O novo modelo da Honda é
econômico, confortável e tem preço atraente
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Não foi por acaso que a montadora
japonesa escolheu Brasília para divulgar o lançamento do seu novo modelo. No
centro do poder e do país, onde as decisões sobre as nossas vidas são tomadas,
a cidade é conhecida pelos moradores pela necessidade de se ter sempre as
quatro rodas à disposição.
A capital federal foi pensada para carros e não para os pedestres, tem em suas enormes vias a preocupação de se evitar cruzamentos e proporcionar um deslocamento mais rápido dos seus habitantes. Foi nesse ambiente propício ao uso da máquina que eu fui convidado para testar o modelo HR-V.
Trata-se de um novo carro, tem certo mix de outros modelos, mas é conceitualmente uma nova geração de SUVs, pensado em todos os detalhes de conforto e dirigibilidade habituais na marca.
Tudo começa com o motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne. O propulsor gera 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol, quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm.
Essa é uma das novidades, quase não existe diferença entre o tipo de combustível utilizado, o que dá ao consumidor a opção que lhe for mais conveniente. A transmissão manual com seis velocidades é exclusiva para a versão LX, já os outros modelos contam com o CVT e os paddle shift para a top de linha.
São muitos os itens de série, o controle de tração/estabilidade VSA, o sistema de direção MA-EPS, que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, o HSA que é um assistente de partida em rampa, além dos pneus 215/55 R17, as rodas de17” com design esportivo e o
sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. Também de série, o
freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold.
Fiz o teste com o novo veículo em duas etapas, uma de estrada e outra no trecho urbano. Durante o tempo em que estivemos na cidade, a velocidade controlada em60 km/h possibilita a
utilização do controle de velocidade, muito prático e seguro em lugares como
Brasília, talvez em São
Paulo , que tem um trânsito mais caótico, sua utilização seja
mais limitada.
O conforto interno e a ótima posição do motorista são muito bem pensados nesse modelo. A direção ajusta em qualquer posição, bem como o banco e encosto, o grande pára-brisa e as janelas e vidros estruturais fornecem ampla visão em todas as direções. O modelo testado tinha o câmbio CVT, que faz engates precisos e suaves e os itens de conforto garantem uma viagem muito tranqüila e segura.
Por dentro, o HR-V surpreende pela simplicidade e diversidade de equipamentos e soluções de conforto. O uso de materiais macios ao toque, as saídas de ar com fluxo diferenciado, o ar-condicionado digital, os comandos touch screen do sistema multimídia com monitor de7”
e navegador integrado ao painel, elevam a categoria do modelo.
As suas medidas são generosas:4.295 mm de comprimento, 1.586 mm
de altura, 2.610 mm
de entre - eixos, 1.770 mm
de largura e porta-malas com 437
litros de capacidade, garantindo um excelente espaço
interno e de bagagem, cinco pessoas viajam sem apertos ou desconfortos.
Na estrada o HR-V se comporta muito bem. O conjunto mecânico é harmônico e bem ajustado às necessidades do carro em todas as situações, até mesmo nos momento de ultrapassagens em curtos trechos de faixa aberta. A redução de marcha e o aumento de giros é rápido e seguro, não existe aquela coisa do carro “pensar” antes de executar, ele faz e ponto.
Os modelos estavam abastecidos com etanol, mesmo assim o consumo ficou dentro da normalidade de concorrentes na mesma categoria. Na estrada, o SUV fez a média de 10,5 km/l, já na cidade, a média foi de 7,3 km/l, dados do computador de bordo, medidos após o termino de cada viagem.
O HR-V chega nas 217 concessionárias da marca a partir do dia 20/03, têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, sete cores disponíveis e com os preços sugeridos para os modelos: LX MT R$ 69.900, LX CVT R$ 75.400, EX CVT R$ 80.400 e EXL CVT R$ 88.700. Com a projeção de vendas de cerca de 50.000 unidades este ano, o modelo fabricado na planta de Sumaré é a maior aposta da montadora para 2015.
A capital federal foi pensada para carros e não para os pedestres, tem em suas enormes vias a preocupação de se evitar cruzamentos e proporcionar um deslocamento mais rápido dos seus habitantes. Foi nesse ambiente propício ao uso da máquina que eu fui convidado para testar o modelo HR-V.
Trata-se de um novo carro, tem certo mix de outros modelos, mas é conceitualmente uma nova geração de SUVs, pensado em todos os detalhes de conforto e dirigibilidade habituais na marca.
Tudo começa com o motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne. O propulsor gera 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol, quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm.
Essa é uma das novidades, quase não existe diferença entre o tipo de combustível utilizado, o que dá ao consumidor a opção que lhe for mais conveniente. A transmissão manual com seis velocidades é exclusiva para a versão LX, já os outros modelos contam com o CVT e os paddle shift para a top de linha.
São muitos os itens de série, o controle de tração/estabilidade VSA, o sistema de direção MA-EPS, que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, o HSA que é um assistente de partida em rampa, além dos pneus 215/55 R17, as rodas de
Fiz o teste com o novo veículo em duas etapas, uma de estrada e outra no trecho urbano. Durante o tempo em que estivemos na cidade, a velocidade controlada em
O conforto interno e a ótima posição do motorista são muito bem pensados nesse modelo. A direção ajusta em qualquer posição, bem como o banco e encosto, o grande pára-brisa e as janelas e vidros estruturais fornecem ampla visão em todas as direções. O modelo testado tinha o câmbio CVT, que faz engates precisos e suaves e os itens de conforto garantem uma viagem muito tranqüila e segura.
Por dentro, o HR-V surpreende pela simplicidade e diversidade de equipamentos e soluções de conforto. O uso de materiais macios ao toque, as saídas de ar com fluxo diferenciado, o ar-condicionado digital, os comandos touch screen do sistema multimídia com monitor de
As suas medidas são generosas:
Na estrada o HR-V se comporta muito bem. O conjunto mecânico é harmônico e bem ajustado às necessidades do carro em todas as situações, até mesmo nos momento de ultrapassagens em curtos trechos de faixa aberta. A redução de marcha e o aumento de giros é rápido e seguro, não existe aquela coisa do carro “pensar” antes de executar, ele faz e ponto.
Os modelos estavam abastecidos com etanol, mesmo assim o consumo ficou dentro da normalidade de concorrentes na mesma categoria. Na estrada, o SUV fez a média de 10,5 km/l, já na cidade, a média foi de 7,3 km/l, dados do computador de bordo, medidos após o termino de cada viagem.
O HR-V chega nas 217 concessionárias da marca a partir do dia 20/03, têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, sete cores disponíveis e com os preços sugeridos para os modelos: LX MT R$ 69.900, LX CVT R$ 75.400, EX CVT R$ 80.400 e EXL CVT R$ 88.700. Com a projeção de vendas de cerca de 50.000 unidades este ano, o modelo fabricado na planta de Sumaré é a maior aposta da montadora para 2015.
LX
|
EX
|
EXL
|
||
FICHA
TÉCNICA
|
Motor
|
1.8l 16V SOHC i-VTEC
FlexOne
|
1.8l 16V SOHC i-VTEC
FlexOne
|
1.8l 16V SOHC i-VTEC
FlexOne
|
Potência - gasolina/etanol (cv@rpm)
|
140/6.500 - 139/6.300
|
140/6.500 - 139/6.300
|
140/6.500 - 139/6.300
|
|
Torque - gasolina/etanol (kgf.m@rpm)
|
17,3 x 4.800 - 17,4
x 5.000
|
17,3 x 4.800 - 17,4
x 5.000
|
17,3 x 4.800 - 17,4
x 5.000
|
|
Tração
|
Dianteira
|
Dianteira
|
Dianteira
|
|
Transmissão manual de 6 velocidades
|
o
|
-
|
-
|
|
Transmissão automática do tipo CVT
|
o
|
o
|
com Paddle Shift
|
|
Pneus
|
215/55 R17
|
215/55 R17
|
215/55 R17
|
|
Estepe temporário
|
o
|
o
|
o
|
|
Rodas de liga leve (pol)
|
Liga leve - aro 17'
(CVT)
|
Liga leve - aro 17'
|
Liga leve - aro 17'
|
|
Rodas de aço (pol)
|
Aço - aro 17' (MT)
|
-
|
-
|
|
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
|
o
|
o
|
o
|
|
Suspensão dianteira
|
McPherson
|
McPherson
|
McPherson
|
|
Suspensão traseira
|
Barra de torção
|
Barra de torção
|
Barra de torção
|
|
DIMENSÕES
|
Distância entre eixos (mm)
|
2610
|
2610
|
2610
|
Comprimento (mm)
|
4294
|
4294
|
4294
|
|
Altura (mm)
|
1586
|
1586
|
1586
|
|
Largura (mm)
|
1772
|
1772
|
1772
|
|
Massa em ordem de marcha (kg) MT/CVT
|
1265 / 1271
|
1270
|
1276
|
|
Peso bruto total (kg) MT/CVT
|
1740
|
1740
|
1740
|
|
Capacidade do tanque de gasolina (l)
|
51
|
51
|
51
|
|
Volume do porta-malas* (l)
|
431+6=437
|
431+6=437
|
431+6=437
|
|
EXTERIOR
|
Aerofólio traseiro
|
o
|
o
|
o
|
Antena na parte traseira do teto
|
o
|
o
|
o
|
|
Brake light
|
o
|
o
|
o
|
|
Calotas
|
o (MT)
|
-
|
-
|
|
Câmera de marcha a ré multivisão
|
-
|
o
|
o
|
|
Farol de neblina
|
-
|
o
|
o
|
|
Lanternas traseiras em LED
|
o
|
o
|
o
|
|
Maçanetas externas
|
na cor do veículo
|
na cor do veículo
|
cromadas
|
|
Para-brisa dégradé
|
o
|
o
|
o
|
|
Retrovisores elétricos na cor do veículo
|
o
|
com luz de direção
|
com luz de direção
|
|
Rebatimento elétrico dos retrovisores e função Tilt
Down no retrovisor do lado do passageiro
|
-
|
-
|
o
|
|
Rack de teto
|
-
|
o
|
o
|
|
INTERIOR
|
Volante com acabamento em couro*
|
-
|
o
|
o
|
Alavanca interna de abertura do bocal de
abastecimento
|
o
|
o
|
o
|
|
Acabamento Soft-touch na moldura do painel
|
o
|
o
|
o
|
|
Acabamento em couro* no console central,
descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
|
o
|
o
|
o
|
|
Transmissão com acabamento em couro*
|
-
|
-
|
o
|
|
Alto-falante
|
4x
|
4x
|
4x
|
|
Bluetooth para ligações (HFT - Hands Free Telephone)
e reprodução de músicas (BTA - Bluetooth Audio) com ajuste no volante
|
o
|
o
|
o
|
|
Apoio para os pés
|
o
|
o
|
o
|
|
Ar-condicionado
|
o
|
o
|
digital full
touchscreen
|
|
Áudio 2DIN
|
o
|
-
|
-
|
|
Áudio com visor LCD de
|
-
|
o
|
-
|
|
EPB - Electric Parking Brake (freio de
estacionamento por botão)
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema Brake Hold
|
o
|
o
|
o
|
|
Banco do motorista com regulagem de altura
|
o
|
o
|
o
|
|
Bancos traseiros reclináveis, bipartidos (60/40)
|
o
|
o
|
o
|
|
Bancos com sistema de rebatimento ULT
|
o
|
o
|
o
|
|
Coluna de direção ajustável em altura
|
+ profundidade
|
+ profundidade
|
+ profundidade
|
|
Console central elevado com porta-copos
|
o
|
o
|
o
|
|
Descansa-braço dianteiro com compartimento
|
o
|
o
|
o
|
|
Desembaçador do vidro traseiro
|
o
|
o
|
o
|
|
Detalhes nas portas e maçanetas internas
|
cromados
|
cromados
|
cromados
|
|
Display multimídia com tela de 7" multi
touchscreen com navegador GPS
|
-
|
-
|
o
|
|
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
|
Entrada auxiliar e conexão USB para MP3 players, pen
drive e iPod/iPhone/iPad
|
o
|
o
|
- entrada auxiliar
|
|
Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen
drive e iPod/iPhone/iPad
|
-
|
-
|
o
|
|
Iluminação interna dianteira individual
|
o
|
o
|
o
|
|
Limpador de para-brisa com intermitente
|
o
|
variável
|
variável
|
|
Painel com computador de bordo multifunções
|
o
|
o
|
o
|
|
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e
passageiro
|
o
|
+ iluminação
|
+ iluminação
|
|
Piloto automático (cruise control)
|
-
|
o
|
o
|
|
Porta-malas com iluminação interna
|
o
|
o
|
o
|
|
Porta-objetos nas portas dianteiras
|
o
|
o
|
o
|
|
Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros
|
-
|
passageiro
|
motorista/passageiro
|
|
Revestimento dos bancos
|
tecido
|
tecido
|
couro*
|
|
Sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP3/WMA com
4 alto-falantes
|
o
|
o
|
+ 2 tweeters
|
|
Tomada 12 volts
|
o
|
x2
|
x2
|
|
Vidros elétricos com função 1 toque para
abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento
|
o
|
o
|
o
|
|
Volante com ajustes do sistema de som
|
-
|
o
|
o
|
|
SEGURANÇA
|
Alarme
|
o
|
o
|
o
|
Airbag frontal para motorista e passageiro
|
o
|
o
|
o
|
|
Airbag lateral para motorista e passageiro
|
-
|
-
|
o
|
|
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e
passageiro
|
o
|
o
|
o
|
|
Barras de proteção lateral
|
o
|
o
|
o
|
|
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/
pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
|
o
|
o
|
o
|
|
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos
os ocupantes
|
o
|
o
|
o
|
|
Chave com controle de abertura/fechamento das portas
e dos vidros elétricos
|
canivete
|
canivete
|
canivete
|
|
Disco de freio nas 4 rodas
|
o
|
o
|
o
|
|
Freios com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake
System/Electronic Brake Distribution)
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema Immobilizer
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de
partidas em aclive)
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade)
|
o
|
o
|
o
|
|
Sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do
assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
|
o
|
o
|
o
|
|
ESS (Emergency Stop Signal)*
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava de segurança central dos vidros dos
passageiros
|
o
|
o
|
o
|
|
Trava de segurança nas portas traseiras
|
o
|
o
|
o
|
|
Travas elétricas com travamento automático acima de
|
o
|
o
|
o
|
|
CORES
|
Branco Taffeta Sólido; Prata Global Metálico; Cinza
Iridium Metálico; Cinza Barium Metálico; Preto Cristal Perolizado; Marrom Júpiter
Metálico, Vermelho Mercúrio Metálico
|
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