O processo é considerado algo cultural no Brasil, todos os frotistas ou motoristas já compram um pneu novo pensando em recapá-lo

Texto e fotos: Goodyear

A Goodyear, que é reconhecida pela qualidade e tecnologia na sua linha de pneus para caminhões e ônibus, resolveu divulgar as principais dicas sobre recapagem, afinal, o processo é um grande aliado e muito seguro para prolongar a vida útil dos pneus e assim reduzir de forma significativa o custo para o transportador e motorista autônomo.


Atenta a essa questão, a Goodyear destaca alguns fatores relevantes na hora da recapagem, que é uma das formas mais eficazes de reduzir o custo por quilometro rodado para o transportador. Outro detalhe é que o valor médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo, mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).


A recapagem é também ambientalmente mais correta, pois preserva os recursos naturais uma vez que a recapagem consome um terço do volume de recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão. No caso da Goodyear, todos os modelos de pneus para caminhões saem de fábrica com sua estrutura projetada e dimensionada para receber várias recapagens. Os modelos Goodyear da família Max Series, por exemplo, usam novas tecnologias de construção da carcaça, contam com quatro cintas de aço que proporcionam durabilidade e robustez. Um bom exemplo são os pneus da família Max Series, que tem sete anos de garantia na vida total do pneu, independentemente do número de recapagens (quando recapados com produtos Goodyear).


Ao oferecer a estratégia de ciclo completo, a Goodyear dispõe aos seus clientes, bandas précuradas desenvolvidas especificamente para cada tipo de aplicação, com vários modelos que atendem todas os segmentos e cada aplicação seja eixos de tração ou livres. Para manter-se próxima dos caminhoneiros e frotistas, a Goodyear, inclusive, conta com uma extensa rede de revendedores oficiais de pneus e recapadores autorizados em todo o Brasil - para encontrar a melhor opção, é possível consultar a unidade mais próxima no portal da marca: http://goodyear.com.br/revendedores/.

O que avaliar antes de fazer a recapagem?
  • Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca renomada;
  • O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem. Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de qualidade;
  • Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem;
  • O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos livres;
  • O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento, emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo de trabalho e manutenção.