O modelo quase de entrada do sedĂ£ Ă© bom de cidade, na estrada ele sente falta de um motor mais forte

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA

Ele chegou ano passado pra mudar o rumo da prosa que a Fiat levava no mercado brasileiro, a montadora italiana saiu da cĂ´moda posiĂ§Ă£o que se encontrava e lançou vĂ¡rios produtos novos, o Cronos foi um deles.


Durante uma semana eu pude avaliar a versĂ£o quase de entrada, eu digo quase porque tem uma abaixo desta, mas quem entra na concessionĂ¡ria para comprar este modelo com esta motorizaĂ§Ă£o certamente deve optar pela versĂ£o mais equipada, entĂ£o o Cronos Drive 1.3 pode ser considerado mais desejado e com preço mais camarada.


É um sedĂ£ muito bonito, as suas linhas mais arredondadas e marcadas com vincos fortes agradam aos olhos e se destacam nas ruas. Ele tem um desenho clĂ¡ssico e ao mesmo tempo esportivo, a dianteira tem o capĂ´ alongado e farĂ³is de LED, a traseira alta com lanternas tambĂ©m em LED e a tampa do enorme porta-malas com 525 litros de capacidade.


A parte mecĂ¢nica do Cronos Drive 1.3 conta com o motor Firefly de quatro cilindros com 109 cv e 14,2 kgfm com etanol e 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina, ele faz conjunto com o cĂ¢mbio manual de cinco marchas e direĂ§Ă£o elĂ©trica. O modelo avaliado estava abastecido com o combustĂ­vel renovĂ¡vel, que na cidade de SĂ£o Paulo tem um preço muito atrativo para quem tem carro Flex. É um carro muito gostoso de se dirigir, sua motorizaĂ§Ă£o Ă© suficiente para encarar engarrafamentos e velocidades limitadas, a equalizaĂ§Ă£o do conjunto mecĂ¢nico permite que se trafegue nas mais diversas velocidades sempre precisar trocar muitas vezes as marchas.


O Cronos Drive 1.3 Ă© muito bem equipado e confortĂ¡vel, ele tem de sĂ©rie ar condicionado, vidros elĂ©tricos dianteiros, trava elĂ©trica, chave com telecomando, computador de bordo, volante com comandos de rĂ¡dio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resoluĂ§Ă£o no painel de instrumentos, sistema iTPMS de monitoramento da pressĂ£o dos pneus, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergĂªncia), volante regulĂ¡vel em altura, sistema multimĂ­dia Uconnect Touch de 7 polegadas com conexões Bluetooth, USB e porta USB para os passageiros traseiros e os opcionais farĂ³is de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, cĂ¢mera de rĂ© com linhas dinĂ¢micas, sensor de estacionamento, retrovisores elĂ©tricos com tilt down e alarme.


O Cronos Drive 1.3 Ă© um carro muito Ă¡gil e responde rapidamente aos comandos, quando chegou a hora de estacionar, executei manobras sem a menor dificuldade, os generosos retrovisores, a cĂ¢mera de rĂ© e os sensores sĂ£o aquela mĂ£ozinha necessĂ¡ria. Viajei sempre com mais duas pessoas, ar condicionado ligado e andando na velocidade da via, rodei por ruas e avenidas praticamente em 3ª e em rotaĂ§Ă£o muito baixa, isso impactou positivamente no consumo, que segundo o computador de bordo, ficou em 8,2 km/l.


O teste de rodovia ficou um pouco comprometido, chovia muito quando da minha viagem com o Cronos Drive 1.3 atĂ© o centro comercial de Alphaville, em Barueri, na grande SĂ£o Paulo. O caminho Ă© pela rodovia Castelo Branco, com diversos trechos com velocidades diferentes, mas uma boa parte a mĂ¡xima Ă© de 100 km/h, se bem que com chuva, todo cuidado Ă© pouco.


Mesmo com o piso molhado, dĂ¡ pra sentir que o carro fica o tempo todo na mĂ£o do condutor, nĂ£o tem poça nem desnĂ­vel invisĂ­vel por causa da Ă¡gua que provoque susto. O Cronos Drive 1.3 em velocidade constante e 5ª marcha Ă© muito bom, mas para se fazer uma ultrapassagem mais forte Ă© preciso voltar algumas marchas. O peso e o tamanho do carro sĂ£o os culpados, a versĂ£o com motor mais forte que eu avaliei e vocĂª pode recordar AQUI, foi mais valente e atĂ© mais econĂ´mica.


Segundo dados do computador, com trĂªs pessoas a bordo, ele registrou o consumo de 11,3 km/l, nĂ£o Ă© uma fatalidade, mas tambĂ©m nĂ£o posso dizer que Ă© o mĂ¡ximo, trata-se de um carro urbano que nĂ£o vai te deixar falando sozinho na estrada. O Cronos Drive 1.3 tem preço sugerido de R$ 61.990,00, oito cores para escolher, pacote de opcionais e de acessĂ³rios para personalizaĂ§Ă£o, garantia de trĂªs anos sem limite de quilometragem, plano de financiamento com serviços, RevisĂ£o Sob Medida, AssistĂªncia 24 Horas, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Fiat para agendar um Test Drive e fatalmente te seduzir.


Ficha TĂ©cnica
Motor
PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
NĂºmero de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³

Taxa de compressĂ£o: 13,2:1
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 101 cv a 6.000 rpm (gasolina) / 109 cv a 6.250 rpm (etanol)
Torque mĂ¡ximo (ABNT): 13,7 kgfm (gasolina) / 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote

AlimentaĂ§Ă£o
IgniĂ§Ă£o: Magneti Marelli, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica: Magneti Marelli
CombustĂ­vel: Gasolina/Etanol

TransmissĂ£o
CĂ¢mbio manual: cinco marchas Ă  frente e uma Ă  rĂ©
Relações de transmissĂ£o:
1ª – 4,273
2ª – 2,316
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
RĂ© – 4,200
Diferencial – 4,200

TraĂ§Ă£o: Dianteira com juntas homocinĂ©ticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ABS
Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diĂ¢metro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica de jogo

SuspensĂ£o dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Mola helicoidal

SuspensĂ£o traseira
Tipo: Eixo de torĂ§Ă£o com rodas semi independentes
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Mola helicoidal

DireĂ§Ă£o
Tipo: ElĂ©trica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva: 10,5 m

Rodas
Medidas: 6” x 15”
Pneus: 185/60 R15”

Peso do veĂ­culo
Em ordem de marcha: 1.139 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas
Comprimento do veĂ­culo: 4.364 mm
Largura do veĂ­culo: 1.726 mm
Altura do veĂ­culo: 1.508 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.469 mm
Bitola traseira: 1.502 mm
Altura mĂ­nima do solo: 158 mm
Volume do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustĂ­vel: 48 litros

Desempenho
Velocidade mĂ¡xima: 178 km/h (gasolina) / 183 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 12,3 s (gasolina) / 11,5 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 12,4 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 14,8 km/l (gasolina) / 10,3 km/l (etanol)