GP de Abu Dhabi é onde a temporada 2020 da Fórmula 1 começa

Texto e fotos: Pirelli

Para o 21º e último Grande Prêmio do Ano, a Pirelli vai levar a combinação mais macia de pneus na sua gama. O C3 como o Hard White, o C4 como Médio Yellow e o C5 como o Soft Red.


Estes compostos são ideais para a superfície lisa do circuito de Yas Marina, proporcionando o compromisso correto entre desempenho e aderência em uma corrida que começa no final da tarde e termina à noite. Após o Grande Prêmio, os testes começam para o próximo ano com todas as equipes.


Características da pista
  • Yas Marina é na média para a temporada quando se trata de severidade, com asfalto liso e uma mistura bem equilibrada de curvas que é mais sobre tração e frenagem do que forças laterais.
  • Historicamente, o Grande Prêmio de Abu Dhabi tem sido de uma única parada, com baixo desgaste e degradação. Este parece ser o caso novamente este ano, com a escolha mais dura um nível além do que a usada em 2018, quando foram levados os Supersoft, Ultrasoft e Hipersoft. No ano passado, Lewis Hamilton venceu a corrida, trocando o Ultrasoft pelo Supersoft, durante um carro de segurança virtual.
  • Houve uma escolha de pneus mais duros em comparação com as temporadas anteriores em algumas corridas este ano. Isso foi feito para ajudar os pilotos a forçarem ao máximo durante cada período da corrida, em vez de ter que gerir o seu ritmo para garantir uma parada.
  • Com a corrida acontecendo até o período da noite, as temperaturas da pista tendem a cair drasticamente à medida que a corrida avança. Como o carro fica mais leve em combustível, isso pode alterar o padrão de comportamento do pneu para potencialmente aumentar os trechos da corrida. Isso também significa que as sessões de treinos livres, FP1 e FP3, não são particularmente representativas.
Sets selecionados por piloto

Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Abu Dhabi marca o fim de mais uma temporada muito longa, mas o trabalho ainda continua para nós após o Grande Prêmio, com uma série de testes para a Fórmula 1 e Fórmula 2, usando pneus de 13 polegadas, bem como pneus de 18 polegadas. No total, vamos levar cerca de 4.500 pneus para Abu Dhabi, incluindo os usados nas corridas e nos testes, número maior do que o dobro do habitual. O teste oficial da Fórmula 1 de dois dias após a corrida será particularmente importante, uma vez que dá uma oportunidade para as equipes compararem os pneus de 2019 a 2020 em condições representativas e com carros especificamente adaptados pela primeira vez. Antes disso, temos um último Grande Prêmio para disputar. Há uma grande chance de podermos voltar a registar novos recordes neste fim de semana, já que as equipes maximizaram o conhecimento dos pneus de 2019”.