Ferrari contra Mercedes com diferentes estratégias de pneus
Texto e fotos: Pirelli
Charles Leclerc marcou com a Ferrari a quarta pole consecutiva, usando o pneu Soft durante o Q2 e Q3. A Mercedes, por outro lado, foi a única equipe a usar o Médio no Q2 e seus dois carros começarão a corrida de amanhã com este composto.
Leclerc começa à frente de Lewis Hamilton, enquanto Sebastian Vettel e Max Verstappen foram respectivamente terceiro e quarto mais rápidos. Leclerc recebeu o prêmio Pirelli Pole Position de Robert Shwartzman, piloto russo de Fórmula 3 e componente da Ferrari Driver Academy, que conquistou o título da FIA Fórmula 3 esta manhã.
Possíveis estratégias de corrida
Como tradicionalmente acontece no GP da Rússia de 53 voltas, uma parada será a estratégia mais rápida - mas qual delas? Em teoria, o melhor e mais rápida é começar com Soft por 15 a 19 voltas e mudar para o Hard. Na prática, pode ser uma vantagem começar com o Médio por 14 a 22 voltas e depois mudar para Hard, essa estratégia também oferece mais flexibilidade no caso de um Safety Car, por exemplo.
Uma estratégia um pouco mais lenta é começar com o Soft por 22 a 26 voltas e depois mudar para o Médio pelo resto da corrida, isso provavelmente exigiria um controle de ritmo maior. Parar duas vezes sempre será mais lento em circunstâncias normais, a troca mais rápida teoricamente é começar com o Soft por 16 a 18 voltas, volte para o Soft por mais 16 a 18 voltas, depois Médio até o fim.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Amanhã há uma batalha estratégica intrigante com a Mercedes sendo a única equipe a selecionar o pneu Médio para definir seus tempos mais rápidos no Q2. Choveu durante a noite e isso mudou a pista no FP3 e também a classificação, mas houve nenhuma chuva adicional durante o dia, se não chover mais podemos esperar uma pista mais estável amanhã, com uma parada sendo claramente o melhor caminho. No entanto, é provável que vejamos muitas opções diferentes para quem optar por uma parada, usando todos os três compostos disponíveis. Sochi não é o circuito fácil de ultrapassar, com isso podemos esperar uma grande luta tática nos boxes e na pista”.
Jogos de pneus disponíveis para a corrida
0 Comentários