O SUV da montadora Norte Americana resolve
dar um ponto final no estepe para retomar a liderança do segmento
Texto:
Eduardo Abbas
Fotos:
Ford
Macaco, chave de roda e estepe, esse trio
começa a desaparecer pelo menos no modelo topo de linha do sempre querido EcoSport, aquele que nasceu com uma
proposta meio off-road e agora toma um caminho menos rústico e mais luxuoso,
para criar um impacto, o estepe na tampa traseira, que era a marca registrada,
agora nem no porta-malas vai ocupar espaço.
Durante uma semana eu avaliei o EcoSport Titanium, ele chega com a obrigação de mostrar como um carro de volume pode usar os pneus com tecnologia Run Flat. Esses pneus são usados por veículos Premium, tem as laterais reforçadas e permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento dos pneus e não precisa interromper a viagem podendo fazer o conserto depois, ele pode percorrer até80 km a 80 km/h , com o kit de reparo que acompanha o
veículo essa distância sobe para 200 km .
O EcoSport Titanium está mais bonito, sua postura mais elevada é o diferencial que fez o sucesso do SUV, agora a tecnologia já recheia a confortável cabine, seja você motorista ou passageiro, o bem estar é garantido. Na parte de segurança ele tem 7 airbags, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sistema anticapotamento (RSC), freios ABS com EBD, e claro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O conjunto mecânico tem o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex com três cilindros, gera potência de 137 cv e torque de 158 Nm, transmissão automática de seis velocidades, sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo e o óleo é projetado para durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de troca, nova calibração da direção elétrica e melhora nos sistemas de suspensão e freios.
Todas essas modificações fazem do EcoSport Titanium um automóvel muito gostoso de dirigir na cidade, mesmo com seu tamanho generoso suas ações são sempre rápidas e precisas. Os equipamentos de série estão dentro da nova proposta do SUV: piloto automático, travas e vidros elétricos, computador de bordo, controle automático em descidas, ar-condicionado automático digital, câmera e sensor de ré, luzes diurnas de LED, painel de instrumentos com tela de4,2” ,
central multimídia SYNC 3 com tela de 8” , sistema de monitoramento de ponto cego, acesso
e partida sem chave, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, som
Sony Premium, teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17” .
Ele realmente deixou de ser mais rústico para se transformar em um ótimo representante das novas tecnologias que a indústria automotiva praticamente impõe aos modelos mais recentes. O ótimo impacto que isso proporciona é no consumo de combustível, o EcoSport Titanium estava abastecido com gasolina, andando na cidade com o ar-condicionado ligado e três pessoas a bordo, ele fez a média de 9,3 km/l, foi uma semana de muitos engarrafamentos e deixou o consumo um pouco mais alto.
Onde ele mostra que é realmente muito diferente de seus antecessores é na estrada. A ótima conversa do motor com o câmbio faz com que o EcoSport Titanium seja muito eficiente, não existe dificuldade em atingir a velocidade próxima do limite e seu consumo é muito bom. O conforto que ele proporciona aos passageiros e motorista dá a impressão de se tratar de um automóvel de uma categoria superior, com um ótimo isolamento acústico, a cabine consegue regular rapidamente a temperatura e os barulhos externos não tem a menor chance de incomodar os passageiros, sem contar o silencio do rodar que permite que todos conversem sem gritar.
Com quatro pessoas a bordo, fizemos um bate-volta até Atibaia, terra do morango, pela rodovia Fernão Dias, uma estrada antiga modernizada em dia de tráfego normal. A média de consumo ficou em ótimos 13,0 km/l, com ar-condicionado ligado e mantendo a velocidade máxima de110
km/h no trecho mais rápido, detalhe: usei o Cruise Control na viagem de ida, ele é
daqueles que não aumentam o consumo, ao contrário, ajuda muito na economia, pode descansar o pé em alguns trechos
sem medo de ficar sem combustível.
O preço inicial sugerido do EcoSport Titanium é de R$ 94.990, tem 6 cores para escolher e alguns acessórios, isso porque ele já vem completíssimo, são 3 anos de garantia sem limite de km, Serviços Total Ford, Revisão Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Seguros Ford e a certeza de ter tecnologia de ponta nas mãos e nos pneus.
Durante uma semana eu avaliei o EcoSport Titanium, ele chega com a obrigação de mostrar como um carro de volume pode usar os pneus com tecnologia Run Flat. Esses pneus são usados por veículos Premium, tem as laterais reforçadas e permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento dos pneus e não precisa interromper a viagem podendo fazer o conserto depois, ele pode percorrer até
O EcoSport Titanium está mais bonito, sua postura mais elevada é o diferencial que fez o sucesso do SUV, agora a tecnologia já recheia a confortável cabine, seja você motorista ou passageiro, o bem estar é garantido. Na parte de segurança ele tem 7 airbags, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sistema anticapotamento (RSC), freios ABS com EBD, e claro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O conjunto mecânico tem o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex com três cilindros, gera potência de 137 cv e torque de 158 Nm, transmissão automática de seis velocidades, sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo e o óleo é projetado para durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de troca, nova calibração da direção elétrica e melhora nos sistemas de suspensão e freios.
Todas essas modificações fazem do EcoSport Titanium um automóvel muito gostoso de dirigir na cidade, mesmo com seu tamanho generoso suas ações são sempre rápidas e precisas. Os equipamentos de série estão dentro da nova proposta do SUV: piloto automático, travas e vidros elétricos, computador de bordo, controle automático em descidas, ar-condicionado automático digital, câmera e sensor de ré, luzes diurnas de LED, painel de instrumentos com tela de
Ele realmente deixou de ser mais rústico para se transformar em um ótimo representante das novas tecnologias que a indústria automotiva praticamente impõe aos modelos mais recentes. O ótimo impacto que isso proporciona é no consumo de combustível, o EcoSport Titanium estava abastecido com gasolina, andando na cidade com o ar-condicionado ligado e três pessoas a bordo, ele fez a média de 9,3 km/l, foi uma semana de muitos engarrafamentos e deixou o consumo um pouco mais alto.
Onde ele mostra que é realmente muito diferente de seus antecessores é na estrada. A ótima conversa do motor com o câmbio faz com que o EcoSport Titanium seja muito eficiente, não existe dificuldade em atingir a velocidade próxima do limite e seu consumo é muito bom. O conforto que ele proporciona aos passageiros e motorista dá a impressão de se tratar de um automóvel de uma categoria superior, com um ótimo isolamento acústico, a cabine consegue regular rapidamente a temperatura e os barulhos externos não tem a menor chance de incomodar os passageiros, sem contar o silencio do rodar que permite que todos conversem sem gritar.
Com quatro pessoas a bordo, fizemos um bate-volta até Atibaia, terra do morango, pela rodovia Fernão Dias, uma estrada antiga modernizada em dia de tráfego normal. A média de consumo ficou em ótimos 13,0 km/l, com ar-condicionado ligado e mantendo a velocidade máxima de
O preço inicial sugerido do EcoSport Titanium é de R$ 94.990, tem 6 cores para escolher e alguns acessórios, isso porque ele já vem completíssimo, são 3 anos de garantia sem limite de km, Serviços Total Ford, Revisão Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Seguros Ford e a certeza de ter tecnologia de ponta nas mãos e nos pneus.
Ficha Técnica
Motor
|
1.5 - 3 Cilindros
|
Potência máxima (cv @
RPM)
|
137 cv 6500 rpm (etanol)
130 cv 6500 rpm (gasolina)
|
Torque máximo (Nm @
rpm)
|
159 Nm 4500 rpm (etanol)
153 Nm 4500 rpm (gasolina)
|
Peso do
veículo em ordem de marcha (kg)
|
1310
|
Tanque
de combustível (l)
|
|
Capacidade
do porta-malas (l)
|
356 / 1.178
|
Altura
(mm)
|
1693
|
Largura
do veículo (mm) (com espelhos)
|
2057
|
Largura
do veículo (mm) (sem espelhos)
|
1765
|
Distância
entre eixos (mm)
|
2521
|
Comprimento
total (mm)
|
4096
|
Altura
livre do solo (mm)
|
200
|
Transmissão
automática de 6 velocidades
|
X
|
Trocas
de marcha no volante
|
X
|
Tração
integral nas quatro rodas
|
-
|
Rodas de
liga leve de 17"
|
X
|
Exterior
|
|
Bagageiro
de Teto com barras transversais
|
-
|
Capa de
estepe rigida personalizada
|
-
|
Chave
canivete com controle remoto
|
-
|
Faróis
com acabamento cromado
|
X
|
Gancho
para reboque traseiro
|
-
|
Maçanetas
externas na cor do veículo
|
X
|
Retrovisores
externos na cor do veículo
|
X
|
Teto
solar elétrico
|
X
|
Interior
|
|
Ar
condicionado automático e digital
|
X
|
Assoalho
inteligente do porta malas
|
X
|
Bancos
com revestimento premium na coloração Light Stone
|
X
|
Volante
revestido em couro
|
X
|
Segurança
|
|
7
Airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista)
|
X
|
Alarme
anti furto volumétrico
|
X
|
Faróis
de xenon
|
X
|
Farol de
neblina dianteiro
|
X
|
Luzes de
rodagem diurnas em LED
|
X
|
Sensor
de estacionamento traseiro
|
X
|
Sensor
de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
|
X
|
Sistema
de monitoramento de ponto-cego (BLIS) e alerta de tráfego cruzado (CTA)
|
X
|
Tecnologia
|
|
Acendimento
automático dos faróis
|
X
|
Chave
com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave - Ford Power
|
X
|
Espelho
retrovisor interno eletrocrômico
|
X
|
Piloto
automático
|
X
|
Sensor
de chuva
|
X
|
Tela
multifuncional de LCD colorida com 4.2" no painel de instrumentos
|
X
|
Central Multimídia
|
Sync®3
|
Assistência
de Emergência
|
X
|
Bluetooth
|
X
|
Entradas
USB
|
2
|
Câmera
de Ré
|
X
|
Comandos
de voz
|
X
|
Conectividade
com CarPlay e Android auto
|
X
|
Controles
de áudio no volante
|
X
|
Tela
multifuncional de LCD touch screen de alta resolução com 8"
|
X
|
Sistema
de Navegação com comando de voz em português e mapas do Brasil
|
X
|
9 alto
falantes (Sony Premium Sound)
|
X
|
Applink
|
X
|
(X) série (-) não
disponível
|
Branco Ártico
|
Preto Ebony
|
Vermelho Arpoador*
|
Prata Dublin
|
Azul Belize*
|
Marrom Trancoso**
|
Cinza Moscou
|
(sólida)
|
(sólida)
|
(sólida)
|
(metálica)
|
(metálica)
|
(metálica)
|
(perolizada)
|
*Vermelho Arpoador e Azul belize não estão disponíveis para a versão Storm.
**
Marrom Trancoso apenas disponível para a versão
Storm.
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