A pickup que é objeto do desejo por onde passa completa meio século de sucesso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Nada melhor do que comemorar os 60 anos da Toyota no Brasil com seu carro mais icônico e desejado, a pickup Hilux. Ela é montada na Argentina e em comemoração pelos 50 anos na ativa ganhou as letras SRX para completar o nome e diferenciar das outras versões menos equipadas.


Durante uma semana eu pude aproveitar tudo que a Hilux SRX oferece em termos de potência, robustez e conforto, palavras que definem com perfeição o que a pickup representa e que deixa seus concorrentes com os cabelos em pé.


O que bom mesmo é contar com a confiável mecânica, equipada com o motor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potência, tração 4x4 e transmissão automática de seis marchas garante força e conforto, tanto em situações de utilização na cidade, em rodovia ou nas zonas rurais do Brasil, tudo isso sem fazer cara feia.


Na cidade é um prazer dirigir a Hilux SRX, o seu tamanho generoso dá medo nos Kamikazes do volante, eles evitam executar manobras mais ousadas na frente ou atrás. Ela ficou agora com uma cara mais nervosa por conta do desenho frontal da grade hexagonal, são três barras horizontais que implicaram na remodelação do para-choque dianteiro que incorpora os faróis de neblina. O comprimento ficou 15 mm menor que sua antecessora, altura, largura e entre eixos não tiveram alteração, mas ganhou novas rodas de 18” e a inclusão de capota marítima.


Hilux SRX mantém a quase ausência de barulho característica dos motores Diesel da Toyota, isso se deve ao ótimo isolamento acústico e a tecnologia empregada, ela é ágil e rápida nas respostas, mesmo em velocidades baixas na cidade, as trocas de marchas são sempre muito precisas, com isso o consumo melhora bastante, ficou em ótimos 11,7 km/l, com dados do computador de bordo, utilizando sempre o modo “ECO”, esse valor ficou abaixo do aferido na avaliação de 2018, que você pode conferir AQUI.


Encarar uma estrada com esse tipo de veículo é sempre um prazer, principalmente pela quantidade de equipamentos e ajudas eletrônicas que são embarcadas especificamente neste modelo. Os assentos são de couro perfurado, interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico, luz de condução diurna em LED, airbags laterais e de cortina, Smart Entry e Push Start, subida automática dos quatro vidros, ar-condicionado digital, faróis com função follow me home, só para citar alguns.


Com o pé relativamente leve, encarei uma viagem até Sorocaba (NE: esta matéria foi produzia antes da pandemia da Covid-19) para visitar alguns amigos de longa data e almoçar em uma churrascaria tradicional da cidade, a Boi na Brasa. Tanto na ida quando na volta não utilizei o Cruise Control, com isso aproveitei melhor o conforto ao dirigir a Hilux SRX. O motor trabalha com os giros baixos e o câmbio é muitíssimo preciso nas trocas, não faz nenhuma de forma desnecessária e, respeitando a velocidade limite da Rodovia Castelo Branco, 120 km/h no trecho mais veloz consegui, segundo dados do computador de bordo, a ótima média de 14,0 km/l, que também é melhor que a anterior.


A Hilux SRX já é vendida no modelo 2020 e tem preço sugerido de R$ 227.190 com frete incluso, 6 cores para escolher, está no Ciclo Toyota, têm 5 anos de garantia, manutenção com preço fechado, Revisão Expressa, assistência 24 horas, muitos acessórios originais, agendamento de Test Drive e a alegria e tranquilidade que só um carro japonês pode te dar depois de meio século de evolução.


Ficha Técnica