Max Verstappen vence uma corrida caótica com cinco paradas
Texto e fotos: Pirelli
Depois de dois dias de muito calor, o GP da Alemanha foi realizado em condições de pista molhada quase até o final, o que ocasionou uma corrida caótica com múltiplas paradas e quatro entradas do Safety Car. Max Verstappen venceu a corrida parando cinco vezes, em segundo ficou Sebastian Vettel e em terceiro Daniil Kvyat.
Pontos chave
- Uma ampla mistura de estratégias (de 3 a 6 paradas) foi usada em toda a corrida de 64 voltas devido a condições climáticas variáveis. quase todos os pneus da gama foram usados em algum momento, a exceção foi o Hard.
- Foram feitas um total de 78 paradas com os pilotos usando 97 conjuntos de pneus durante a corrida.
- Todos os pilotos largaram com pneus Full Wet, foram três voltas de formação do grid atrás do safety car. As equipes então reagiram à mudança de aderência e às circunstâncias, a última parada de todos foi para colocar os pneus slicks, que se mostraram cruciais para o resultado da corrida.
- O piloto da Ferrari Sebastian Vettel, largou do final do grid após um problema técnico na classificação. Ele fez cinco paradas e terminou em segundo lugar, a estratégia foi quase idêntica a de Verstappen.
- O piloto da Mercedes Lewis Hamilton, que sofreu uma punição de tempo, parou seis vezes (como Kevin Magnussen da Haas) e chegou em 11º.
- Os pilotos tiveram que tomar cuidado para não superaquecer os pneus intermediários, a pista secava muito rápido na parada da chuva.
- A temperatura ambiente no início da corrida era de 22 graus e da pista 28 graus, no final do grande prêmio, a superfície estava praticamente seca.
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Para os estrategistas, essa foi uma das corridas mais difíceis do ano, pois precisavam constantemente antecipar e reagir às circunstâncias que mudavam rapidamente, tanto para julgar a aderência quanto para maximizar as oportunidades apresentadas por todos os Safety Car, além disso, as condições mudavam muito de setor para setor. Como resultado, entretanto, a estratégia fez uma diferença real neste fim de semana, especialmente quando se tratou de fazer a troca final para os pneus slick, os três pilotos no pódio, em particular, aproveitaram ao máximo as capacidades do pneu Soft na pista quase seca no final de uma corrida emocionante e imprevisível. Quando estava molhado, os pneus intermediários provaram sua versatilidade em uma ampla gama de condições, o que era crucial, já que nenhum dos pilotos havia experimentado qualquer corrida com pneus de chuva pesada e não havia base real para saber o que fazer. Parabéns a todos os finalistas do pódio e também para a Racing Point e ao piloto Lance Stroll, que lideraram algumas voltas da corrida perto do final graças a sua estratégia”.
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