Superfície lisa, pneu Hypersoft rápido e baixa degradação

Texto e fotos: Pirelli

O pneu Hypersoft, o mais rápido e mais macio da gama da Pirelli na Fórmula 1, que quebrou recordes de volta em todas as corridas em que ele foi usado, chega agora à Rússia, ao lado dos compostos Ultrasoft e Soft. Esta é a mesma nomeação usada em Singapura, com um “intervalo” entre os compostos, já que o Supersoft ficou de fora. Novamente, isto deve ter o efeito de abrir as possibilidades de estratégia, garantindo um espaço de desempenho equilibrado entre os compostos. No entanto, com a Rússia sendo um tipo muito diferente de pista do que o de Singapura, haverá muitos elementos imprevisíveis ainda para descobrir no fim de semana.

Os três compostos selecionados

O circuito do ponto de vista do pneu

  • O circuito de Sochi era conhecido por ser muito liso e escorregadio quando ele fez sua estreia em 2014, mas desde então o asfalto amadureceu – embora não completamente como o esperado, devido aos extremos de temperatura entre o verão e inverno em Sochi.
  • A corrida retorna para uma data de outono, como era até 2016.
  • Os níveis de desgaste e degradação são geralmente baixos, mas o hipermacio é efetivamente dois níveis mais macio do que o composto mais macio levado à Rússia no último ano: o ultramacio de 2017.
  • A estratégia vencedora do ano passado foi com uma parada no box: o piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 trocando o ultramacio pelo supermacio na volta 27.
  • A curva mais exigente, que usa mais os pneus, é a número três: uma curva à esquerda com várias trajetórias.
  • O pneu dianteiro direito funciona mais ao longo da volta de 5.848 metros, com ênfase na tração e frenagem.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Com mais um intervalo entre os compostos e as mesmas indicações de Singapura, esperamos ver o mesmo tipo de variações estratégicas que tivemos na última corrida, mas em um contexto muito diferente, no circuito de Sochi. Esta é uma pista de baixa severidade, com superfície lisa, apresentando baixo nível de desgaste e degradação e é, na teoria, o cenário ideal para o hipermacio. No entanto, como este pneu nunca foi usado na Rússia antes, as equipes vão ter que entender suas características tão rapidamente quanto possível, durante as sessões de treinos livres, para ver como caberia em uma potencial estratégia de corrida. Vai ser interessante ver como o hipermacio Rosa vai funcionar nesta pista, especialmente na exigente curva três.

Detalhes da pista

Pneus selecionados até o momento