Após uma pausa de dois meses, o Campeonato FIA de Fórmula E chega com tudo para a turnê americana, começando pela Flórida
Texto e fotos: Renault
A etapa foi disputada em Miami, uma cidade que faz do desenvolvimento sustentável um de seus principais compromissos.
Na maior aglomeração urbana da Flórida, os participantes puderam novamente colocar à prova as qualidades dos propulsores 100% elétricos Spark-Renault SRT01_E, utilizados pela categoria. Ao final de uma corrida onde uma gestão perfeita da energia é fundamental, Nicolas Prost (e.dams-Renault) levou a melhor sobre Scott Speed (Andretti) e Daniel Abt (Audi Sport Abt).
Parceira técnica do campeonato desde o início, sendo ainda escolhida entre oito construtores autorizados a trabalhar no sistema de tração na próxima temporada, a Renault Sport continua sua busca incansável por uma confiabilidade e segurança ideais para os motores elétricos Spark-Renault SRT_01E. Missão cumprida, pois os monopostos apresentaram um nível inédito de performances durante o primeiro ePrix de sua história sem intervenção do carro de segurança.
Após a única sessão de testes dominada por Sam Bird (Virgin Racing), Jean Éric Vergne (Andretti) obteve sua segunda pole position na categoria. Autor de uma largada perfeita, o antigo piloto de F1 foi surpreendido por Sam Bird, que passou a liderar a corrida. O francês havia parado para trocar de carro quando o britânico acabou sofrendo uma falta de energia, sendo ultrapassado por Nelson Piquet (China Racing) e Nick Heidfeld (Venturi).
Após as paradas nos boxes, Daniel Abt passou a liderar a corrida. Pressionado por Nicolas Prost, o alemão não conseguiu segurar o francês e Scott Speed na penúltima volta. O filho do tetracampeão do Mundo de F1 se tornou ao mesmo tempo o quinto piloto em número de etapas vencidas, além de passar a ser líder do campeonato. Primeira equipe a vencer dois ePrix, a e.dams-Renault aumenta sua diferença na classificação das equipes.
Na abertura do ePrix, dez colégios locais se enfrentaram durante o Formula E School Series. A Western High School venceu a briga e se mostrou como o estabelecimento de ensino médio de Miami mais rápido e eficiente.
A próxima etapa da Fórmula E marcará o fim das provas americanas, bem como o final da primeira parte da temporada. Todas as atenções se voltam agora para Long Beach, onde acontecerá o sexto ePrix do calendário, em 4 de abril.
Jean-Pascal Dauce, Diretor de Competições da Renault Sport Technologies
“Nossos anfitriões americanos demonstraram bastante entusiasmados pela Fórmula E. Mais uma vez, o ePrix de Miami confirmou as escolhas técnicas bem pensadas de nosso pessoal, na condição de parceiros técnicos da categoria. O desafio foi ainda mais importante devido à possibilidade de fazer apenas uma sessão de testes para mergulhar logo em seguida nos treinos classificatórios. Mais uma vez, a gestão da energia se mostrou um exercício complicado, sacrificando alguns pilotos ao final da corrida. Nossos parabéns a Nico Prost e a nossos parceiros da e.dams Renault, pela vitória que coroou uma gestão inteligente da corrida!”
RESULTADO FINAL EM MIAMI
1. Nicolas Prost (e.dams-Renault) 39 voltas
2. Scott Speed (Andretti) +0’’433
3. Daniel Abt (Audi Sport Abt) +5’’518
4. Jérôme d’Ambrosio (Dragon Racing) +5’’941
5. Nelson Piquet (China Racing) +6’’426
6. Antonio Felix da Costa (Amlin Aguri) +8’’754
7. Loïc Duval (Dragon Racing) +9’’498
8. Sam Bird (Virgin Racing) +19’’817
9. Lucas di Grassi (Audi Sport Abt) +20’’631
10. Salvador Duran (Amlin Aguri) +24’’587
Melhor volta: Nelson Piquet (China Racing) 1’07’’969
CAMPEONATOS
PILOTOS
1. Nicolas Prost (e.dams-Renault), 67 pontos
2. Lucas di Grassi (Audi Sport Abt), 60
3. Sam Bird (Virgin Racing), 52
4. Nelson Piquet Jr (China Racing), 49
5. Sébastien Buemi (e.dams-Renault), 43
6. Antonio Felix da Costa (Amlin Aguri), 37
7. Jérôme d’Ambrosio (Dragon Racing), 34
8. Jaime Alguersuari (Virgin Racing), 26
9. Daniel Abt (Audi Sport Abt) 19
10. Franck Montagny (Andretti), 18
EQUIPES
1. e.dams-Renault, 110 pontos
2. Audi Sport Abt, 79
3. Virgin Racing, 78
4. Andretti, 62
5. Dragon Racing, 56
6. China Racing, 49
7. Amlin Aguri, 40
8. Mahindra Racing, 36
9. Trulli, 12
10. Venturi, 8
0 Comentários