O novo sedã da montadora italiana tem muita tecnologia, ótimo desempenho, boa economia e preço muito competitivo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA

Este certamente era um dos mais aguardados lançamentos do ano, já está entre nós desde fevereiro e é chegado o momento do BorrachaTV On-Line avaliar este sedã que veio para brigar forte no seu segmento com alguns adversários novos e outros tradicionais, aqueles que caíram no gosto do consumidor já faz tempo.


Durante uma semana eu pude usar o Cronos Precision 1.8 Automático em todas as situações que o dia a dia exige de quem trabalha e mora em na cidade de São Paulo. Ele foi uma agradabilíssima surpresa, é um carro muito gostoso de dirigir e alia algumas características que fazem dele um veículo superior, seu acabamento e isolamento acústico superiores não são muito usuais em modelos desta categoria, com isso ele já chega arrasando.


A parte mecânica é de respeito e têm soluções muito inteligentes, o motor 1.8 E.torQ Evo VIS (Variable Intake System) de 139 cv e 19,3 kgfm, conta com o recurso Neutral Function, que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas no trânsito, câmbio automático de seis velocidades, Paddle Shift para trocas manuais e controle de velocidade de cruzeiro, ou seja, a FCA mandou descer tudo que tinha de melhor na prateleira pra montar esse carro.


O Cronos Precision 1.8 Automático estava abastecido com etanol, a minha preocupação era ressaltar o desempenho usando o combustível ecológico e claro, medindo sua atuação com aquele que, teoricamente, deveria ter menos economia. Aí entra mais uma surpresa muito boa, na cidade o carro é ágil e muito preciso, encara os engarrafamentos sem grandes mudanças de humor e acredite, cabe em qualquer vaga de estacionamento, seu tamanho médio é grande por dentro e pequeno por fora.


Suas linhas são muito bonitas e bem marcadas, a dianteira tem traços fortes típico de modelos esportivos, faróis com assinatura em LED e grade com elemento central cromado, ele fica com uma cara que parece estar sorrindo e pedindo passagem com aquele olhar de predador. Já na lateral, seus vincos são fortes e bem marcados e ela se conecta à traseira com generosas lanternas em LED, visto de longe e mesmo de perto a percepção não muda, ele foge daquela característica de uma tampa reta, seu recuo proposital esconde o porta-malas com 525 litros!


Claro que na cidade ele chama atenção pela beleza das linhas, mas principalmente pela eficiência que consegue trazer para o consumidor. A capital paulista é, além de um centro econômico muito importante, um dos locais onde as velocidades têm variações enormes às vezes na mesma avenida. São ruas onde as máximas giram entre 20 km/h e 40 km/h e avenidas que variam entre 40, 50, 60, 70 e 90 km/h, as duas últimas no caso das marginais. Encarei uma ida da Zona Sudeste para a Zona Oeste e voltando à origem, em outro momento da Sudeste para a Norte e para a Leste, nessa maratona ficou claro que a equalização de motor e câmbio é uma característica muito boa, quase sempre andei em 4ª marcha, às vezes 5ª e poucas vezes nas mais baixas, com isso o Cronos Precision 1.8 Automático foi pra lá de econômico, fiz uma média, segundo dados do computador de bordo, de 8,9 km/l, muito acima do que a montadora informa como sendo o default deles.


Mas não é só a parte mecânica que impressiona pela eficiência e agilidade, o acabamento interno e os equipamentos são especialíssimos no Cronos Precision 1.8 Automático. Ele tem, entre outros itens, o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, volante multifuncional, iTPMS (sensor de pressão dos pneus), Start&Stop, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps, sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, direção elétrica, air bags laterais, ESC, TC, ESS, HH, bancos em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas.


É uma lista de respeito para um carro que é muito equilibrado e prazeroso de dirigir, suas respostas sempre rápidas e precisas, avaliar na estrada é uma obrigação mesmo que seja em uma viagem de tiro curto. Como eu gosto muito de misturar testes com lugares turísticos ou restaurantes especiais, desta vez resolvi levar o Cronos Precision 1.8 Automático para conhecer o mar, subir e descer a serra será uma forma muito eficaz de avaliar o modelo.


O destino é Guarujá no litoral de São Paulo, a cidade que já foi chamada de "Pérola do Atlântico" por causa de suas praias e belezas naturais. Hoje ela vive um misto de local abarrotado de turistas na alta temporada e feriados e um quase vazio em dias normais, que faz dela uma cidade muito calma e preparada para atender sempre uma superpopulação. Por isso é bom ir fora de temporada, quem está preparado para atender milhares vai te dar a maior atenção do mundo, os restaurantes são excelentes e o preço menos salgado que se pode imaginar.


Na ida a viagem foi muito tranqüila, logo atingi a velocidade máxima da Rodovia dos Imigrantes que é de 120 km/h, o Cronos Precision 1.8 Automático se manteve em 6ª marcha durante o tempo todo, mesmo na descida da serra não foram feitas reduções, apenas o controle da velocidade no freio garantiu uma grande economia de combustível. Aliás, no trecho de planalto eu usei o Cruise Control, que tem uma característica diferente de outros modelos, ele não fica fazendo trocas desnecessárias, ao contrário, procura manter a velocidade de forma gradual sem trancos.


Com isso eu consegui no trecho de ida uma média de 13,1 km/l, segundo dados do computador de bordo, um número impressionante se levar em consideração que éramos três pessoas a bordo, ar condicionado ligado e uma velocidade não muito baixa. Já na volta e usando a mesma estrada o tempo todo, o comportamento do Cronos Precision 1.8 Automático não foi muito diferente nem o consumo assustador, mesmo nos trechos de subida de serra ele reduziu para a 5ª marcha pouquíssimas vezes, mais nos momentos que eu acelerei para fazer uma ultrapassagem. Na metade do percurso eu liguei novamente o Cruise Control e o comportamento do carro acabou não sendo muito diferente daquele na descida.


Sempre priorizando o conforto na resposta do conjunto mecânico, suas ações apenas aumentaram um pouco a quantidade de reduções de marcha, na verdade dobrou, então se foram 3 vezes com o pé no pedal, com o sistema aumentaram para 5 ou 6. Com dados do computador de bordo, a média de consumo na volta ficou em ótimos 10,2 km/l, muito menor que a divulgada pela FIAT.


Na mitologia grega, Cronos era o rei dos titãs e o grande Deus do tempo, já aqui no Brasil ele pretende ser o rei das ruas e o Deus da economia, por isso o Cronos Precision 1.8 Automático tem preço sugerido de R$ 69.990, oito cores para escolher: três sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala), 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, Assistência 24 Horas, agendamento de Test Drive em todas as concessionárias da marca, uma enorme quantidade de acessórios e pacotes para personalizar, serviços e revisões com preços especiais e programadas e a certeza que, é o sedã a ser batido pela concorrência.


Ficha técnica
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.747 cm³

Taxa de compressão: 12,5:1
Potência máxima (ABNT): 135 cv (gasolina) / 139 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 18,8 kgfm (gasolina) / 19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 4 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina/Etanol

Câmbio
Número de marchas: seis à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185

Relação de transmissão do diferencial: 3,683
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal


Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m

Rodas
Medidas: 6” x 16” de liga leve
Pneus: 195/55 R16”

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.271 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.364 mm
Largura do veículo: 1.726 mm
Altura do veículo: 1.516 mm
Distância entre-eixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.465 mm
Bitola traseira: 1.498 mm
Altura mínima do solo: 164 mm
Volume do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 48 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 195 km/h (gasolina) / 196 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 10,8 s (gasolina) / 9,9 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 13,3 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)