O novo sedã da montadora italiana
tem muita tecnologia, ótimo desempenho, boa economia e preço muito competitivo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA
Este certamente era um dos mais
aguardados lançamentos do ano, já está entre nós desde fevereiro e é chegado o
momento do BorrachaTV On-Line avaliar este sedã que veio para brigar forte no
seu segmento com alguns adversários novos e outros tradicionais, aqueles que caíram no gosto do
consumidor já faz tempo.
Durante uma semana eu pude usar o
Cronos Precision 1.8 Automático em
todas as situações que o dia a dia exige de quem trabalha e mora em na cidade
de São Paulo. Ele foi uma agradabilíssima surpresa, é um carro muito gostoso de
dirigir e alia algumas características que fazem dele um veículo superior, seu
acabamento e isolamento acústico superiores não são muito usuais em modelos desta
categoria, com isso ele já chega arrasando.
A parte mecânica é de respeito e têm
soluções muito inteligentes, o motor 1.8 E.torQ
Evo VIS (Variable Intake System) de 139 cv e 19,3 kgfm, conta com o recurso
Neutral Function, que desacopla o
motor da transmissão em paradas rápidas no trânsito, câmbio automático de seis
velocidades, Paddle Shift para trocas
manuais e controle de velocidade de cruzeiro, ou seja, a FCA mandou descer tudo que tinha de melhor na prateleira pra montar
esse carro.
O Cronos Precision 1.8 Automático estava abastecido com etanol, a minha
preocupação era ressaltar o desempenho usando o combustível ecológico e claro,
medindo sua atuação com aquele que, teoricamente, deveria ter menos economia. Aí
entra mais uma surpresa muito boa, na cidade o carro é ágil e muito preciso,
encara os engarrafamentos sem grandes mudanças de humor e acredite, cabe em
qualquer vaga de estacionamento, seu tamanho médio é grande por dentro e
pequeno por fora.
Suas linhas são muito bonitas e
bem marcadas, a dianteira tem traços fortes típico de modelos esportivos, faróis
com assinatura em LED e grade com elemento central cromado, ele fica com uma
cara que parece estar sorrindo e pedindo passagem com aquele olhar de predador.
Já na lateral, seus vincos são fortes e bem marcados e ela se conecta à traseira
com generosas lanternas em LED, visto de longe e mesmo de perto a percepção não muda, ele foge
daquela característica de uma tampa reta, seu recuo proposital esconde o porta-malas
com 525 litros !
Claro que na cidade ele chama atenção
pela beleza das linhas, mas principalmente pela eficiência que consegue trazer para o consumidor. A capital paulista é, além de um
centro econômico muito importante, um dos locais onde as velocidades têm variações
enormes às vezes na mesma avenida. São ruas onde as máximas giram entre 20 km/h e 40 km/h e avenidas que
variam entre 40, 50, 60, 70 e 90
km/h , as duas últimas no caso das marginais. Encarei uma
ida da Zona Sudeste para a Zona Oeste e voltando à origem, em outro momento da
Sudeste para a Norte e para a Leste, nessa maratona ficou claro que a equalização de
motor e câmbio é uma característica muito boa, quase sempre andei em 4ª marcha, às vezes 5ª e poucas vezes nas mais baixas, com isso o Cronos Precision
1.8 Automático foi pra lá de econômico, fiz uma média, segundo dados do
computador de bordo, de 8,9 km/l, muito acima do que a montadora informa como
sendo o default deles.
Mas não é só a parte mecânica que
impressiona pela eficiência e agilidade, o acabamento interno e os equipamentos
são especialíssimos no Cronos Precision
1.8 Automático. Ele tem, entre outros itens, o sistema multimídia Uconnect Touch
de 7 polegadas ,
volante multifuncional, iTPMS (sensor de pressão dos pneus), Start&Stop,
partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento
elétrico, tilt down e puddle lamps, sensores de chuva, crepuscular e
ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas
dinâmicas, sensor de estacionamento, direção elétrica, air bags laterais, ESC,
TC, ESS, HH, bancos em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas .
É uma lista de respeito para um
carro que é muito equilibrado e prazeroso de dirigir, suas respostas sempre rápidas
e precisas, avaliar na estrada é uma obrigação mesmo que seja em uma viagem de
tiro curto. Como eu gosto muito de misturar testes com lugares turísticos ou
restaurantes especiais, desta vez resolvi levar o Cronos Precision 1.8 Automático para conhecer o mar, subir e descer
a serra será uma forma muito eficaz de avaliar o modelo.
O destino é Guarujá no litoral de São Paulo, a cidade que
já foi chamada de "Pérola do
Atlântico" por causa de suas praias e belezas naturais. Hoje ela
vive um misto de local abarrotado de turistas na alta temporada e feriados e um
quase vazio em dias normais, que faz dela uma cidade muito calma e preparada
para atender sempre uma superpopulação. Por isso é bom ir fora de temporada,
quem está preparado para atender milhares vai te dar a maior atenção do mundo,
os restaurantes são excelentes e o preço menos salgado que se pode imaginar.
Na ida a viagem foi muito tranqüila,
logo atingi a velocidade máxima da Rodovia dos Imigrantes que é de 120 km/h , o Cronos Precision 1.8 Automático se
manteve em 6ª marcha durante o tempo todo, mesmo na descida da serra não foram feitas reduções,
apenas o controle da velocidade no freio garantiu uma grande economia de combustível.
Aliás, no trecho de planalto eu usei o Cruise Control, que tem uma característica
diferente de outros modelos, ele não fica fazendo trocas desnecessárias, ao
contrário, procura manter a velocidade de forma gradual sem trancos.
Com isso eu consegui no trecho de
ida uma média de 13,1 km/l, segundo dados do computador de bordo, um número
impressionante se levar em consideração que éramos três pessoas a bordo, ar
condicionado ligado e uma velocidade não muito baixa. Já na volta e usando a
mesma estrada o tempo todo, o comportamento do Cronos Precision 1.8 Automático não foi muito diferente nem o
consumo assustador, mesmo nos trechos de subida de serra ele reduziu para a 5ª marcha pouquíssimas vezes,
mais nos momentos que eu acelerei para fazer uma ultrapassagem. Na metade do
percurso eu liguei novamente o Cruise Control e o comportamento do carro
acabou não sendo muito diferente daquele na descida.
Sempre priorizando o conforto na
resposta do conjunto mecânico, suas ações apenas aumentaram um pouco a
quantidade de reduções de marcha, na verdade dobrou, então se foram 3 vezes com o pé
no pedal, com o sistema aumentaram para 5 ou 6. Com dados do computador de bordo, a média
de consumo na volta ficou em ótimos 10,2 km/l, muito menor que a divulgada pela
FIAT.
Na mitologia grega, Cronos era o rei dos titãs e o grande Deus do tempo, já aqui no Brasil ele pretende ser o rei das ruas e o Deus da economia, por isso o Cronos
Precision 1.8 Automático tem preço sugerido de R$ 69.990, oito cores para
escolher: três sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três
metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas
(Branco Alaska e Vermelho Marsala), 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, Assistência
24 Horas, agendamento de Test Drive em todas as concessionárias da marca,
uma enorme quantidade de acessórios e pacotes para personalizar, serviços e
revisões com preços especiais e programadas e a certeza que, é o sedã a ser
batido pela concorrência.
Ficha técnica
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.747 cm³
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência máxima (ABNT): 135 cv (gasolina) /
139 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 18,8 kgfm (gasolina) /
19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 4 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital
incorporada ao sistema de injeção
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina/Etanol
Câmbio
Número de marchas: seis à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185
Relação de transmissão do diferencial: 3,683
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica
com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 284 mm ) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm ) com sapata
autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com
rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra
estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de
duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi
independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de
duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m
Rodas
Medidas: 6” x 16” de liga leve
Pneus: 195/55 R16”
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.271 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.364 mm
Largura do veículo: 1.726 mm
Altura do veículo: 1.516 mm
Distância entre-eixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.465 mm
Bitola traseira: 1.498 mm
Altura mínima do solo: 164 mm
Volume do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 48 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 195 km/h (gasolina) / 196 km/h (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2
km/l (etanol)
Ciclo estrada: 13,3 km/l (gasolina) / 9,6
km/l (etanol)
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