O SUV compacto da montadora
japonesa ganhou em equipamentos e acabamento, o resto continua a ser sucesso
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Sabe aquela mĂ¡xima que diz “em time que estĂ¡ ganhando nĂ£o se mexe”?
Pois Ă©, parece que Ă© exatamente isso que a Honda
pensa a respeito do WR-V, desde que
eu fiz o primeiro teste com o modelo, que vocĂª pode lembrar AQUI,
jĂ¡ estava na hora de ver o que mudou na nova versĂ£o, essa na verdade Ă© a de
entrada.
Durante uma semana eu pude utilizar o WR-V EX, rodei na cidade e na estrada e pude notar uma melhora considerĂ¡vel na suspensĂ£o do novo modelo. Na versĂ£o anterior ele parecia mais duro e menos obediente, neste, a dureza foi suavizada e dĂ¡ para sentir o carro mais na mĂ£o.
Ele continua sendo uma aposta muito interessante da Honda, o modelo desenvolvido e fabricado no Brasil nĂ£o Ă© carro de volume de vendas, seu desenho aventureiro Ă© muito diferente e mantĂ©m a mecĂ¢nica campeĂ£ que jĂ¡ equipa seus irmĂ£os hatch e sedĂ£: motor 1.5 i-VTEC FlexOne, gera 116 cv e 5,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, aliado a transmissĂ£o CVT de 6 velocidades com conversor de torque, o modelo que eu utilizei estava abastecido com combustĂvel fĂ³ssil.
Desta vez eu inverti a avaliaĂ§Ă£o, primeiro fui para a estrada aproveitando o tanque cheio e o fato de ser dia de meio da semana, normalmente eu pego estrada sĂ¡bado ou domingo. Ele continua sendo muito camarada quando se anda em uma Rodovia como a dos Bandeirantes e depois a Via Anhanguera em direĂ§Ă£o a Vinhedo, para um almoço de negĂ³cios.
Respeitando a velocidade mĂ¡xima de120 km/h
o WR-V EX fez uma excelente média, segundo
dados do computador de bordo, de 13,3 km/l quando eu administrei a velocidade
no pĂ©, se for usar o Cruise Control ele fica mais beberrĂ£o, a mĂ©dia nĂ£o passou
de 12,1 km/l, Ă©ramos duas pessoas a bordo com o novo ar condicionado digital
ligado o tempo todo.
Ele continua sendo aquele menino educado e fiel quando se trata de andar em velocidades mais altas, a 6ª marcha Ă© utilizada o tempo todo, raramente ele reduz mesmo em momentos de ultrapassagem, o CVT Ă© muito bom.
O sistema de refrigeraĂ§Ă£o da cabine Ă© novo e estĂ¡ em todas as versões, ele tem tambĂ©m uma nova central multimĂdia compatĂvel com Apple CarPlay e Android Auto, lembra um tablet, quando do espelhamento do Smartphone permite navegaĂ§Ă£o via Waze e tem funĂ§Ă£o Voice Tag. Outras novidades sĂ£o o descansa-braço central com porta-objetos e a abertura e fechamento dos vidros com funĂ§Ă£o “um toque” para motorista e passageiro.
Na cidade o WR-V EX Ă© aquele veĂculo que faz toda a diferença para quem procura um carro “altinho” compacto e econĂ´mico. O fato no "salto", diferentemente de seus irmĂ£os, agrada muito o pĂºblico feminino, seus acessĂ³rios e apĂªndices eletrĂ´nicos facilitam a vida de quem faz manobras, o Magic Seat Honda ajuda achar a melhor posiĂ§Ă£o dos bancos e os controles no volante ou perto dele sĂ³ ajudam a manter as mĂ£os sempre no controle.
A economia de combustĂvel tambĂ©m Ă© um fator determinante e muito positivo, o WR-V EX roda, com muita tranqĂ¼ilidade em quase todas as velocidades que sĂ£o limitadas na cidade, em 4ª marcha, raramente reduz para 3ª e mais raro ainda Ă© engatar a 5ª. Com isso, o consumo mĂ©dio que eu consegui fazer foi de 10,8 km/l, segundo dados do computador de bordo e com toda a parafernĂ¡lia gastadora de gasolina ligada.
O WR-V EX tem preço inicial sugerido de R$ 83.700,00, 6 cores para escolher, 3 anos de garantia, 2 anos de AssistĂªncia 24 horas, financiamento Evolution Honda, Test Drive nas concessionĂ¡rias e te dĂ¡ aquela vontade de ser dono de um carro japonĂªs de verdade, duvida?
Durante uma semana eu pude utilizar o WR-V EX, rodei na cidade e na estrada e pude notar uma melhora considerĂ¡vel na suspensĂ£o do novo modelo. Na versĂ£o anterior ele parecia mais duro e menos obediente, neste, a dureza foi suavizada e dĂ¡ para sentir o carro mais na mĂ£o.
Ele continua sendo uma aposta muito interessante da Honda, o modelo desenvolvido e fabricado no Brasil nĂ£o Ă© carro de volume de vendas, seu desenho aventureiro Ă© muito diferente e mantĂ©m a mecĂ¢nica campeĂ£ que jĂ¡ equipa seus irmĂ£os hatch e sedĂ£: motor 1.5 i-VTEC FlexOne, gera 116 cv e 5,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, aliado a transmissĂ£o CVT de 6 velocidades com conversor de torque, o modelo que eu utilizei estava abastecido com combustĂvel fĂ³ssil.
Desta vez eu inverti a avaliaĂ§Ă£o, primeiro fui para a estrada aproveitando o tanque cheio e o fato de ser dia de meio da semana, normalmente eu pego estrada sĂ¡bado ou domingo. Ele continua sendo muito camarada quando se anda em uma Rodovia como a dos Bandeirantes e depois a Via Anhanguera em direĂ§Ă£o a Vinhedo, para um almoço de negĂ³cios.
Respeitando a velocidade mĂ¡xima de
Ele continua sendo aquele menino educado e fiel quando se trata de andar em velocidades mais altas, a 6ª marcha Ă© utilizada o tempo todo, raramente ele reduz mesmo em momentos de ultrapassagem, o CVT Ă© muito bom.
O sistema de refrigeraĂ§Ă£o da cabine Ă© novo e estĂ¡ em todas as versões, ele tem tambĂ©m uma nova central multimĂdia compatĂvel com Apple CarPlay e Android Auto, lembra um tablet, quando do espelhamento do Smartphone permite navegaĂ§Ă£o via Waze e tem funĂ§Ă£o Voice Tag. Outras novidades sĂ£o o descansa-braço central com porta-objetos e a abertura e fechamento dos vidros com funĂ§Ă£o “um toque” para motorista e passageiro.
Na cidade o WR-V EX Ă© aquele veĂculo que faz toda a diferença para quem procura um carro “altinho” compacto e econĂ´mico. O fato no "salto", diferentemente de seus irmĂ£os, agrada muito o pĂºblico feminino, seus acessĂ³rios e apĂªndices eletrĂ´nicos facilitam a vida de quem faz manobras, o Magic Seat Honda ajuda achar a melhor posiĂ§Ă£o dos bancos e os controles no volante ou perto dele sĂ³ ajudam a manter as mĂ£os sempre no controle.
A economia de combustĂvel tambĂ©m Ă© um fator determinante e muito positivo, o WR-V EX roda, com muita tranqĂ¼ilidade em quase todas as velocidades que sĂ£o limitadas na cidade, em 4ª marcha, raramente reduz para 3ª e mais raro ainda Ă© engatar a 5ª. Com isso, o consumo mĂ©dio que eu consegui fazer foi de 10,8 km/l, segundo dados do computador de bordo e com toda a parafernĂ¡lia gastadora de gasolina ligada.
O WR-V EX tem preço inicial sugerido de R$ 83.700,00, 6 cores para escolher, 3 anos de garantia, 2 anos de AssistĂªncia 24 horas, financiamento Evolution Honda, Test Drive nas concessionĂ¡rias e te dĂ¡ aquela vontade de ser dono de um carro japonĂªs de verdade, duvida?
Ficha TĂ©cnica
- Motor 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne
- PotĂªncia Gasolina: 115cv/6.000rpm
- PotĂªncia Etanol: 116cv/6.000rpm
- TraĂ§Ă£o dianteira
- TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT
- Rodas de Liga leve - aro 16''
- Pneus 195/60 R16
- Estepe temporĂ¡rio
- DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva / (EPS)
- SuspensĂ£o dianteira MacPherson
- SuspensĂ£o traseira Barra de torĂ§Ă£o
- Amortecedores dianteiros com batentes hidrĂ¡ulicos
- Consumo de combustĂvel - Cidade/Etanol 8,1Km/L
- Consumo de combustĂvel - Cidade/Gasolina 11,7Km/L
- Consumo de combustĂvel - Estrada/Etanol 8,8Km/L
- Consumo de combustĂvel - Estrada/Gasolina 12,4Km/L
- Consumo de combustĂvel - ClassificaĂ§Ă£o Categoria C
- Consumo de combustĂvel - ClassificaĂ§Ă£o Geral B
- NĂvel de emissões A
- DistĂ¢ncia entre eixos: 2.555mm
- Comprimento: 4.000mm
- Altura com rack de teto: 1599 mm
- Largura: 1.734mm
- Massa em ordem de marcha CVT: 1.123Kg
- Peso Bruto Total CVT: 1.590Kg
- Capacidade do tanque de gasolina: 45,3L
- Volume do porta-malas: 363L
- Volume mĂ¡ximo do porta-malas com bancos traseiros rebatidos no sistema Magic Seat: 1.045L
- Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro dianteiro
- Alarme
- Barras de proteĂ§Ă£o lateral
- Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista
- Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador; limitador de força e regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
- Chave tipo canivete com controle de abertura / fechamento das portas
- Estrutura de deformaĂ§Ă£o progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
- Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor
- Freios com sistema ABS e EBD (Antilock Brake System / Electronic Brake Distribuiton)
- Sistema Immobilizer
- Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o para cadeirinhas infantis
- Pino de segurança para tapete
- Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
- Trava de segurança na portas traseiras
- Travas elĂ©tricas com travamento automĂ¡tico acima de 15 km/h
- Antena na parte traseira do teto
- Brake light
- CĂ¢mera de rĂ©
- FarĂ³is de halogĂªnio com Luzes de Rodagem Diurna em LED / (DRL)
- Farol de Neblina
- Grade frontal cromada com acabamento blackpiano
- Limpador de pĂ¡ra-brisa com funĂ§Ă£o intermitente
- Limpador do vidro traseiro
- Maçanetas externas na cor do veĂculo
- PĂ¡ra-brisa dĂ©gradĂ©
- Retrovisores elĂ©tricos na cor do veĂculo com luz indicadora de direĂ§Ă£o
- Rack de teto
- Rodas de liga leve 16" com design exclusivo
- Vidros verdes com filtro UV
- Apoio para o pé
- Apoio central de braço em couro²
- Ar-condicionado digital FULL Touchscreen
- 4 Alto-falantes - Dois dianteiros e dois traseiros
- MultimĂdia de 7" multi-touchscreen (AM-FM / Bluetooth / internet browser - via hospot)
- Interface para Smartphone Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice
- Conectividade: Bluetooth, entrada auxiliar P2 e 2 entradas USB para MP3 players, pen drive, Smartphone e iPod / iPad
- Bluetooth com comandos HFT (Hands-Free Telephone) no volante
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel em altura e profundidade
- Console central com porta-copos
- Desembaçador do vidro traseiro
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- IluminaĂ§Ă£o interna dianteira individual e central
- IluminaĂ§Ă£o interna do porta-malas
- Painel de instrumentos com computador de bordo multifunções, com iluminaĂ§Ă£o azul e branca (Blue/Whitemeter)
- Para-sĂ³is com espelho de vaidade para motorista e passageiro
- Piloto automĂ¡tico (Cruise Control)
- Porta-objetos nas portas dianteiras
- Porta-revistas atrĂ¡s dos bancos do motorista e do passageiro
- Revestimento exclusivo dos bancos de tecido com combinaĂ§Ă£o dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata¹
- Revestimento dos bancos em couro²
- Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuraĂ§Ă£o dos bancos
- Tomada 12 Volts
- Vidros elétricos
- Acionamento dos vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o AUTO para motorista + passageiro
- Volante Multifuncional com acabamento em couro² e ajustes de Ă¡udio
- Acabamentos e detalhes internos no painel e portas na cor prata
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