Primeira pole position de Lance Stroll debaixo de muita chuva usando o Cinturato Green Intermediate
Texto e fotos: Pirelli
Possíveis estratégias de corrida
- Esta é uma das corridas mais difíceis de prever estratégia devido a uma série de fatores, as condições da pista são uma incógnita , o asfalto é muito novo e escorregadio, evolui rápido, mas não se sabe quanto de aderência vai oferecer. O clima torna esses cálculos ainda mais difíceis, com temperaturas de pista muito baixas e, hoje, com chuva, sendo que as condições para amanhã são incertas. Finalmente, não existe muita diferença no tempo final fazer uma ou duas paradas.
- Na teoria, duas paradas é mais rápido, mas as equipes sempre preferem fazer uma, isso se conseguirem usar os dois compostos mais macios deste fim de semana. Isso parece quase impossível se a granulação do Soft permanecer a mesma de até agora, mas algumas equipes ainda podem tentar. Alternativamente, elas podem fazer uma parada usando o composto White Hard, isso se conseguirem fazê-lo funcionar. Tudo isso depende das condições da corrida de amanhã, são muitos pontos de interrogação.
- Acreditando que duas paradas é mais rápido, seriam dois stints de 16 voltas com o Red Soft e uma de 26 com o Yellow Médio, usado talvez no período do meio. A outra maneira, isso se houver muita granulação no Soft, é fazer 14 com o Red e dois stints de 22 voltas com o Médio.
- Se estiver quente o suficiente para usar o composto Hard, as equipes podem tentar fazer uma parada, usando o Médio por 30 voltas e o Hard por 28, a outra opção seria de 20 com o Soft e 38 com o Hard.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "As condições de hoje tornaram muito difícil tirar conclusões, tivemos níveis extremamente baixos de aderência, temperaturas baixas e muita chuva. Vimos apenas os pneus Intermediate e Full Wet sendo usados no FP3 e na classificação, com o tempo da pole position sendo definido com o Green Intermediate quando o ponto entre a chuva intensa e a mais leve apareceu durante o Q3, desencadeando assim uma tensa batalha de estratégias. As condições tornaram a condução extremamente desafiadora, embora o uso do Green Intermediate e do Blue Full Wet permitiu aos pilotos darem quantas voltas quisessem já que o desgaste desses pneus nessas condições são muito baixas. Como resultado, temos um grid bastante alterado para amanhã, quando esperamos pista seca. Somando-se a pista escorregadia e várias opções de estratégia, já que todos os pilotos podem escolher os pneus de largada se estiver seco, podemos esperar uma corrida completamente imprevisível, com vários fatores para apimentar a disputa. Parabéns a Racing Point por tomar a iniciativa e ser a primeira a mudar para pneus os intermediários e conquistar o primeiro lugar no grid".
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