O SUV compacto da montadora japonesa ganhou em equipamentos e acabamento, o resto continua a ser sucesso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Sabe aquela mĂ¡xima que diz “em time que estĂ¡ ganhando nĂ£o se mexe”? Pois Ă©, parece que Ă© exatamente isso que a Honda pensa a respeito do WR-V, desde que eu fiz o primeiro teste com o modelo, que vocĂª pode lembrar AQUI, jĂ¡ estava na hora de ver o que mudou na nova versĂ£o, essa na verdade Ă© a de entrada.


Durante uma semana eu pude utilizar o WR-V EX, rodei na cidade e na estrada e pude notar uma melhora considerĂ¡vel na suspensĂ£o do novo modelo. Na versĂ£o anterior ele parecia mais duro e menos obediente, neste, a dureza foi suavizada e dĂ¡ para sentir o carro mais na mĂ£o.


Ele continua sendo uma aposta muito interessante da Honda, o modelo desenvolvido e fabricado no Brasil nĂ£o Ă© carro de volume de vendas, seu desenho aventureiro Ă© muito diferente e mantĂ©m a mecĂ¢nica campeĂ£ que jĂ¡ equipa seus irmĂ£os hatch e sedĂ£: motor 1.5 i-VTEC FlexOne, gera 116 cv e 5,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, aliado a transmissĂ£o CVT de 6 velocidades com conversor de torque, o modelo que eu utilizei estava abastecido com combustĂ­vel fĂ³ssil.


Desta vez eu inverti a avaliaĂ§Ă£o, primeiro fui para a estrada aproveitando o tanque cheio e o fato de ser dia de meio da semana, normalmente eu pego estrada sĂ¡bado ou domingo. Ele continua sendo muito camarada quando se anda em uma Rodovia como a dos Bandeirantes e depois a Via Anhanguera em direĂ§Ă£o a Vinhedo, para um almoço de negĂ³cios.


Respeitando a velocidade mĂ¡xima de 120 km/h o WR-V EX fez uma excelente mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 13,3 km/l quando eu administrei a velocidade no pĂ©, se for usar o Cruise Control ele fica mais beberrĂ£o, a mĂ©dia nĂ£o passou de 12,1 km/l, Ă©ramos duas pessoas a bordo com o novo ar condicionado digital ligado o tempo todo.


Ele continua sendo aquele menino educado e fiel quando se trata de andar em velocidades mais altas, a 6ª marcha Ă© utilizada o tempo todo, raramente ele reduz mesmo em momentos de ultrapassagem, o CVT Ă© muito bom.


O sistema de refrigeraĂ§Ă£o da cabine Ă© novo e estĂ¡ em todas as versões, ele tem tambĂ©m uma nova central multimĂ­dia compatĂ­vel com Apple CarPlay e Android Auto, lembra um tablet, quando do espelhamento do Smartphone permite navegaĂ§Ă£o via Waze e tem funĂ§Ă£o Voice Tag. Outras novidades sĂ£o o descansa-braço central com porta-objetos e a abertura e fechamento dos vidros com funĂ§Ă£o “um toque” para motorista e passageiro.


Na cidade o WR-V EX Ă© aquele veĂ­culo que faz toda a diferença para quem procura um carro “altinho” compacto e econĂ´mico. O fato no "salto", diferentemente de seus irmĂ£os, agrada muito o pĂºblico feminino, seus acessĂ³rios e apĂªndices eletrĂ´nicos facilitam a vida de quem faz manobras, o Magic Seat Honda ajuda achar a melhor posiĂ§Ă£o dos bancos e os controles no volante ou perto dele sĂ³ ajudam a manter as mĂ£os sempre no controle.


A economia de combustĂ­vel tambĂ©m Ă© um fator determinante e muito positivo, o WR-V EX roda, com muita tranqĂ¼ilidade em quase todas as velocidades que sĂ£o limitadas na cidade, em 4ª marcha, raramente reduz para 3ª e mais raro ainda Ă© engatar a 5ª. Com isso, o consumo mĂ©dio que eu consegui fazer foi de 10,8 km/l, segundo dados do computador de bordo e com toda a parafernĂ¡lia gastadora de gasolina ligada.


O WR-V EX tem preço inicial sugerido de R$ 83.700,00, 6 cores para escolher, 3 anos de garantia, 2 anos de AssistĂªncia 24 horas, financiamento Evolution Honda, Test Drive nas concessionĂ¡rias e te dĂ¡ aquela vontade de ser dono de um carro japonĂªs de verdade, duvida?


Ficha TĂ©cnica
  • Motor 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • PotĂªncia Gasolina: 115cv/6.000rpm
  • PotĂªncia Etanol: 116cv/6.000rpm
  • TraĂ§Ă£o dianteira
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT
  • Rodas de Liga leve - aro 16''
  • Pneus 195/60 R16
  • Estepe temporĂ¡rio
  • DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva / (EPS)
  • SuspensĂ£o dianteira MacPherson
  • SuspensĂ£o traseira Barra de torĂ§Ă£o
  • Amortecedores dianteiros com batentes hidrĂ¡ulicos
  • Consumo de combustĂ­vel - Cidade/Etanol 8,1Km/L
  • Consumo de combustĂ­vel - Cidade/Gasolina 11,7Km/L
  • Consumo de combustĂ­vel - Estrada/Etanol 8,8Km/L
  • Consumo de combustĂ­vel - Estrada/Gasolina 12,4Km/L
  • Consumo de combustĂ­vel - ClassificaĂ§Ă£o Categoria C
  • Consumo de combustĂ­vel - ClassificaĂ§Ă£o Geral B
  • NĂ­vel de emissões A
  • DistĂ¢ncia entre eixos: 2.555mm
  • Comprimento: 4.000mm
  • Altura com rack de teto: 1599 mm
  • Largura: 1.734mm
  • Massa em ordem de marcha CVT: 1.123Kg
  • Peso Bruto Total CVT: 1.590Kg
  • Capacidade do tanque de gasolina: 45,3L
  • Volume do porta-malas: 363L
  • Volume mĂ¡ximo do porta-malas com bancos traseiros rebatidos no sistema Magic Seat: 1.045L
  • Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro dianteiro
  • Alarme
  • Barras de proteĂ§Ă£o lateral
  • Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
  • Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com prĂ©-tensionador; limitador de força e regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
  • Chave tipo canivete com controle de abertura / fechamento das portas
  • Estrutura de deformaĂ§Ă£o progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
  • Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor
  • Freios com sistema ABS e EBD (Antilock Brake System / Electronic Brake Distribuiton)
  • Sistema Immobilizer
  • Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o para cadeirinhas infantis
  • Pino de segurança para tapete
  • Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
  • Trava de segurança na portas traseiras
  • Travas elĂ©tricas com travamento automĂ¡tico acima de 15 km/h
  • Antena na parte traseira do teto
  • Brake light
  • CĂ¢mera de rĂ©
  • FarĂ³is de halogĂªnio com Luzes de Rodagem Diurna em LED / (DRL)
  • Farol de Neblina
  • Grade frontal cromada com acabamento blackpiano
  • Limpador de pĂ¡ra-brisa com funĂ§Ă£o intermitente
  • Limpador do vidro traseiro
  • Maçanetas externas na cor do veĂ­culo
  • PĂ¡ra-brisa dĂ©gradĂ©
  • Retrovisores elĂ©tricos na cor do veĂ­culo com luz indicadora de direĂ§Ă£o
  • Rack de teto
  • Rodas de liga leve 16" com design exclusivo
  • Vidros verdes com filtro UV
  • Apoio para o pĂ©
  • Apoio central de braço em couro²
  • Ar-condicionado digital FULL Touchscreen
  • 4 Alto-falantes - Dois dianteiros e dois traseiros
  • MultimĂ­dia de 7" multi-touchscreen (AM-FM / Bluetooth / internet browser - via hospot)
  • Interface para Smartphone Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice
  • Conectividade: Bluetooth, entrada auxiliar P2 e 2 entradas USB para MP3 players, pen drive, Smartphone e iPod / iPad
  • Bluetooth com comandos HFT (Hands-Free Telephone) no volante
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel em altura e profundidade
  • Console central com porta-copos
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • IluminaĂ§Ă£o interna dianteira individual e central
  • IluminaĂ§Ă£o interna do porta-malas
  • Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções, com iluminaĂ§Ă£o azul e branca (Blue/Whitemeter)
  • Para-sĂ³is com espelho de vaidade para motorista e passageiro
  • Piloto automĂ¡tico (Cruise Control)
  • Porta-objetos nas portas dianteiras
  • Porta-revistas atrĂ¡s dos bancos do motorista e do passageiro
  • Revestimento exclusivo dos bancos de tecido com combinaĂ§Ă£o dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata¹
  • Revestimento dos bancos em couro²
  • Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuraĂ§Ă£o dos bancos
  • Tomada 12 Volts
  • Vidros elĂ©tricos
  • Acionamento dos vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o AUTO para motorista + passageiro
  • Volante Multifuncional com acabamento em couro² e ajustes de Ă¡udio
  • Acabamentos e detalhes internos no painel e portas na cor prata