O laticínio artesanal já participou de várias competições à nível nacional e internacional

Texto e fotos: Queijaria Fazenda São Victor

Entre vários produtores de queijo artesanal da região de Salvaterra, localizada na Ilha do Marajó (PA), Cecília e Marcus Pinheiro se destacaram.


O Queijo do Marajó Fazenda São Victor participou da 5a Edição do Queijo Brasil, considerada a maior competição nacional, e recebeu a categoria ouro, sendo classificado como um dos melhores queijos entre os mais de 700 que entraram na disputa. A produção do queijo segue como tradição na família, há mais de 270 anos. O casal de produtores iniciaram as vivências das atividades desde jovens. As origens da cultura marajoara sempre falaram mais alto, e agora mostra total força do produto que é feito em propriedade rural, preservando as leis naturais do meio ambiente, e principalmente dos búfalos. Valores os quais se refletem nos destaques do produto e com vários títulos conquistados. “Entendemos que mais essa vitória é resultado de muito empenho e esforço de um trabalho embasado no coletivo, e ainda, do valor que damos para as nossas riquezas naturais, pois sem elas, não seria possível produzirmos um produto de qualidade”, revela o produtor Marcus Pinheiro.


A iguaria bubalina cem por cento puro e artesanal e feita de leite cru, ainda este ano se manteve entre os melhores e emplacou na categoria “Prata”, no maior concurso de laticínios do mundo - 4a Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. A marca também participou de outras competições, e sempre bem colocado. Na 4a Edição do Queijo Brasil, por exemplo, a queijaria foi contemplada com o “Super Ouro”. Ainda agregou premiações expressivas, como o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, na terceira edição do Prêmio Queijo do Brasil. “Gratidão define mais essa conquista. Essa vitória representa beneficiar um conjunto de fatores para a região, uma vez que enaltecemos merecidamente a nossa matéria prima – os búfalos, que é o símbolo em diversos aspectos na Ilha do Marajó, impulsionando inclusive, o agronegócios”, destaca Cecília Pinheiro.
O tradicional Queijo do Marajó artesanal é produzido na Queijaria Fazenda São Victor, e hoje, é conhecido em várias partes do país, e comercializado nas maiores redes de mercado de várias cidades.