O Grande Prêmio do Bahrein começa no final da tarde, às 18h (horário local) e termina à noite, sob os holofotes: uma das três únicas corridas que dependem da luz artificial
Texto e fotos: Pirelli
É uma pista que produziu algumas tensas batalhas estratégicas no passado neste circuito desafiador.
Os três compostos mais duros da gama da Pirelli (C1, C2 e C3) terão as nomeações Hard, Médio e Soft, respectivamente - com as cores branco, amarelo e vermelho, como de costume este ano.
Características da pista
- A superfície da pista no Bahrein é muito abrasiva, tendo sido originalmente construída com granito da Inglaterra: uma das razões pelas quais os compostos mais duros são selecionados.
- As temperaturas da pista podem cair drasticamente à medida que a corrida adentra pela noite. Isso também pode ter um efeito sobre a estratégia, alongando os trechos entre paradas.
- A estratégia vencedora do ano passado no Bahrein foi de uma parada, embora a maioria dos pilotos tenham parado duas vezes. A corrida teve uma batalha altamente tática, com muitos pilotos fazendo longos trechos antes de parar para a troca de pneus.
- O Bahrain se define em aceleração, frenagem e tração em vez de curvas rápidas. Ela é uma pista sensível para a parte a traseira - sendo importante cuidar dos pneus traseiros.
- A corrida e a classificação no começo da noite significam que o treino livre 2 é a única sessão de treinos diretamente relevante. Com isso, a maioria do trabalho de simulação será condensada nesses 90 minutos.
Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Já vimos algumas batalhas táticas emocionantes no Bahrein, principalmente no ano passado, e esperamos que haja ainda mais potencial para isso neste ano. Os compostos C1 e C2, que são os compostos duros e médios neste fim de semana são, na verdade, um pouco mais macios do que os pneus duros e médios do ano passado, o que deve torná-los ainda mais adequados para a pista. Embora a chave para o Bahrein seja no gerenciamento dos pneus traseiros, muitas equipes não escolheram um conjunto extra de compostos duros. Como sempre, o desafio consiste em lidar com as demandas de tração em uma pista cheia de variáveis e que tem uma queda de temperatura durante a corrida, bem como o asfalto mais áspero do ano”.
Pneus selecionados até o momento
0 Comentários