Os pneus mais macios para a segunda pista mais lenta do calendĂ¡rio

Texto e fotos: Pirelli

Saindo das retas de Monza, na ItĂ¡lia, a FĂ³rmula 1 agora deixa a Europa para o restante da temporada e dirige-se para a sua Ăºnica corrida disputada totalmente a noite: Singapura. No circuito de rua com a maior quantidade de curvas (23) do ano, os trĂªs compostos mais macios na gama do P Zero FĂ³rmula 1 foram escolhidos: C3 como White Hard, C4 como Yellow MĂ©dio e C5 como Red Soft.


O traçado de Marina Bay Ă© conhecido por suas condições de baixa aderĂªncia, com as equipes usando configurações de alta pressĂ£o aerodinĂ¢mica para ajudar a aumentar as velocidades de contorno de curvas nesta que Ă© a segunda pista mais lenta do ano, atrĂ¡s apenas de MĂ´naco.


CaracterĂ­sticas da pista
  • A nomeaĂ§Ă£o Ă© basicamente a mesma do ano passado, quando os pneus macios, Ultrasoft e Hipersoft foram escolhidos. Eles foram bem adaptados a uma corrida exigente, que o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu com a estratĂ©gia de uma Ăºnica parada, trocando do pneu Hipersoft para o Soft, embora vĂ¡rias outras estratĂ©gias tambĂ©m tenham sido vistas.
  • Singapura tem um recorde de 100% de uso do carro de segurança, graças ao seu traçado apertado e barreiras que nĂ£o perdoam erros. Isso significa que as estratĂ©gias precisam ser flexĂ­veis para poderem aproveitar ao mĂ¡ximo cada oportunidade que aparecer.
  • Com o circuito sendo usado apenas uma vez por ano - feito em ruas pĂºblicas - hĂ¡ um alto grau de evoluĂ§Ă£o da pista durante o final de semana, assim como os obstĂ¡culos esperados do local, como bueiros e linhas brancas que podem alterar os nĂ­veis de aderĂªncia.
  • EstĂ¡ Ă© uma corrida bem difĂ­cil pelo lado mecĂ¢nico, boa parte devido ao calor e umidade, tendo pouco espaço para ventilaĂ§Ă£o e resfriamento dos carros devido Ă s caracterĂ­sticas da pista.
  • Com a corrida sendo disputada Ă  noite, os padrões habituais de elevaĂ§Ă£o e queda de temperatura de pista durante o perĂ­odo da tarde nĂ£o sĂ£o vistos. Com algumas sessões de treinos ocorrendo mais cedo, nem sempre Ă© fĂ¡cil obter uma leitura exata das condições de corrida.
Sets selecionados por piloto

Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli: “É difĂ­cil pensar em um contraste maior do que sair de Monza e ir para Singapura. As equipes terĂ£o que dar um reset mental significativo entrando nessa reta final da temporada. Os desafios que Singapura reservam sĂ£o conhecidos por todos, assim todos tĂªm uma boa ideia do que esperar quando forem para a pista na sexta-feira. Vimos, no passado, que hĂ¡ margem para variar a estratĂ©gia e, com as ultrapassagens bastante complicadas em Marina Bay, as equipes avaliarĂ£o cuidadosamente as maneiras que elas podem, potencialmente, tirar proveito da estratĂ©gia para evoluĂ­rem na prova. Temos que considerar a probabilidade muito alta de ter carros de segurança na corrida, o que pode mudar completamente a prova. Vai ser interessante ver se alguĂ©m tenta fazer a classificaĂ§Ă£o de pneu mĂ©dio, e nĂ£o macio, para adicionar uma flexibilidade Ă  estratĂ©gia, considerando todas as variĂ¡veis. Existem algumas escolhas de pneus bastante diferentes entre os pilotos, portanto, podemos ver algumas abordagens alternativas”.

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