Max Verstappen estabelece o novo recorde da pista com pneus Soft

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Red Bull, Max Verstappen conquistou sua primeira pole position e de quebra marcou o novo recorde de Hungaroring usando o pneu Soft P Zero Red.


Ele e outros cinco pilotos marcaram o melhor tempo no Q2 com o pneu Médio, o que significa que ele vai começar a corrida com este composto. Verstappen recebeu o prêmio Pirelli Pole Position Award do ator inglês Jeremy Irvine, que estrelou o filme 'War Horse'. Verstappen se torna o 100º piloto a conquistar uma pole position na história da Fórmula 1.

Possíveis estratégias de corrida
A estratégia ideal para o GP da Hungria, que tem 70 voltas, é a de uma única parada. O mais rápido é trocar o Soft pelo Médio entre as voltas 24 a 30, porém, que optar por largar com o Médio e trocar pelo Hard entre as voltas 30 e 35, pode ter a mesma vantagem e ainda por cima minimizar a possibilidade de degradação.


Uma tática um pouco mais lenta é a de usar o Soft por 22 a 28 voltas e trocar pelo Hard. Duas paradas são menos eficientes, isso porque a posição na pista é muito importante em Hungaroring devido a dificuldade de ultrapassar nesta pista apertada e sinuosa. Se a opção for por duas paradas, Soft-Médio-Médio é o melhor caminho a seguir, trocando os Soft entre as voltas 16 e 20 e o primeiro conjunto de Médio entre as voltas 25 e 27. O grande ponto de interrogação é o clima, com as condições não tão quentes até agora na Hungria, ninguém tem um quadro preciso do desgaste e da degradação no pneu Soft, principalmente se as condições se aumentar o calor.


Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Já vimos algumas velocidades notáveis este ano no Hungaroring, com a volta mais rápida já batida no FP3 e que caiu ainda mais na classificação, tanto com o composto Médio quanto com o Soft. O pneu ideal em termos de flexibilidade para começar a corrida é o Médio e é por isso que os três melhores times o escolheram. No entanto, até agora, todas as indicações mostraram que os ponteiros estão extremamente próximos em termos de ritmo, por isso será um GP imprevisível, onde a estratégia de largada e pit stop serão muito importantes dada a dificuldade de ultrapassagem. O clima é outro ponto de interrogação, o que poderia afetar a estratégia se as temperaturas forem muito mais altas do tivemos que até agora. Parabéns a Max Verstappen pela brilhante primeira pole na Fórmula 1”.