazer: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo e Lando Norris.
  • No recomeço, que começou a contar a partir da volta três, todos os nove primeiros estavam com pneus Médios, Pierre Gasly era o melhor colocado com o Hard na 10ª posição.

  • Logo após a relargada houve a entrada do safety car, isso teve impacto nos stints, as temperaturas estavam relativamente baixas, 25º ambiente e 26º na pista e reduziu a degradação térmica como também o desgaste.
  • Hamilton venceu a corrida de ponta a ponta com a estratégia de duas paradas, usando os mesmos pneus da largada, os P ​​Zero Yellow Médio, mudando para Médios usados ​por 19 voltas e completou as últimas 22 voltas com o P Zero White Hard, ele recebeu a bandeira quadriculada com outro safety car, esse por causa do estouro do motor de Perez.
  • Max Verstappen terminou em segundo lugar, ele adotou uma estratégia diferente, usou pneus novos White Hard por dois stints intermediários antes de voltar com os Médios usados até o fim. Ele e Kevin Magnussen foram os únicos a trocar os pneus quatro vezes.
  • Os três compostos selecionados para corrida deste ano são um passo mais suaves do que os do ano passado, isso acabou contribuindo para um número maior do que o normal de pit stops.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Em primeiro lugar, estamos aliviados por Romain Grosjean parecer ter apenas lesões leves após o grande acidente na primeira volta. Tudo o mais que aconteceu hoje é irrelevante, fala-se tanto sobre os padrões de segurança modernos que este acidente enorme mostrou eficiência já que o piloto sobreviveu sem muitos danos depois da batida. Na corrida, as estratégias foram obviamente influenciadas pelas longas interrupções, o atraso fez a corrida acontecer no final da noite. Isto significou que o pneu Soft teve um desempenho melhor que o previsto, como Carlos Sainz mostrou no seu primeiro stint após a relargada, e também as limitações dos pneus Médios puderam ser prolongadas. Isso foi demonstrado por Hamilton, que completou duas passagens bastante longas antes de terminar com o Hard. Ao longo da corrida, vimos uma variedade de estratégias diferentes, com Gasly parando duas vezes para usar dois conjuntos de pneus Hard e chegar na P6".