Hamilton vence com uma parada, mas a corrida foi muito chata

Texto e fotos: Pirelli

O GP da França, que é patrocinado pela Pirelli, foi realizado com temperaturas de pista que atingiram 54 graus centígrados, algumas das mais quentes registradas no ano. Nessas condições extremas, a maioria dos pilotos adotou a mesma estratégia de uma parada para trocar o Médio pelo Hard, ela foi utilizada por seis dos sete primeiros. Sebastian Vettel, quinto na corrida, fez a já manjada estratégia de duas paradas para levar o ponto extra pela volta mais rápida, na penúltima volta ele trocou o Hard pelo Soft.


Pontos chave
  • Com as taxas de desgaste e degradação esperadas nas condições de calor no sul da França, somente sete pilotos iniciaram a corrida com pneus Soft, o resto optou pelo Médio. No entanto, uma única parada foi possível mesmo com o pneu Soft, Pierre Gasly foi o autor da proeza.
  • Os carros estão mais rápidos, na metade da corrida Valtteri Bottas já tinha feito um tempo equivalente a volta mais rápida do ano passado, mesmo com mais combustível e pneus mais duros, o C2 de 2019 é equivalente ao Médio do ano passado.
  • Alguns pilotos tentaram uma estratégia alternativa, fazendo um longo trecho desde a largada com o pneu Hard, especialmente Lance Stroll, que andou 39 voltas antes de mudar para o Médio.
  • O ponto extra para a volta mais rápida foi para Sebastian Vettel, ele fez uma parada extra duas voltas antes do final para colocar o Soft novo, mas sua melhor volta foi só um pouco mais rápida que a do vencedor da corrida, Lewis Hamilton, com pneus Hard usados.
Como cada composto se comportou

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “O GP da França foi uma demonstração da maneira impressionante como todos os carros ganharam velocidade em comparação ao ano passado mesmo com temperaturas de pista que estavam entre as mais quentes que corremos. A maioria dos pilotos parou apenas uma vez com a estratégia de Médio - Hard, conforme previmos como sendo a mais rápida. Os pneus resistiram bem às condições extremamente desafiadoras, não apenas por causa das altas temperaturas, mas também por causa da extensa evolução da pista ao longo do fim de semana. Agora vamos direto para Spielberg, na Áustria, será a primeira corrida consecutiva da temporada”.

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