O SUV da montadora Norte Americana resolve dar um ponto final no estepe para retomar a liderança do segmento

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

Macaco, chave de roda e estepe, esse trio começa a desaparecer pelo menos no modelo topo de linha do sempre querido EcoSport, aquele que nasceu com uma proposta meio off-road e agora toma um caminho menos rústico e mais luxuoso, para criar um impacto, o estepe na tampa traseira, que era a marca registrada, agora nem no porta-malas vai ocupar espaço.


Durante uma semana eu avaliei o EcoSport Titanium, ele chega com a obrigação de mostrar como um carro de volume pode usar os pneus com tecnologia Run Flat. Esses pneus são usados por veículos Premium, tem as laterais reforçadas e permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento dos pneus e não precisa interromper a viagem podendo fazer o conserto depois, ele pode percorrer até 80 km a 80 km/h, com o kit de reparo que acompanha o veículo essa distância sobe para 200 km.


O EcoSport Titanium está mais bonito, sua postura mais elevada é o diferencial que fez o sucesso do SUV, agora a tecnologia já recheia a confortável cabine, seja você motorista ou passageiro, o bem estar é garantido. Na parte de segurança ele tem 7 airbags, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sistema anticapotamento (RSC), freios ABS com EBD, e claro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus.


O conjunto mecânico tem o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex com três cilindros, gera potência de 137 cv e torque de 158 Nm, transmissão automática de seis velocidades, sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo e o óleo é projetado para durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de troca, nova calibração da direção elétrica e melhora nos sistemas de suspensão e freios.


Todas essas modificações fazem do EcoSport Titanium um automóvel muito gostoso de dirigir na cidade, mesmo com seu tamanho generoso suas ações são sempre rápidas e precisas. Os equipamentos de série estão dentro da nova proposta do SUV: piloto automático, travas e vidros elétricos, computador de bordo, controle automático em descidas, ar-condicionado automático digital, câmera e sensor de ré, luzes diurnas de LED, painel de instrumentos com tela de 4,2”, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, sistema de monitoramento de ponto cego, acesso e partida sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, som Sony Premium, teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17”.


Ele realmente deixou de ser mais rústico para se transformar em um ótimo representante das novas tecnologias que a indústria automotiva praticamente impõe aos modelos mais recentes. O ótimo impacto que isso proporciona é no consumo de combustível, o EcoSport Titanium estava abastecido com gasolina, andando na cidade com o ar-condicionado ligado e três pessoas a bordo, ele fez a média de 9,3 km/l, foi uma semana de muitos engarrafamentos e deixou o consumo um pouco mais alto.


Onde ele mostra que é realmente muito diferente de seus antecessores é na estrada. A ótima conversa do motor com o câmbio faz com que o EcoSport Titanium seja muito eficiente, não existe dificuldade em atingir a velocidade próxima do limite e seu consumo é muito bom. O conforto que ele proporciona aos passageiros e motorista dá a impressão de se tratar de um automóvel de uma categoria superior, com um ótimo isolamento acústico, a cabine consegue regular rapidamente a temperatura e os barulhos externos não tem a menor chance de incomodar os passageiros, sem contar o silencio do rodar que permite que todos conversem sem gritar.


Com quatro pessoas a bordo, fizemos um bate-volta até Atibaia, terra do morango, pela rodovia Fernão Dias, uma estrada antiga modernizada em dia de tráfego normal. A média de consumo ficou em ótimos 13,0 km/l, com ar-condicionado ligado e mantendo a velocidade máxima de 110 km/h no trecho mais rápido, detalhe: usei o Cruise Control na viagem de ida, ele é daqueles que não aumentam o consumo, ao contrário, ajuda muito na economia, pode descansar o pé em alguns trechos sem medo de ficar sem combustível.


O preço inicial sugerido do EcoSport Titanium é de R$ 94.990, tem 6 cores para escolher e alguns acessórios, isso porque ele já vem completíssimo, são 3 anos de garantia sem limite de km, Serviços Total Ford, Revisão Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Seguros Ford e a certeza de ter tecnologia de ponta nas mãos e nos pneus.


Ficha Técnica
Motor
1.5 - 3 Cilindros
Potência máxima (cv @ RPM)
137 cv 6500 rpm (etanol)
130 cv 6500 rpm (gasolina)
Torque máximo (Nm @ rpm)
159 Nm 4500 rpm (etanol)
153 Nm 4500 rpm (gasolina)
Peso do veículo em ordem de marcha (kg)
1310
Tanque de combustível (l)
52 litros
Capacidade do porta-malas (l)
356 / 1.178
Altura (mm)
1693
Largura do veículo (mm) (com espelhos)
2057
Largura do veículo (mm) (sem espelhos)
1765
Distância entre eixos (mm)
2521
Comprimento total (mm)
4096
Altura livre do solo (mm)
200
Transmissão automática de 6 velocidades
X
Trocas de marcha no volante
X
Tração integral nas quatro rodas
-
Rodas de liga leve de 17"
X
Exterior

Bagageiro de Teto com barras transversais
-
Capa de estepe rigida personalizada
-
Chave canivete com controle remoto
-
Faróis com acabamento cromado
X
Gancho para reboque traseiro
-
Maçanetas externas na cor do veículo
X
Retrovisores externos na cor do veículo
X
Teto solar elétrico
X
Interior

Ar condicionado automático e digital
X
Assoalho inteligente do porta malas
X
Bancos com revestimento premium na coloração Light Stone
X
Volante revestido em couro
X
Segurança

7 Airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista)
X
Alarme anti furto volumétrico
X
Faróis de xenon
X
Farol de neblina dianteiro
X
Luzes de rodagem diurnas em LED
X
Sensor de estacionamento traseiro
X
Sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
X
Sistema de monitoramento de ponto-cego (BLIS) e alerta de tráfego cruzado (CTA)
X
Tecnologia

Acendimento automático dos faróis
X
Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave - Ford Power
X
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
X
Piloto automático
X
Sensor de chuva
X
Tela multifuncional de LCD colorida com 4.2" no painel de instrumentos
X
Central Multimídia
Sync®3
Assistência de Emergência
X
Bluetooth
X
Entradas USB
2
Câmera de Ré
X
Comandos de voz
X
Conectividade com CarPlay e Android auto
X
Controles de áudio no volante
X
Tela multifuncional de LCD touch screen de alta resolução com 8"
X
Sistema de Navegação com comando de voz em português e mapas do Brasil
X
9 alto falantes (Sony Premium Sound)
X
Applink
X
(X) série (-) não disponível


Branco Ártico
Preto Ebony
Vermelho Arpoador*
Prata Dublin
Azul Belize*
Marrom Trancoso**
Cinza Moscou
(sólida)
(sólida)
(sólida)
(metálica)
(metálica)
(metálica)
(perolizada)

*Vermelho Arpoador e Azul belize não estão disponíveis para a versão Storm.
**           Marrom Trancoso apenas disponível para a versão Storm.