O novo carro da montadora
japonesa tem cara e conceito completamente novos no mercado, vai dar trabalho
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
O que todos os concorrentes
temiam, aconteceu. Era uma questão de tempo os samurais de Aichi mostrarem sua força e colocar no mercado de automóveis do
Brasil uma das suas mais belas criações, um carro que ganhou nome pelo que realmente
transmite quando se trocam os primeiros olhares. Yaris é uma mistura da deusa grega “Charis” (símbolo de beleza e elegância) com o “ya” do alemão e que significa “sim”,
chegar e surpreender era obrigação, não se trata de mais um daqueles
lançamentos que muitas montadoras tratam como “vamos ver o que acontece”, ele veio para brigar muito por
essa fatia do mercado.
Eu fui gentilmente convidado para
participar da chegada deste que é um automóvel realmente novo em questão de design,
não é aquele tipo de carro que você olha no espelho e não consegue identificar
qual é o modelo, leva o DNA da marca, mas tem identidade de frente e verso
próprias. O Yaris é um carro global
da Toyota, o desenho elegante e
moderno é criado pela forma como os faróis se conectam diretamente a partir da
grade dianteira, tem linha de cintura elevada na lateral e a traseira,
principalmente do hatch, não tem nada semelhante no mercado nacional.
As generosas dimensões (4.145 mm de comprimento
(4.425 na versão sedã), 1.730
mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância
entreeixos) estão de tal maneira harmoniosamente distribuídas que parece
tratar-se de um carro com carroceria menor, isso inclusive fica claro no
tamanho do porta-malas, na versão hatch ele é de 310 litros e no sedã, 473 litros . A
preocupação com o conforto e a durabilidade podem ser resumidos no novo sistema
de suspensão, frontal e traseiro, que tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o
projeto global do Yaris e ainda tem eixo de torção com barra estabilizadora.
A parte mecânica já é uma velha
conhecida, os motores são os famosos 1.3L
Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 101 cv, torque de 12,9 kgfm com
etanol e 94 cv e 12,5 kgfm com gasolina e o 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 110 cv, torque de 14,9
kgfm com etanol e 105 cv e 14,9 kgfm com etanol, ambos são encontrados no Etios e que tiveram um pequeno upgrade para
equipar o Yaris, eles ainda contam com
sistema ETCSi de abertura da borboleta do acelerador para corrigir acelerações
desnecessárias. O que esses japoneses espertinhos fizeram também foi utilizar duas
transmissões já consagradas: a manual de 6 marchas que é a mesma do Etios e a automática Multidrive CVT utilizada no Corolla.
O conceito do Yaris tem cinco pontos importantes:
- Design avançado e emocional – tanto a versão hatch como a sedã indica a próxima geração no segmento B Premium;
- Conforto expansivo – interior espaçoso com ausência do túnel traseiro e assoalho completamente plano;
- Dirigibilidade e silêncio a bordo – Rodar silencioso e macio;
- Eficiência dinâmica – foi ainda mais aprimorada no Yaris;
- Tecnologia e Segurança – Controle de estabilidade e tração para todas as versões e sete airbags na versão topo de linha.
Então, já que apresentaram e
colocaram os devidos pingos nos “is”,
vamos testar o novo modelo? O Test Drive consistia em rodar em trecho urbano, rodovia
e uma aventura um pouco mais radical no Kartódromo
Internacional Granja Viana, que fica próximo de São Paulo. A opção foi por
um modelo disponível e que a Toyota acredita será um dos mais vendidos: o hatch
XL 1.3L 16V CVT, é o quase de
entrada.
Logo de cara já dá para notar que
os bancos mesmo de tecido oferecem conforto e “abraçam” o motorista, eles contam ainda com apoio de braço central e
tem uma boa graduação na regulagem do encosto. O painel de instrumentos é
lindo, têm display LCD de 2.7” ,
três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado
direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da
esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o
velocímetro e o computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B,
consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade
de brilho do painel.
A partida do Yaris é feita com chave presencial e botão Start / Stop, mas nesta versão
não existem os Paddle Shift para trocas manuais, elas são feitas mesmo na
alavanca do câmbio. Dirigir na cidade no trânsito pesado é muito confortável, a
direção eletroassistida progressiva (EPS) faz o carro ficar sempre na mão e os
recursos eletrônicos (controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente
de partida em rampa (HAC)) garantem que não vão existir sobressaltos mesmo em situações
de emergência.
O silencio e conforto interno
permitem desfrutar de acessórios que são colocados desde a versão de entrada:
ar-condicionado digital, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um
toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina,
retrovisor interno eletrocrômico e freios com sistema ABS de última geração com
distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O Cruise Control também é item de série
e junto com a função Eco Driving permite que se dirija de forma econômica e
eficiente.
Depois de alguns minutos de ruas
e avenidas, chegou a hora de pegar a rodovia, a escolhida é a Raposo Tavares em
um curto trecho urbano com velocidade máxima de 90 km/h . O modelo 1.3 na
cidade é muito eficiente, não faz muitas trocas de marchas e mantêm sempre os
giros baixos, isso impacta muito na economia de combustível e no conforto e silêncio
que são as características mais fortes do Yaris,
já na estrada a conversa é outra.
Com o aumento da velocidade, as
trocas se tornam mais constantes, ele quer logo engatar a 7ª e proporcionar uma
viagem de cruzeiro mais suave, mas nas retomadas ele volta mais de uma marcha
na procura para manter a velocidade, programada ou não, que lhe é imposta
naquele momento. Não que isso impacte fortemente na economia e autonomia, a lâmpada
ECO sempre esteve acesa na maior parte do percurso, mas acredito que a versão do
motor 1.5 essa “reação” seja menor e
talvez o consumo total apresente números mais baixos.
Navegar com o Yaris dá ao motorista e passageiros uma
sensação única de prazer e conforto, o acabamento sofisticado e funcional
facilita muito a vida de quem dirige ou apenas pega carona. A central
multimídia tem comandos no volante e tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM,
MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+, sistema que
permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia
Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para
sistema IOS.
Na pista do Kartódromo foi possível
avaliar o nível de ajuda eletrônica que ele coloca à disposição, a sopa de
letras garante, mesmo em um traçado que é voltado a carros menores, uma
perfeita condução mesmo em situações extremas. Tudo funciona perfeita e
harmoniosamente e as retomadas que são feitas com o câmbio na função mais
esportiva deixam a impressão de se tratar de um carro com motorização maior. Fiz
um teste de freada para confirmar a informação da fábrica, a melhor calibração
dos freios proporciona uma curva de frenagem mais suave e melhor controle. Em testes
de laboratório, aos 100
km/h , para atingir a completa imobilidade, o Yaris percorre 50,5 metros , a melhor
marca de sua categoria.
O Yaris é apresentado nas seguintes versões
Modelo
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Versão
|
Preço público sugerido
|
Toyota Yaris
hatchback 2019
|
XL 1.3L 16V manual
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R$ 59.590,00
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XL 1.3L 16V CVT
|
R$ 65.590,00
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XL Plus Tech 1.5L
16V CVT
|
R$ 69.590,00
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|
XS 1.5L 16V CVT
|
R$ 74.590,00
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XLS 1.5L 16V CVT
|
R$ 77.590,00
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Toyota Yaris
sedã 2019
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XL 1.5L 16V manual
|
R$ 63.990,00
|
XL 1.5L 16V CVT
|
R$ 68.690,00
|
|
XL Plus Tech 1.5L
16V CVT
|
R$ 73.990,00
|
|
XS 1.5L 16V CVT
|
R$ 76.990,00
|
|
XLS 1.5L 16V CVT
|
R$ 79.990,00
|
Têm as cores Branco Polar
(sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium,
Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã, linha
de acessórios genuínos por mais de 40 itens e garantia de três anos quando
vendidos e instalados em uma concessionária Toyota, está no Ciclo Toyota,
tem financiamento e 3 anos de garantia.
A versão hatch já vai estar disponível nas concessionárias a partir do dia 28/06 e a sedã depois da Copa do Mundo, mas já dá pra conhecer e reservar no site da Toyota esse que sim, vai desfilar alegremente pelas
ruas do Brasil, sim, vai dar trabalho para a concorrência, sim, vai colocar os automóveis
fabricados por aqui em um patamar muito mais alto, sim, o Yaris chegou para ser sucesso e por isso a campanha: Yes, Yaris.
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