A pickup que é sucesso tem série especial que cabe melhor no bolso do consumidor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Avaliar pickups Ă© sempre um prazer, sĂ£o carros altos e fortes, nĂ£o sofrem com chuvas torrenciais nem mesmo com as crateras que aparecem depois da tormenta, sĂ£o espaçosas, tem caçamba aberta para facilitar o transporte de tudo que se imagina e sua dirigibilidade Ă© muito semelhante a um sedĂ£ de luxo. Os dois Ăºnicos pontos menos amistosos sĂ£o: o tamanho generoso que Ă s vezes dificulta estacionar em vagas muito apertadas e o estepe que fica exposto, esse talvez seja o maior senĂ£o, vivemos em um paĂ­s onde algumas pessoas acham legal tirar dos outros, pois trabalhar para conquistar estĂ¡ fora de questĂ£o, fora isso, achar defeito Ă© coisa de gente mal humorada.


Durante uma semana eu pude aproveitar desta versĂ£o em sĂ©rie especial, a Hilux SR Challenge Ă© um desses utilitĂ¡rios que tem uma base muito boa e chegam recheados de equipamentos e pintura mais esportiva, ou aventureira, como queira. Ela foi lançada em outubro do ano passado, vocĂª pode lembrar AQUI, sem fazer muito barulho, Ă© a primeira na linha Diesel e trata-se de um Ă³timo aperitivo para quem pretende ter um veĂ­culo deste porte com um preço menos salgado.


A mecĂ¢nica jĂ¡ Ă© conhecida e consagrada, ela vem equipada com o motor Toyota 1GD 2.8 litros, quatro cilindros, 16 vĂ¡lvulas, DOHC, turbocompressor de geometria variĂ¡vel (TGV), intercooler e injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica direta common rail, 177 cv de potĂªncia e 45,9 kgfm de torque, traĂ§Ă£o 4x4 e transmissĂ£o automĂ¡tica de seis marchas. Mesmo com a facilidade da traĂ§Ă£o nas quatro rodas, optei desta vez por nĂ£o fazer testes off - road, ficamos juntos e unidos dia apĂ³s dia.


Andar com ela pela cidade Ă© um prazer, mas necessita de cuidados redobrados pois seu brilho te esconde, nem sempre as pessoas “enxergam” vocĂª, a beleza da Hilux SR Challenge ofusca tudo ao redor. Falando de transito, os espelhos retrovisores para algumas pessoas servem apenas de enfeite, o pisca-pisca Ă© apenas uma alavanca e sair da faixa da direita para a da esquerda sem sinalizar Ă© uma constante. AliĂ¡s, sabia que a preferĂªncia Ă© de quem estĂ¡ na esquerda e nĂ£o na direita? Aqui no Brasil e em paĂ­ses onde os motoristas dirigem do lado esquerdo isso Ă© regra e deve-se deixar passar ou aguardar alguĂ©m dar passagem.


Mas vamos ao que interessa, ela Ă© sensacional, o conforto interno Ă© muito grande, os bancos esportivos ajudam a “encaixar” perfeitamente e a posiĂ§Ă£o de dirigir Ă© auxiliada pelo ajuste de altura e profundidade do volante. A Hilux SR Challenge tem vidros antiesmagamento e um toque, travas e retrovisores elĂ©tricos, volante com funções de Ă¡udio, telefone, comandos de voz, display de mĂºltiplas funções, dispositivo touchscreen de 7”, com DVD, MP3 e cĂ¢mera de rĂ©, Smart Entry & Push Start Button, piloto automĂ¡tico, ar-condicionado automĂ¡tico/digital, Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC) e sistema de alarme volumĂ©trico.


O seu rodar silencioso, a suavidade com que o carro se comporta, a quase ausĂªncia de barulho caracterĂ­stica dos motores Diesel e o Ă³timo isolamento acĂºstico fazem desta uma pickup Ăºnica, ela Ă© Ă¡gil e rĂ¡pida nas respostas, mesmo em velocidades baixas na cidade as trocas de marchas sĂ£o muito precisas, com isso se ganha no consumo que ficou em Ă³timos 10,4 km/l, com dados do computador de bordo. Aproveitando que estamos falando de uma dama, acabei indo com ela participar do 1º FĂ³rum Presença Feminina no Setor Automotivo promovido pelo portal Automotive Business.


Sabe por que isso Ă© importante? Porque o tempo de mulher sĂ³ na cozinha, lavando ou passando roupa, limpando a casa e cuidando da famĂ­lia Ă© coisa do sĂ©culo passado. A disruptura faz parte da nova geraĂ§Ă£o, ela tem que ser competitiva e dar oportunidade a todos os gĂªneros. VocĂª sabia que o nĂºmero de trabalhadoras na cadeia produtiva Ă© pequeno pois 83% dos postos de trabalho sĂ£o ocupados por homens? 17% Ă© muito pouco para quem pode oferecer mais.


Outro dado triste Ă© que 87% das empresas nĂ£o tĂªm nenhuma mulher em cargos de vice-presidĂªncia ou presidĂªncia e pior, 60% nĂ£o tĂªm nem na diretoria, isso sem falar que o salĂ¡rio Ă© 33,8% menor no mesmo cargo comparando com os homens. Essa realidade de montadoras e fabricantes de autopeças deve começar a ficar com os dias contados, todos somos responsĂ¡veis e devemos procurar agregar, nĂ£o Ă© demĂ©rito para nenhum homem ser comandado por uma mulher e muito menos encarar a tal segunda jornada em casa, isso Ă© viver em sociedade, cada um faz parte, Ă© justo e correto.


O fĂ³rum realizou um estudo onde recebeu 127 respostas de um universo de 460 empresas, segundo Paula Braga, diretora de Automotive Business. “Os questionĂ¡rios foram respondidos por responsĂ¡veis pela Ă¡rea de Recursos Humanos das organizações, os dados indicam que durante a crise, a participaĂ§Ă£o feminina nas empresas automotivas teve leve evoluĂ§Ă£o, Ă© possĂ­vel que mudanças culturais ou o nĂ­vel mais elevado de escolaridade das mulheres tenha feito a diferença”.


Depois da aula de cidadania, fui com a pickup encarar a estrada, desta vez nĂ£o utilizei o modo “POWER”, fiquei apenas no “ECO” para fazer um bate-volta atĂ© Atibaia, interior de SĂ£o Paulo. Com muitas subidas e descidas, a FernĂ£o Dias Ă© uma rodovia de traçado antigo que foi modernizada, bom para avaliar os diversos recursos eletrĂ´nicos que a Hilux SR Challenge disponibiliza. NĂ£o se trata daquele tipo de caminhonete que vive com a traseira querendo ultrapassar a dianteira, Ă© sim muito firme e segura, o Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (VSC) e o Controle EletrĂ´nico de TraĂ§Ă£o (A-TRC) fazem muita diferença quando se dirige em velocidade mais alta e com curvas menos amistosas.


DĂ¡ pra usufruir do conforto, desempenho e economia, o regime de funcionamento do motor Ă© de giros baixos pois a conversa com o cĂ¢mbio Ă© a mais saudĂ¡vel possĂ­vel e logo se chega perto da velocidade limite da rodovia, 110 km/h. Controlando a velocidade no pĂ© e retomando apĂ³s algumas ultrapassagens sem exagerar na “pisada”, segundo dados do computador de bordo, consegui a mĂ©dia de 13,6 km/l, um nĂºmero muito melhor que aquele que eu havia registrado em abril de 2016 e que vocĂª pode lembrar AQUI.


A Hilux SR Challenge tem preço inicial sugerido de R$ 161.990,00 jĂ¡ com frete incluĂ­do, 2 cores para escolher, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem 3 anos de garantia, manutenĂ§Ă£o com preço fechado, assistĂªncia 24 horas e mostra todo o poder delas, ou vocĂª acha que foi coincidĂªncia eu escolher um carro do gĂªnero feminino para fazer essa matĂ©ria?


Ficha TĂ©cnica