A maioria dos pilotos da ponta partem com o composto Médio
Texto e fotos: Pirelli
O piloto da Mercedes Lewis Hamilton garantiu a Pole Position no circuito de Paul Ricard em condições muito quentes, estabelecendo um novo recorde da pista 1,7 segundos mais rápido que no ano passado. Junto com outros sete pilotos do top 10, Hamilton marcou seu melhor tempo no Q2 com o composto Médio, são esses pneus que os oito primeiros vão começar a corrida amanhã.
Hamilton recebeu seu terceiro Pirelli Pole Position Award do ano das mãos de Jean Alesi, um dos pilotos mais populares que já competiu na Fórmula 1 e que fez sua estréia na categoria aqui em Paul Ricard há 30 anos. Ele se tornou uma figura icônica na história da Pirelli na Fórmula 1.
Possíveis estratégias de corrida
A estratégia mais rápida para o GP da França que tem 53 voltas é a de uma parada. A melhor opção é começar com o pneu Médio por 22 a 27 voltas e trocar para o Hard até o final. Se for começar no Soft, uma parada é mais arriscada, mas pode fazer assim: Soft por 14 a 16 voltas e troca para o Hard até o fim. Se a opção for de duas paradas ela será muito mais lenta, é melhor evitar a menos que seja necessária, o novo desenho do pit lane é diferente este ano.
Para duas paradas a melhor opção é começar no Soft por 5 a 8 voltas, trocar para o Médio por 22 a 27 voltas e médio novamente até o final. A chave para a estratégia será gerenciar a degradação no pneu Soft e do Médio (em menor medida) nas condições quentes, por isso que a primeira estratégia é a preferida, vários pilotos fizeram seus melhores tempos de Médio no Q2.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Esta foi uma das sessões de classificação mais significativas do ano em termos de ritmo, com a pole position 1,7 segundos mais rápida do que no ano passado com composto equivalente, a temperatura da pista ultrapassou os 50 graus centígrados. Vimos a pista continuar a evoluir muito rapidamente e, como resultado disso, houve menos derrapagem em comparação com os dias anteriores. Com a previsão da estratégia claramente favorecendo um começo com o pneu Médio, a maioria dos 10 primeiros optou usar essa estratégia no Q2. Isso pode levar a uma situação interessante no início da prova amanhã, com alguns carros com pneus Soft mais rápidos largando atrás dos oito primeiros com composto Médio”.
Jogos de pneus disponíveis para a corrida
0 Comentários