Bottas faz a pole com os pneus C4 no retorno da Fórmula 1 à Imola

Texto e fotos: Pirelli

Calcular a diferença de pneus e estratégias ideais para o GP de Emilia-Romagna de 63 voltas não foi fácil, as equipes não têm experiência anterior da pista e houve apenas uma sessão de treinos livres (90 minutos) nesta manhã. A sessão que aconteceu das 10h00 às 11h30 não é totalmente representativa, nem das condições mais quentes da tarde, horário da corrida.

Há um intervalo de cerca de 0,5 segundo entre o P Zero White Hard e o P Zero Yellow Médio e 0,6 segundo entre o Médio e o P Zero Red Soft.

Possíveis estratégias de corrida

  • Em termos de estratégia, uma parada parece ser mais a rápida. A ideal usa pneus Médios por 33 a 35 voltas e Soft por 28 a 30 voltas, perto disso está a estratégia Soft por 24 a 27 voltas e Hard por 36 a 39 voltas, em ambas, não importa a ordem de utilização dos compostos.
  • A terceira mais rápida é Médio por 26 a 35 voltas e Hard por 28 a 37 voltas, a vantagem é ter uma janela de pit stop mais ampla.
  • A estratégia de duas paradas é mais lenta, a melhor é usar o Soft por dois stints de 18 voltas e o Médio por 27 voltas.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "As equipes conseguiram capturar a maior parte dos dados dos pneus em uma única sessão de treinos, às vezes dividindo os programas de avaliação em seus dois carros. Há consideravelmente menos dados que haveria em um fim de semana "convencional", o que deixa alguns pontos de interrogação sobre a estratégia para a corrida e abre mais opções, especialmente com a pista evoluindo o tempo todo. As equipes terão uma noite de sábado mais ocupada do que o normal, analisando as diferenças de desempenho entre os pneus e tentando descobrir como isso pode ser traduzido em estratégia de corrida ideal. Quanto aos compostos, tivemos um pouco de granulação durante o início do dia, mas a situação melhorou conforme o esperado, todos os três parecem destinados a desempenhar um papel importante na corrida, estamos satisfeitos com o desempenho".