As campanhas #DistanciAproxima, no Brasil, e Support Your Local Bar, na Alemanha, estimulam doações para reduzir impactos da COVID-19 no mercado

Texto e fotos: BCB São Paulo

O setor de hospitalidade, que inclui bares e restaurantes, é um dos mais afetados pela pandemia de COVID-19. Como muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas temporariamente durante a quarentena, profissionais do setor de coquetelaria se mobilizaram para promover campanhas de arrecadação de fundos e doações. O BCB, evento referência em destilados premium com edições em diferentes partes do mundo, encabeça a lista com duas grandes campanhas, chamadas de #DistanciaAproxima, no Brasil, e Support Your Local Bar, na Alemanha.


Fernando Nagamine, gerente do BCB São Paulo, acredita que a união dos profissionais nesse momento difícil é essencial para minimizar os impactos no setor. “Ainda não temos previsão de quando os estabelecimentos poderão retornar às atividades. Por isso, promover e apoiar ações sociais dão um suporte tanto para a área de coquetelaria, como para a de gastronomia como um todo”, ressalta.

Apoio BCB São Paulo
Idealizado pela sommelière Isadora Fornari, demais profissionais da área, como Janaína Rueda e Talita Simões, e do Instituto Coruputuba, o #DistanciAproxima tem o objetivo de arrecadar fundos para ajudar os profissionais que trabalham em bares e restaurantes e suas famílias. A cada um salário mínimo arrecadado, o valor será convertido em cestas básicas, produtos de higiene e medicamentos para os inscritos. De acordo com Isadora, diversas marcas, como Arbórea Cachaça, Ethylica e Virga estão ajudando na operação da campanha e que o foco é ajudar a maior quantidade possível de pessoas mais vulneráveis. “Em momentos de crise conseguimos enxergar a realidade sobre muitas coisas. Agora oferecemos amparo a profissionais que dependem muitos dos clientes, caixinha e salário e que perderam do dia para a noite”, conta. Os interessados em receber o benefício precisam se cadastrar no link: bit.ly/distanciaproximaficha e passarão por apuração e aprovação. Já para quem quer contribuir, o site https://benfeitoria.com/distanciaproxima disponibiliza todas as informações.
Recentemente, o BCB São Paulo anunciou a gratuidade do credenciamento para acesso ao evento este ano. “Essa também é uma das formas que encontramos para apoiar e ajudar o setor neste momento excepcional com atualização profissional, estratégias de negócios e insights de criação, ferramentas fundamentais para o novo momento de mercado”, afirma Fernando.

Apoio BCB Berlin
Com a mesma iniciativa de apoiar o setor e minimizar os impactos da COVID-19, o BCB Berlin doou 1.000€ para a plataforma Support Your Local Bar, da Alemanha. Há duas formas de contribuir com essa ação: doando gorjetas para profissionais que trabalham atrás do balcão, como bartenders e garçons, e por meio de crowdfunding, ou seja, arrecadação colaborativa, visando donos de bares e restaurantes que tem custos fixos para manter os estabelecimentos. Joscha Henningsen, um dos embaixadores da plataforma, conta que atualmente estão cadastrados cerca de 350 bares da Alemanha, Áustria e Suíça para receber esses benefícios. “No crowdfunding, por exemplo, a cada euro doado pelas pessoas, existe um outro fundo criado por diversas marcas de bebidas parceiras, que colabora com mais 25% desse valor, sendo um máximo de 2.500€ para esse resgate adicional”, afirma. Ainda de acordo com Henningsen, a plataforma recebeu nas últimas cinco semanas milhares de visitantes únicos, na casa dos cinco dígitos. “Essa é a nossa mensuração, já que as transações são diretas. E é impressionante e generoso como as empresas e as pessoas no geral estão cada vez mais unidas nos momentos difíceis”, completa. Para conhecer mais sobre a campanha, acesse o link:

SERVIÇO
BCB São Paulo
10 e 11 de agosto de 2020
Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1001
Barra Funda – São Paulo