- A fabricante de lâmpadas automotivas Philips recomenda a verificação de todas as luzes do automóvel;
- Cada item do sistema tem um papel fundamental;
- A troca das lâmpadas dos faróis principais ainda pode ser feita em casa.
Texto e fotos: Textofinal de Comunicação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento social para combater a pandemia causada pela Covid-19, orientando às pessoas a permanecerem em suas casas e, nas garagens, os veículos estacionados. Mas antes de sair com o carro, a Lumileds, fabricante de lâmpadas automotivas Philips há mais de 100 anos, recomenda a verificação de todas as luzes do automóvel. “Cada lâmpada que compõe o sistema de iluminação do automóvel tem o seu papel fundamental, seja para sinalizar ou iluminar o caminho à frente. São itens essenciais para a segurança e foram evoluindo juntamente com os veículos para ampliar e trazer mais benefícios aos motoristas e a todos que convivem no trânsito”, diz Juliana Gubel, gerente de Marketing da Lumileds.
Além de prejudicar a segurança , rodar com lâmpada queimada, pode acarretar em multa de R$ 130,16, além de acumular quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O farol baixo deve acionado durante o dia nas estradas e quando se trafega em períodos noturnos. Já o farol alto, possibilita o condutor a enxergar com mais eficiência à distância quando não vem um veículo no sentido contrário da via. O DRL (Daytime Running Lights), presente principalmente nos automóveis mais novos, acende automaticamente quando a ignição do veículo é acionada e tem a função de deixar o automóvel mais visível durante o dia. Conhecida também como lanterna frontal, a luz de posição tem como finalidade sinalizar a presença do veículo para outros motoristas e pedestres – enquanto estão parados, no caso de um embarque e desembarque, por exemplo. O farol de milha, conhecido como farol de longo alcance, serve para aumentar a visibilidade do motorista em grandes distâncias. E localizado abaixo dos faróis principais, o farol de neblina deve ser utilizado em casos de neblina, tempestades e nevascas.
Para sinalizar que o veículo está parado na via ou ainda em situações de emergência, o condutor deve acionar o pisca-alerta. E, por fim, as luzes de direção (setas) indicam sobre a intenção em entrar à direita ou à esquerda. Enfim, a cada ponto de iluminação espalhado pelo automóvel tem a sua finalidade.
Faça a troca dos faróis principais em casa
Ainda em tempos de pandemia, a substituição, no caso dos faróis principais pode ser feita em casa, a começar pela abertura do capô. Na sequência, o proprietário precisa localizar uma peça de borracha em formato arredondado chamado guarda-pó, localizada atrás do farol. Ao desconectar cuidadosamente o guarda-pó é preciso soltar o grampo para destravar o soquete da lâmpada que deve ser removida, girando no sentido anti-horário. A substituição do componente por uma nova unidade deve ser feita pela base da lâmpada, ou seja pela parte metálica.
Outra dica é jamais substituir somente a lâmpada queimada; a troca deve ser efetuada sempre em pares. A troca das duas lâmpadas evita que o feixe de luz fique descompensado quando se troca apenas uma lâmpada, tornando a condução noturna mais perigosa, por exemplo. É também comum que pouco tempo depois de trocar uma das lâmpadas a outra falhe devido ao desgaste acumulado.
0 Comentários