Ferrari faz dobradinha inédita na terceira vitória com a estratégia Soft/Hard, a mesma dos sete primeiros
Texto e fotos: Pirelli
Pela terceira corrida consecutiva a Ferrari venceu, desta vez com Sebastian Vettel, que era terceiro no grid. O alemão ultrapassou seu companheiro de equipe Charles Leclerc durante o pitstop, o monegasco chegou em segundo. Max Verstappen completou o pódio, os sete primeiros colocados usaram a mesma estratégia de pneus em uma corrida taticamente complexa e fisicamente exigente, que ainda teve três entradas do Safety Car.
Pontos chave
- Os nove primeiros pilotos do grid começaram com o pneu Soft, o restante, com exceção de Pierre Gasly, com o Médio.
- Vettel fez um 'undercut' quando parou antes que seu companheiro de equipe e assumiu a liderança da corrida. Lewis Hamilton, que foi atingido por Verstappen nos boxes, adotou uma estratégia diferente, com um primeiro período mais longo e ritmo controlado até o fim, acabou chegando em quarto.
- A gestão do ritmo foi visto na primeira metade da corrida, o que significava que o resultado só seria decidido nos estágios finais do GP.
- Singapura manteve seu recorde de 100% de Safety Car, eles apareceram por três vezes na segunda metade da corrida, o que acabou influenciando a ação.
- Ambos pilotos da Renault foram forçados a fazer estratégias alternativas, Daniel Ricciardo que largou em último no grid e Nico Hulkenberg que teve um toque na primeira volta, Carlos Sainz, estava em situação semelhante, também passou por momentos difíceis na primeira volta.
- Embora os primeiros tenham adotado a mesma estratégia, havia uma grande variedade de táticas no pelotão do meio, com pilotos fazendo uma ou duas paradas.
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Foi um grande prêmio realmente interessante, com a estratégia de pneus como um elemento-chave. Vimos muita gestão do ritmo na primeira metade da corrida, com os pilotos economizando combustível e pneus para usar mais tarde nesta que é uma prova muito longa, especialmente porque o safety car acaba com qualquer vantagem grande instantaneamente. O gerenciamento dos pneus em antecipação ao safety car provou ser um elemento-chave da corrida, e os três períodos com safety car também tiveram efeito de minimizar o desgaste e a degradação dos compostos. Como Singapura é uma pista que exige muita tração dos pneus traseiros, a configuração tende a colocar grandes cargas na frente do carro a fim de proteger a traseira. Apesar disso, estamos felizes com os níveis de desgaste e degradação vistos hoje, para os ponteiros a opção Soft/Hard se mostrou como a estratégia ideal e foi usada pelos sete primeiros colocados, mas os três compostos tiveram papel importante na corrida de hoje onde haviam várias estratégias diferentes. Parabéns a Sebastian Vettel, Charles Leclerc e a Ferrari pelo pódio duplo em uma corrida espetacular”.
Stint por piloto
Campeonato pilotos
Construtores
0 Comentários