O sucesso da montadora japonesa agora Ă© oferecido com motor turbo, ficou mais econĂ´mico e nervoso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Quando ele chegou em 2015, vocĂª pode lembrar AQUI, o Honda HR-V jĂ¡ prometia dar muito trabalho aos concorrentes. Dito e feito, foram alguns anos no topo de vendas da categoria, caiu nas graças e no gosto do brasileiro principalmente as mulheres, que sempre optam por carros mais altos e com pouquĂ­ssima necessidade de manutenĂ§Ă£o, ganhou vĂ¡rios concorrentes, mas nunca deixou de ser amado e desejado pelos consumidores.


Estava na hora de mudar um pouco, ganhou durante esse tempo muita eletrĂ´nica e conectividade, mas agora a evoluĂ§Ă£o foi radical, atingiu a parte mecĂ¢nica. Durante uma semana eu tive a oportunidade de avaliar o HR-V Touring, versĂ£o topo de linha do SUV da Honda que definitivamente quer reconquistar a ponta no disputadĂ­ssimo mercado dos utilitĂ¡rios esportivos.


A grande novidade Ă© o novo motor 1.5 de quatro cilindros equipado com turbo de baixa inĂ©rcia, injeĂ§Ă£o direta, variaĂ§Ă£o de tempo de abertura das vĂ¡lvulas de admissĂ£o e escape (Dual VTC), vĂ¡lvula wastegate eletrĂ´nica, gera 173 cv, tem torque de 22.4 kgfm e Ă© alimentado apenas com gasolina. Acompanha a transmissĂ£o CVT de 7 velocidades com funĂ§Ă£o Kick Down, novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diĂ¢metro e a adoĂ§Ă£o da tecnologia Agile Handling Assist (AHA).


Por fora nada mudou, apenas alguns detalhes foram incluĂ­dos para ressaltar o design jĂ¡ bonito do HR-V Touring, os farĂ³is principais e de neblina agora sĂ£o Full LED, grade frontal com acabamento em black piano e a novidade desta versĂ£o: o teto solar panorĂ¢mico.


Andando pela cidade jĂ¡ dĂ¡ para sentir que alguma coisa nervosa estĂ¡ dormindo embaixo do capĂ´, mesmo com cilindrada menor, os motores turbinados tem como caracterĂ­stica soltar todas as feras quase de uma vez quando chamadas no acelerador, com o HR-V Touring nĂ£o Ă© diferente, se pisar com muita vontade, certamente vai colar as costas no banco. A equalizaĂ§Ă£o entre motor e cambio impacta muito positivamente no consumo, mesmo com o seu tamanho generoso, ar-condicionado ligado, trĂªs pessoas a bordo, andando por ruas e avenidas, fiz a mĂ©dia de 11,7 km/l, com dados do computador de bordo.


O conforto continua sendo a grande preocupaĂ§Ă£o e vantagem deste SUV, os bancos revestidos em couro, laterais de porta, console central e painel agora tem opĂ§Ă£o de acabamento na cor cinza claro ou preto, tecnologia Smart Entry, botĂ£o de partida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cĂ¢mera de rĂ© com trĂªs modos de visualizaĂ§Ă£o e o exclusivo sistema Honda LaneWatch que elimina pontos cegos, sensores de chuva, retrovisor fotocrĂ´mico automĂ¡tico e multimĂ­dia de 7 polegadas touchscreen com navegador GPS integrado.


Na estrada Ă© onde o HR-V Touring melhorou muito o desempenho e a eficiĂªncia energĂ©tica. Pela Rodovia dos Bandeirantes segui viagem atĂ© Indaiatuba, interior de SĂ£o Paulo, na ida usando o Cruise Control e na volta administrando a velocidade no pedal do acelerador. Ele atinge, sem muito esforço, a velocidade programada, o limite de 120 km/h da estrada ampla e moderna permite que se tenha uma viagem muito tranquila e sem sobressaltos, principalmente na hora de ultrapassar Ă´nibus ou caminhões.


Foram pouquĂ­ssimas trocas de marcha, as rotações ficaram em torno de 1.800 rpm e nem mesmo em trechos de subida o conjunto mecĂ¢nico reclamou de alguma coisa. No retorno, com o pĂ© no comando, as reações do HR-V Touring pouco se alteraram, claro que fiz alguns testes tipo, cravar o pĂ© repentinamente para ver a reaĂ§Ă£o do conjunto, a resposta foi imediata e muito forte, a diferença de retomada com o turbo Ă© gritante.


Essa diferença tambĂ©m impacta no consumo de combustĂ­vel, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 15,5 km/l, um nĂºmero surpreendente em se tratando de um carro de dimensões generosas, trĂªs pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e poucos carros para se usar o vĂ¡cuo na estrada.


O HR-V Touring tem preço sugerido a partir de R$ 139.900, 7 cores para escolher, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Honda para agendar test drive, garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, financiamento Evolution Honda, revisões com agendamento e preço antecipado, assistĂªncia 24 horas por 2 anos, Express Service e pode acreditar, vocĂª vai se sentir em um SUV com espĂ­rito esportivo.


Ficha TĂ©cnica
  • Motor 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC com InjeĂ§Ă£o Direta
  • PotĂªncia de 173cv@5500rpm - Gasolina
  • Torque de 22.4kgfm / 1700 ~ 5500rpm - Gasolina
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT com Paddle Shifts (7 velocidades)
  • TraĂ§Ă£o dianteira
  • Rodas Liga leve aro 17"
  • SuspensĂ£o dianteira MacPherson
  • SuspensĂ£o traseira com barra de torĂ§Ă£o
  • DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva - EPS
  • Comprimento 4.329(mm)
  • DistĂ¢ncia entre eixos 2.610(mm)
  • Altura 1.605(mm)
  • Largura 1.772(mm)
  • Massa em ordem de marcha-CVT 1.380(kg)
  • Peso bruto total 1.800(kg)
  • Capacidade do tanque de gasolina 50(L)
  • Volume do porta-malas- 393(L)
  • AerofĂ³lio traseiro
  • Antena na parte traseira do teto tipo shark
  • Rack de teto
  • Conjunto Ă“tico FULL LED: FarĂ³is alto, baixo e de neblina, luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED
  • Farol de Neblina
  • Grade frontal cromada com acabamento Black piano
  • Para-brisa degradĂª
  • Maçanetas externas na cor do veĂ­culo
  • Invisible Handle - Maçaneta externa da porta traseira embutida na coluna
  • Retrovisores elĂ©tricos na cor do veĂ­culo com luz indicadora de direĂ§Ă£o
  • Console central com acabamento na Ă¡rea superior em Black piano
  • Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
  • Painel e portas com revestimento soft-touch (macio ao toque)
  • Escapamento duplo cromado
  • Smart Entry: Chave inteligente com sensor de presença para destravamento automĂ¡tico das portas
  • BotĂ£o para partida do motor (Start/ Stop Engine)
  • Ar-condicionado digital FULL Touchscreen
  • MultimĂ­dia 7" multi-touchscreen com interface para smartphones Android AutoTM e Apple CarPlay® 4
  • CĂ¢mera de marcha a rĂ© multivisĂ£o com guias de referĂªncia
  • Bluetooth® com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante com Voice Tag
  • Piloto automĂ¡tico (Cruise control)
  • Conexões: entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12volts
  • Sistema de Ă¡udio AM/FM com 4 alto-falantes + 2 tweeters
  • Freio de estacionamento eletrĂ´nico EPB (Electric Parking Brake) com funĂ§Ă£o Brake Hold
  • Rebatimento elĂ©trico dos retrovisores e FunĂ§Ă£o Tilt-Down no retrovisor do lado do passageiro
  • Retrovisor interno fotocrĂ´mico (antiofuscamento)
  • Sensores de estacionamento dianteiro (4)
  • Sensores de estacionamento traseiro (4)
  • Sensor crepuscular: Acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is com funĂ§Ă£o auto-ajuste
  • Sensor de chuva
  • Teto solar panorĂ¢mico com funĂ§Ă£o 1 toque e anti-esmagamento
  • Volante com revestimento em couro e ajustes de comandos de Ă¡udio e piloto automĂ¡tico
  • Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel em altura e profundidade
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido (60/40)
  • Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuraĂ§Ă£o dos bancos
  • Revestimento dos bancos em couro
  • Apoio para os pĂ©s
  • Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
  • BotĂ£o para desativar os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Console central elevado com porta copos emborrachado
  • Descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Detalhes das portas e maçanetas internas cromados
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • IluminaĂ§Ă£o interna dianteira individual
  • IluminaĂ§Ă£o interna traseira
  • Limpador de pĂ¡ra-brisa com funĂ§Ă£o intermitente + variĂ¡vel
  • Painel com computador de bordo multifunções
  • PĂ¡ra-sois com espelho e iluminaĂ§Ă£o embutida para motorista e passageiro
  • Porta-malas** com iluminaĂ§Ă£o interna
  • Porta-objetos nas portas dianteiras
  • Porta-revistas atrĂ¡s dos bancos dianteiros do passageiro
  • Airbags - 6(UN) Frontais, Laterais de Cortina
  • Brake light
  • Alarme
  • Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
  • Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos c/ prĂ©-tensionador/ lim. força e reg. altura
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença
  • Vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o 1 toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento
  • Estrutura de deformaĂ§Ă£o progressiva ACE
  • Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution)
  • Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados
  • Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS (Emergency Stop Signal)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em aclives
  • Sistema VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de traĂ§Ă£o e estabilidade
  • Sistema AHA (Agile Handling Assist) - Assistente de dirigibilidade Ă¡gil
  • Sistema Honda LaneWatch - Assistente para reduĂ§Ă£o de ponto cego
  • Sistema Immobilizer
  • Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
  • Trava de segurança nas portas traseiras
  • Travas elĂ©tricas com travamento automĂ¡tico acima de 15 km/h