Nascido para ser sucesso, o modelo de entrada garante a qualidade da montadora japonesa e começa a se destacar nas ruas

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Em tempos de crise as pessoas optam por nĂ£o arriscar tanto, colocar um monte de dinheiro em algo de qualidade duvidosa nĂ£o Ă© muito prudente, por isso Ă s vezes pagar um pouco a mais em um bem que se tem certeza que nĂ£o vai decepcionar nem dar dor de cabeça Ă© certamente a forma mais inteligente de se resguardar.


Por isso existem os modelos de entrada, aqueles que te levam para o andar superior sem precisar desembolsar muito dinheiro, tem uma boa parte dos equipamentos que vĂ£o fazer do carro um sucesso e claro, começa a dar Ă¡gua na boca para a prĂ³xima mordida ser maior.


Durante uma semana eu avaliei o Yaris Hatch 1.3 XL Plus, ele tem mais itens de conforto e lazer, porĂ©m seu conjunto Ă© de carro de entrada, eu jĂ¡ havia testado o mesmo modelo no lançamento do carro em junho do ano passado, vocĂª pode lembrar AQUI.


O modelo hatch tem linhas exclusivas, Ă© bonito tanto indo como vindo, agrada aos olhos e marca presença por onde passa ou mesmo pĂ¡ra. Ele Ă© equipado com o motor 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 vĂ¡lvulas, 101 cv, torque de 12,9 kgfm com etanol e 94 cv e 12,5 kgfm com gasolina em conjunto com a transmissĂ£o automĂ¡tica Multidrive CVT, a mesma usada no Corolla, o modelo que eu avaliei estava abastecido com o combustĂ­vel fĂ³ssil.


O Yaris Hatch 1.3 XL Plus alĂ©m de ser bonito Ă© tambĂ©m muito eficiente, andando pelas ruas de SĂ£o Paulo, ele Ă© muito dĂ³cil, Ă¡gil e silencioso, faz manobras com facilidade, responde rĂ¡pido quando se acelera, mas acusa o maior peso da carroceria em alguns momentos e isso impacta no consumo. Segundo dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 9,3 km/l, foi um pouco baixa mesmo estando apenas 2 pessoas a bordo e ar condicionado ligado o tempo todo, mas Ă© uma caracterĂ­stica desse modelo que tem um motor de menor cilindrada.


O Yaris Hatch 1.3 XL Plus traz nessa versĂ£o entre outros itens farĂ³is com acendimento automĂ¡tico, espelhos externos elĂ©tricos com pisca integrado, roda de liga leve, luzes de conduĂ§Ă£o diurna de LED, ar condicionado automĂ¡tico, computador de bordo com 12 funções, direĂ§Ă£o eletroassistida progressiva, controle de velocidade de cruzeiro, Smart Entry, Start Button/Push Start, controle eletrĂ´nico de estabilidade, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o, alarme perimĂ©trico e volumĂ©trico, sistema de assistĂªncia ao arranque em subida, sistema multimĂ­dia Toyota Play+ com tecnologia Harman®, tela sensĂ­vel ao toque de 7′′, conexĂ£o para smartphones e tablets por meio do espelhamento SDL9.


Andar na estrada Ă© bem legal, mas hĂ¡ que se ter paciĂªncia dependendo do trajeto escolhido. Eu fui almoçar em uma churrascaria raiz, a Caminho do Sul que Ă© onde o melhor matambre fora do Rio Grande do Sul Ă© feito. A rodovia Ă© a Regis Bittencourt, tem trechos de 60, 70, 80 e 110 km/h onde o Yaris Hatch 1.3 XL Plus se comporta muito bem, em velocidades mais baixas ele nĂ£o fica trocando de marcha sem parar.


Acima dos 100 km/h a coisa muda, para manter a velocidade as reduções sĂ£o quase constantes mesmo em subidas suaves e sem usar o Cruise Control, claro que isso se deve ao peso e tamanho do carro e isso impacta no consumo, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia foi de 12,7 km/l que pode atĂ© ser considerado um nĂºmero bom, mesmo estando apenas duas pessoas no carro e com o ar condicionado ligado.


O Yaris Hatch 1.3 XL Plus tem preço inicial sugerido de R$ 72.990,00 com frete incluso, 8 cores para escolher, 3 anos de garantia, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem manutenĂ§Ă£o com Preço Fechado, AssistĂªncia 24 Horas e veĂ­culo para Test Drive nas concessionĂ¡rias Toyota no Brasil, onde o menino jĂ¡ começa a incomodar a concorrĂªncia com um bom aumento nas vendas.