Com uma volta voadora, Bottas consegue fazer os três setores roxos e tira a pole de Hamilton
Texto e fotos: Pirelli
Possíveis estratégias de corrida
- A melhor estratégia para o GP Eifel de 60 voltas é de duas paradas, mas como a pista não esta sendo usada pela Fórmula 1 desde 2013 e sem os treinos livres de ontem, a estratégia será uma espécie de ponto de interrogação para todas as equipes. Além da complexidade tática, o piso pode estar molhado amanhã, certamente vai estar frio, tudo isso torna ainda mais difícil prever o comportamento dos pneus.
- Teoricamente, a tática mais rápida é começar com o P Zero Red Soft, na volta 19 mudar para o P Zero Yellow Médio por 22 voltas e fazer mais 19 voltas com o Soft, a combinação de compostos pode ser usada em qualquer ordem.
- A segunda mais rápida é também de duas paradas, 18 voltas com o Soft e dois stints de 21 voltas com o Médio.
- A mais lenta é uma parada, usando o Médio por 29 voltas e trocando pelo P Zero White Hard até o final, ou ao contrário, usando o Hard por 31 voltas trocando pelo Médio. Os dados sugerem que a estratégia de uma parada usando Médio e Soft não é possível.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Finalmente vimos alguma ação em Nürburgring, os pilotos foram para a classificação com apenas uma hora de preparação. Como resultado, existe uma série de pontos de interrogação para o GP de amanhã, já que a F1 não corre aqui desde 2013 e as equipes têm poucos dados para avaliar. Além da estratégia, um desses pontos de interrogação envolve o clima que deve ficar ainda mais frio e possivelmente úmido, se ficar seco, todos os 10 primeiros do grid vão começar com o pneu Soft, isso remove uma variável, mas o que vai acontecer depois ainda é incerto. Nessas temperaturas extremamente baixas, vimos alguma granulação como já era esperado, mas a medida em que pista foi ficando mais emborrachada e os carros adaptaram suas configurações, a situação melhorou. Cuidar dos pneus será crucial, naquele que deve ser um GP imprevisível e com tempo incerto".
0 Comentários