Mais uma pole para Leclerc, o top 10 começará com pneus Soft
Texto e fotos: Pirelli
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, conquistou a pole com o pneu Soft P Zero Red após um final tenso do Q3, onde todos os pilotos que bloquearam Carlos Sainz da McLaren perderam a chance de uma volta voadora final.
Todos os 10 primeiros do grid fizeram suas melhores voltas no Q2 com o pneu Soft, o que significa que todos vão começar a corrida com este composto. Em contraste com o dia de ontem, as condições da pista eram secas e bastante quentes, com temperaturas perto dos 40 graus centígrados durante a classificação. No entanto, amanhã poderá ser uma história muito diferente, o clima pode voltar para as condições mais frias e úmidas da sexta-feira. Leclerc recebeu o prêmio Pirelli Pole Position das mãos do ex-piloto da Ferrari Jody Scheckter, ele venceu o Grande Prêmio da Itália e o campeonato mundial de pilotos exatamente há 40 anos, em 1979.
Possíveis estratégias de corrida
A estratégia ideal para o GP da Itália de 53 voltas é uma parada, mas é claro que tudo depende das condições climáticas. Se o tempo permanecer seco, o que é uma possibilidade razoavelmente grande, a estratégia mais rápida é começar com o Soft e mudar para o Médio na volta 22, e é nisso que os 10 pilotos da frente estão apostando. Muito próxima é a outra estratégia de parada única: começar com o Soft e depois mudar para o Hard depois de 19 voltas. Um pouco mais lento isso é outra opção de uma parada: comece com o Médio e mude para o Hard após 24 voltas.
Duas paradas é nitidamente mais lento, portanto, só deve ser considerada se o desgaste e a degradação no composto Soft for maior do que o esperado, no caso do clima estar mais quente, nesse caso comece com o Soft até a volta 16, depois Soft de novo até a 32 e termine com o Médio. Se chover, será apenas uma questão de reagir à mudança de circunstâncias e oportunidades, como os Safety Cars, as equipes reuniram informações consideráveis sobre os pneus intermediários e pontos de passagem na sexta-feira, o que certamente ajudará no processo de tomada de decisão nessas circunstâncias.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Hoje experimentamos condições muito diferentes em comparação com o que vimos ontem e as previsões são de que o tempo poderá mudar novamente amanhã, dificultando o gerenciamento do ponto de vista da engenharia e dos pneus, com as equipes tendo que se planejar para uma situação seca ou molhada com antecedência. Sem dúvida, isso teve um efeito na classificação, juntamente com a falta de treino de ontem, o fato de as equipes optarem ou não pela parada prevista depende muito do clima. Em particular, se chover, a estratégia só será decidida a medida que a corrida se desenrolar, aconteça o que acontecer, nossa seleção de pneus aqui deve permitir que os pilotos se esforcem ao máximo ao longo de cada período. Parabéns a Charles Leclerc pela segunda pole position em duas semanas”.
Jogos de pneus disponíveis para a corrida





0 Comentários