Lewis Hamilton larga na pole com composto Médio

Texto e fotos: Pirelli

Lewis Hamilton usou o pneu Soft Red Pirelli P Zero para marcar a pole position no Grande Prêmio da Alemanha, depois de uma classificação muito disputada.


O inglês marcou o melhor tempo no Q2 com o composto Médio, o mesmo pneu que ele começará a corrida, mas existe a previsão de chuva para amanhã, é possível que o Cinturato Intermediário ou o Full Wet sejam vistos durante a corrida. Hamilton, cravou sua quarta pole da temporada, ele recebeu o prêmio Pirelli Pole Position do CEO da Pirelli Alemanha, Michael Wendt.

Possíveis estratégias de corrida
A estratégia de corrida ideal para o GP da Alemanha com 67 voltas dependerá do clima, que está bastante imprevisível neste fim de semana. Se chover, como parece possível, os Top 10 do grid não terão a obrigação de começar nos pneus com os quais fizeram os melhores tempos no Q2 e nenhum piloto terá que usar mais de um composto durante a corrida. Mas se ficar seco, com condições muito quentes como no FP2, uma parada deve ser a melhor tática, começa no Médio por 24 a 29 voltas e troca para o Hard até o final. Um tática um pouco mais lenta que essa será também de uma parada, começando com o Soft por 18 a 22 voltas antes de trocar para o Hard.


A opção de duas paradas é definitivamente mais lenta, isso porque a degradação do Soft é maior do que a esperada, no caso do clima mais quente que o previsto, por exemplo, se optar por fazer duas trocas as opções mais rápidas são a de usar o Soft por dois stints de 15 a 18 voltas e terminar com o Médio, ou usar o soft de 15 a 18 voltas e trocar para o Médio duas vezes, 22 a 26 voltas em cada stint.


Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “É provável que a estratégia do GP da Alemanha, especialmente se chover, será a de reagir às mudanças em relação as circunstâncias, não havia previsão de chuva até o fim de semana e ninguém usou os pneus para pista molhada adequadamente até agora na temporada. Já tivemos muitas variáveis, problemas para alguns pilotos e diferentes estratégias usadas na classificação, isso significa que será difícil antecipar exatamente como a corrida vai se desenvolver. Os dois Mercedes começam no que é teoricamente a tática ideal, com a Red Bull de Max Verstappen usando o pneu Soft entre eles, mas no ano passado Hockenheim mostrou o quanto imprevisível esta corrida pode ser”.

Jogos de pneus disponíveis para a corrida