Hamilton derrota Verstappen em um sensacional duelo de estratégia de pneus
Texto e fotos: Pirelli
Foi uma corrida fantástica, Lewis Hamilton ultrapassa Max Verstappen para vencer o GP da Hungria faltando quatro voltas para o final. Hamilton começou em terceiro no grid, alcançou Verstappen, que conquistou a primeira pole ontem, depois da segunda parada e garantiu um final de etapa espetacular, Vettel foi o terceiro.
Pontos chave
- Tanto Verstappen quanto Hamilton começaram a corrida no que parecia ser uma estratégia idêntica trocando o Médio pelo Hard, o inglês fez a primeira parada seis voltas depois do holandês. Não conseguindo ultrapassar Verstappen, a Mercedes optou por fazer numa segunda parada e colocou no carro de Hamilton novamente os pneus Médios, que acabou sendo a estratégia vencedora.
- Depois de ter sido ultrapassado por Hamilton, Verstappen também fez mais uma parada, colocou o pneu Soft para as voltas finais conquistando assim o ponto extra pela volta mais rápida.
- A corrida foi realizada em ritmo frenético, a dupla líder conseguiu fazer suas primeiras paradas sem perder a posição para o terceiro e quarto colocados. A volta mais rápida foi mais de três segundos acima da registrada no ano passado.
- Sebastian Vettel, terminou em terceiro com outra estratégia alternativa, um longo primeiro stint com o Médio seguido por um período menor com o Soft até o final.
- Os seis primeiros do grid começaram com o pneu Médio, Carlos Sainz era o piloto mais bem colocado a começar com o Soft partindo da sétima posição. O espanhol terminou em quinto depois de fazer uma parada para trocar do Soft para o Hard.
- Uma grande variedade de táticas de pneus foram vistas ao longo da corrida, com cinco estratégias muito diferentes entre os cinco melhores.
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Este foi um GP realmente emocionante com uma grande quantidade de estratégias, o que nos levou ao suspense até às últimas voltas! A Mercedes chamou Hamilton para o pit novamente, que acabou sendo a decisão certa, a corrida parecia que teria apenas uma parada para Hamilton e Max Verstappen. Depois de condições mistas nos treinos livres e na classificação, hoje o tempo estava seco e quente, o que contribuiu para o resultado imprevisível da corrida, já que ninguém realmente tinha dados confiáveis sobre os pneus nessas condições. Apesar destas circunstâncias exigentes, todos os três compostos se mantiveram extremamente bem, com todos contribuíram para a divertida corrida”.
Stint por piloto
Campeonato pilotos
0 Comentários