Amortecedores garantem a estabilidade e a dirigibilidade do veículo nas mais diversas condições de terreno

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

Componentes essenciais para a segurança veicular, os amortecedores tĂªm a funĂ§Ă£o de controlar a aĂ§Ă£o das molas na suspensĂ£o, evitando a oscilaĂ§Ă£o excessiva do veĂ­culo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo, garantindo assim a estabilidade e a dirigibilidade do veĂ­culo nas mais diversas condições de terreno.


Os amortecedores Cofap sĂ£o desenvolvidos e produzidos hĂ¡ mais de 50 anos para a indĂºstria automobilĂ­stica brasileira, sendo lĂ­deres no segmento e fornecidos para a maioria das montadoras instaladas no Brasil, para veĂ­culos leves e comerciais leves e pesados. LĂ­der isolada do mercado de reposiĂ§Ă£o e referĂªncia de qualidade no mercado reparador, a marca desvenda os principais mitos e verdades sobre essa autopeça. Confira:

Amortecedores aceitam recondicionamento
MITO. Amortecedores nĂ£o devem ser recondicionados. A grande maioria das peças vendidas como recondicionadas na verdade sĂ£o amortecedores usados e jĂ¡ descartados que receberam apenas uma pintura nova ou que tiveram apenas o Ă³leo substituĂ­do por um fluido fora dos parĂ¢metros exigidos para o seu correto funcionamento. AlĂ©m do Ă³leo original, cuja composiĂ§Ă£o Ă© desenvolvida pelos fabricantes de fluidos em parceria com as montadoras especificamente para essa finalidade, um amortecedor Ă© composto por diversos componentes internos, sujeitos a desgastes por atrito. Ou seja, como os componentes internos e o Ă³leo nĂ£o sĂ£o encontrados livremente no mercado, os amortecedores ditos recondicionados continuam com os componentes internos originais, mas comprometidos devido ao desgaste, colocando em risco a segurança de motorista e passageiros.

Amortecedores recondicionadas tĂªm a mesma eficiĂªncia que os novos
MITO. Como os componentes internos estĂ£o desgastados, os amortecedores recondicionados estĂ£o sujeitos a apresentar grande perda de eficiĂªncia e, consequentemente, causar sĂ©rios problemas como perda de dirigibilidade e de estabilidade (principalmente nas curvas), aumento na distĂ¢ncia da frenagem, desgaste prematuro dos pneus e desgaste dos demais componentes do sistema de suspensĂ£o, como coxins e buchas. HĂ¡, ainda, o risco de travamento dos amortecedores, afetando perigosamente o controle do veĂ­culo.

Amortecedor precisa ter selo do INMETRO
VERDADE. Todos os amortecedores comercializados no Brasil devem possuir o certificado do INMETRO, que garante a qualidade da peça para o mercado reparador. Isso acontece justamente pelo fato de o amortecedor ser um dos itens de segurança mais importantes do veĂ­culo. Por isso, na hora de substituir o componente Ă© essencial procurar por uma marca que seja referĂªncia pela qualidade, confiabilidade e garantia. A certificaĂ§Ă£o Inmetro tambĂ©m Ă© obrigatĂ³ria para amortecedores importados. O processo de certificaĂ§Ă£o do Inmetro exige auditoria nas fĂ¡bricas e que os amortecedores sejam testados em laboratĂ³rios credenciados segundo uma sĂ©rie de parĂ¢metros tĂ©cnicos determinados pelo prĂ³prio Inmetro. Se atendidos esses parĂ¢metros, o certificado Ă© concedido exclusivamente para cada fĂ¡brica e para os amortecedores ali produzidos. A certificaĂ§Ă£o estĂ¡ sujeita, ainda, a um processo de manutenĂ§Ă£o anual, ou seja, lotes aleatĂ³rios de amortecedores devem ser submetidos a novos testes, anualmente, em laboratĂ³rio credenciado, para garantir a manutenĂ§Ă£o do certificado. Caso haja nĂ£o-conformidades, o Certificado Ă© suspenso. Os amortecedores que conquistam o certificado devem apresentar, obrigatoriamente, o selo Inmetro gravado no tubo externo e tambĂ©m na embalagem, de maneira que o consumidor esteja certo de estar adquirindo um produto qualificado. Os amortecedores Cofap sĂ£o certificados desde 2012. Mas, falando dos amortecedores recondicionados, jĂ¡ que se tratam de peças usadas e descartadas, elas podem apresentar o selo do Inmetro do fabricante original, levando o consumidor a crer que aquela peça recondicionada Ă© certificada, o que nĂ£o Ă© verdade.

Amortecedor em mau estado pode provocar aquaplanagem
VERDADE. O desgaste dos componentes internos dos amortecedores leva Ă  perda de eficiĂªncia e pode causar a reduĂ§Ă£o do contato entre os pneus e o solo. Nos dias chuvosos, isso pode agravar a ocorrĂªncia de aquaplanagem, que ocorre quando os pneus perdem o contato com o solo devido Ă  lĂ¢mina de Ă¡gua sobre o asfalto. Sem o contato dos pneus com a pista, o motorista perde totalmente o controle sobre o veĂ­culo, o que pode gerar acidentes. O fenĂ´meno de aquaplanagem pode ocorrer atĂ© mesmo com um veĂ­culo novo, dependendo de sua velocidade, porĂ©m, amortecedores em mau estado agravam severamente a situaĂ§Ă£o na medida em que a aquaplanagem poderĂ¡ ocorrer em velocidades bem mais baixas.

A substituiĂ§Ă£o deve ser feita sempre em pares
VERDADE. A recomendaĂ§Ă£o Ă© que a substituiĂ§Ă£o de amortecedores seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Isso porque, se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso) num mesmo eixo, poderĂ¡ haver um desequilĂ­brio, prejudicando a dirigibilidade. A manutenĂ§Ă£o veicular e a substituiĂ§Ă£o de qualquer componente devem ser realizadas em decorrĂªncia de quebra ou preventivamente, conforme a percepĂ§Ă£o do motorista ou o diagnĂ³stico efetuado por profissional treinado. A garantia Cofap cobre peças defeituosas, conforme os procedimentos informados no Certificado de Garantia que acompanha os amortecedores.