A pickup que é objeto do desejo por onde passa completa meio século de sucesso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Nada melhor do que comemorar os 60 anos da Toyota no Brasil com seu carro mais icĂ´nico e desejado, a pickup Hilux. Ela Ă© montada na Argentina e em comemoraĂ§Ă£o pelos 50 anos na ativa ganhou as letras SRX para completar o nome e diferenciar das outras versões menos equipadas.


Durante uma semana eu pude aproveitar tudo que a Hilux SRX oferece em termos de potĂªncia, robustez e conforto, palavras que definem com perfeiĂ§Ă£o o que a pickup representa e que deixa seus concorrentes com os cabelos em pĂ©.


O que bom mesmo Ă© contar com a confiĂ¡vel mecĂ¢nica, equipada com o motor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potĂªncia, traĂ§Ă£o 4x4 e transmissĂ£o automĂ¡tica de seis marchas garante força e conforto, tanto em situações de utilizaĂ§Ă£o na cidade, em rodovia ou nas zonas rurais do Brasil, tudo isso sem fazer cara feia.


Na cidade Ă© um prazer dirigir a Hilux SRX, o seu tamanho generoso dĂ¡ medo nos Kamikazes do volante, eles evitam executar manobras mais ousadas na frente ou atrĂ¡s. Ela ficou agora com uma cara mais nervosa por conta do desenho frontal da grade hexagonal, sĂ£o trĂªs barras horizontais que implicaram na remodelaĂ§Ă£o do para-choque dianteiro que incorpora os farĂ³is de neblina. O comprimento ficou 15 mm menor que sua antecessora, altura, largura e entre eixos nĂ£o tiveram alteraĂ§Ă£o, mas ganhou novas rodas de 18” e a inclusĂ£o de capota marĂ­tima.


Hilux SRX mantĂ©m a quase ausĂªncia de barulho caracterĂ­stica dos motores Diesel da Toyota, isso se deve ao Ă³timo isolamento acĂºstico e a tecnologia empregada, ela Ă© Ă¡gil e rĂ¡pida nas respostas, mesmo em velocidades baixas na cidade, as trocas de marchas sĂ£o sempre muito precisas, com isso o consumo melhora bastante, ficou em Ă³timos 11,7 km/l, com dados do computador de bordo, utilizando sempre o modo “ECO”, esse valor ficou abaixo do aferido na avaliaĂ§Ă£o de 2018, que vocĂª pode conferir AQUI.


Encarar uma estrada com esse tipo de veĂ­culo Ă© sempre um prazer, principalmente pela quantidade de equipamentos e ajudas eletrĂ´nicas que sĂ£o embarcadas especificamente neste modelo. Os assentos sĂ£o de couro perfurado, interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico, luz de conduĂ§Ă£o diurna em LED, airbags laterais e de cortina, Smart Entry e Push Start, subida automĂ¡tica dos quatro vidros, ar-condicionado digital, farĂ³is com funĂ§Ă£o follow me home, sĂ³ para citar alguns.


Com o pĂ© relativamente leve, encarei uma viagem atĂ© Sorocaba (NE: esta matĂ©ria foi produzia antes da pandemia da Covid-19) para visitar alguns amigos de longa data e almoçar em uma churrascaria tradicional da cidade, a Boi na Brasa. Tanto na ida quando na volta nĂ£o utilizei o Cruise Control, com isso aproveitei melhor o conforto ao dirigir a Hilux SRX. O motor trabalha com os giros baixos e o cĂ¢mbio Ă© muitĂ­ssimo preciso nas trocas, nĂ£o faz nenhuma de forma desnecessĂ¡ria e, respeitando a velocidade limite da Rodovia Castelo Branco, 120 km/h no trecho mais veloz consegui, segundo dados do computador de bordo, a Ă³tima mĂ©dia de 14,0 km/l, que tambĂ©m Ă© melhor que a anterior.


A Hilux SRX jĂ¡ Ă© vendida no modelo 2020 e tem preço sugerido de R$ 227.190 com frete incluso, 6 cores para escolher, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tĂªm 5 anos de garantia, manutenĂ§Ă£o com preço fechado, RevisĂ£o Expressa, assistĂªncia 24 horas, muitos acessĂ³rios originais, agendamento de Test Drive e a alegria e tranquilidade que sĂ³ um carro japonĂªs pode te dar depois de meio sĂ©culo de evoluĂ§Ă£o.


Ficha TĂ©cnica